
Pescadores e banhistas também estão sendo constantemente alertados. Eles recebem orientações para não utilizarem o barranco, que pode desabar e causar acidentes graves
Porto Velho, RO - O nível do rio Madeira continua baixando. De acordo com a Defesa Civil Municipal de Porto Velho, nesta segunda-feira ele atingiu 1,77 metro, o que já é considerado uma pré-seca. Isso significa que o nível do rio está abaixo do normal para esta época do ano.
No ano passado, por exemplo, até o dia 29 de agosto, o nível das águas do Madeira era de 2,20 metros, conforme o coordenador da Defesa Civil Municipal, Elias Ribeiro Barros. “Nós ainda estamos em estado de alerta, porém, se baixar de 1,5 metro, entraremos em estado de calamidade pública”, completou.
A Defesa Civil segue realizando o monitoramento do rio, especialmente nos locais que oferecem maior risco para a navegação, como a região do Belmont, onde existem pedrais. Na última sexta-feira (1º), a Defesa Civil Municipal participou da reunião da Sala de Crise com a Defesa Civil Nacional, Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Sensipam), para acompanhamento e monitoramento da situação.
Por conta disso, a Marinha do Brasil, através da Delegacia Fluvial, proíbe a navegação noturna nesta época do ano, com a finalidade de evitar acidentes com as embarcações.
ORIENTAÇÕES
Pescadores e banhistas também estão sendo constantemente alertados. Eles recebem orientações para não utilizarem o barranco, que pode desabar e causar acidentes graves.
Já com relação aos que gostam de tomar banho no rio Madeira nesta época de estiagem, há o perigo de afogamento e ataques de animais. “As praias escondem poços muito profundos, onde as pessoas podem se afogar. Além disso, existem riscos de ataques de candirus, arraias, cobras e jacaré, entre outros”, enfatizou.
Fonte: Por Augusto Soares


0 Comentários