
Maior terremoto sem solo turco desde 1939 provocou a queda de mais de 2,8 mil edifícios| Foto: EFE/EPA/REFIK TEKIN
Porto Velho, RO - Um terremoto de 7,8 graus de magnitude provocou mais de 1,7 mil mortes e mais de 6 mil feridos na Turquia e na Síria na madrugada desta segunda-feira (6). O tremor foi o maior registrado no país europeu neste século e pode ser sentido em outras nações como Chipre, Iraque e Líbano.
O fenômeno foi registrado na região central da Turquia, principalmente no município de Diyarbakir, e segundo pronunciamento do presidente Tayyip Erdogan provocou 1.014 mortes, 5.385 feridos e 2.818 edifícios tombados. Já o tremor na região noroeste da Síria, em cidades como Alepo, causou 785 óbitos e 1.508 feridos.
Mais de 2,4 mil pessoas foram resgatadas dos escombros na Turquia até o momento. As forças de segurança seguem trabalhando no resgate de pessoas soterradas e há relatos de pedidos de socorro por baixo dos entulhos. Mas as baixas temperaturas e nevascas, bem como o terreno montanhoso da região atrapalham esse trabalho.
Entre os edifícios derrubados está o Castelo de Gaziantep. Construído pelo Império Romano há 1,7 mil anos, a edificação não suportou o terremoto cujo epicentro foi a cidade de Sofalici, na mesma província da fortificação, segundo o observatório sísmico de Kandilli.

Castelo de Gaziantep é um patrimônio tombado da UNESCO na cidade de Gaziantep, na Turquia (Foto: Mehmet Akif Parlak/AA)
Mas o serviço turco de emergências Afad aponta que o epicentro foi na cidade de Pazarcik, na província de Kahramanmaras. O Afad ainda aponta que a magnitude do terremoto foi de 7,7 graus e não 7,8, como declarado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Segundo a EFE, um segundo terremoto foi registado na região sudeste da Turquia, tendo epicentro na cidade de Elbistan, na província turca de Kahramanmaras. O tremor teve magnitude de 7,6 graus.
Lira turca registra recorde negativo
Além das perdas civis, a economia da Turquia também já demonstra sinais de colapso. A moeda do país - lira turca, apresentou recorde negativo ao cair 18,85% na manhã desta segunda-feira
O principal indicador da Turquia apresentou queda de 4,6%, enquanto diversos bancos do país viram suas ações despencarem 5%.
Outro impacto do terremoto será na realização de eventos esportivos no país. O ministro dos Esportes, Mehmet Kasapoglu, declarou que todas as competições esportivas na Turquia estão paralisadas até segunda ordem. Dessa forma, eventos como a Superliga Turca de Futebol estão suspensos.
Fonte: Por Gazeta do Povo


0 Comentários