Demonstração de força da direita; STF sepulta carreira politica de Rafael; Os prefeitos afastados

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Demonstração de força da direita; STF sepulta carreira politica de Rafael; Os prefeitos afastados



COLUNA FALANDO SÉRIO – Como fica a Direita no Brasil?

Porto Velho, RO
- A Direita e a Esquerda sempre se enfrentaram no Brasil desde a Proclamação da República. Sem historicizar, faz necessário destacar que a Extrema-esquerda sempre veio a reboque da Esquerda e a Extrema-Direita da Direita. Nem mesmo Plinio Salgado da Ação Integralista conseguiu chegar tão longe com seus ideais fascistas como chegou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Como se sabe, Plinio foi sufocado politicamente pelo golpista e Ditador Getúlio Vargas. Depois do período da Ditadura Militar e com a redemocratização, não tivemos alterações das posições das forças políticas ideológicas no território político brasileiro. Contudo, a Extrema-direita no Brasil procurou assumir o seu protagonismo político com o médico Enéas Carneiro do PRONA na década de 1990, mas não conseguiu, o máximo que seus líderes chegaram no jogo do poder, foi ocupar cadeiras na Câmara de Deputados Federais. Com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a Extrema-direita assumiu o seu protagonismo político com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), daí o jogo inverteu para Direita, ou seja, passou a ficar a reboque da Extrema-Direita. Já a Esquerda continua sendo esquerda e a Extrema-esquerda segue a reboque da Esquerda. Conclusão, a Esquerda e a Extrema-Direita assumiram o protagonismo político no país, já os partidos e os líderes da Direita ficaram menor, ficaram a reboque.

Direita emparedada

O ato da Paulista (25) convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda repercute nas escalas do poder do país. A demonstração de força por meio da militância da Extrema-direita presente, líderes religiosos neopentecostais, políticos e até padre de festa junina, em especial, a presença dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema de Minas Gerais (Novo), Ronaldo Caiado do Goiás (União Brasil) e Jorginho Melo de Santa Catarina (PL), revelou uma Direita emparedada e a reboque da Extrema-Direita.

Desempenho pífio

Como comparação, o União Brasil - UB, resultado da fusão do DEM de ACM Neto e do PSL de Luciano Bivar, tornou-se o principal partido da Direita no Brasil, porém, teve dificuldades para dar impulso à candidatura da senadora Soraya Thronicke (UB) a presidência da República nas eleições de 2022, que de cara, apresentou um desempenho pífio nas urnas.

Direita a reboque

O Republicanos, Podemos e o PP, como partidos de Centro-direita, não lançaram candidatos à presidência da República no pleito eleitoral de 2022. Neste mesmo pleito e, para surpresa de todos, o PSDB que é um partido de Centro-esquerda, pela primeira vez na sua história, não disputou a presidência a presidência da República, todos foram a reboque da Extrema-direita que hoje se aninha no PL.

Recado

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) no ato pró-Bolsonaro na Paulista, lembrou das derrotas eleitorais sofrida por Lula e pediu persistência da Extrema-direita para voltar a ocupar o Palácio do Planalto. O recado de Nikolas serve de profunda reflexão para os líderes partidários que desejam manter vivo seus respectivos partidos com a nova legislação eleitoral, ou seja, a cláusula de barreira.

Derreteu

O MDB e o PDT no campo Centro-esquerda, não derreteram totalmente nas últimas eleições como derreteu o PSDB, por conta do lançamento de candidatos à presidência da República. Estratégia que dar visibilidade ao partido, renova as lideranças, mantém ou amplia o seu protagonismo nos espaços de poder e de tomada de decisões.

Sepultado

O STF na tarde de ontem (28), invalidou as regras sobre sobras eleitorais e manteve o mandato do deputado federal Eurípedes Lebrão (União Brasil). Uma decisão justa e merecida para Lebrão, que sai fortalecido do processo. Tal decisão enfraquece o Podemos em Rondônia e sepulta de vez a carreira politica do ativista extremista Rafael O Fera de Ariquemes.

Aniversário

Ontem (28), foi o aniversário do advogado Dr. Breno Mendes, militante da causa do Direito do Consumidor, esse reuniu familiares e amigos na sua residência. O evento serviu para lançar a sua pré-campanha a vereador pelo Avante, ou seja, será o puxador de votos que todo partido precisa. Quem se fez presente no aniversário foi o ex-deputado estadual Jair Montes (Avante) e a pré-candidata a prefeita Mariana Carvalho (Republicanos).

Agricultura Familiar

O secretário de estado da Agricultura Luiz Paulo (PP), informou que amanhã - 1º de março, acontecerá no espaço cedido pelo shopping de Porto Velho, das 16 às 22 horas, a Feira da Agricultura Familiar. Nesta primeira Feira, serão convidados 20 expositores, entre representantes da agroindústria familiar, produtores de hortifrúti e artesanatos.

Feira Familiar

Segundo o secretário Luiz Paulo da Agricultura, a ideia é tornar a Feira da Agricultura Familiar permanente no estacionamento do Porto Velho Shopping. Detalhou que serão 20 expositores dos segmentos de embutidos, defumados, mandioca processada, mel e derivados, derivados do leite, produtos desidratados, hortifrúti, panificação, café, doces e artesanato. Tal iniciativa é importante para consolidar a agricultura familiar no município de Porto Velho.

Afastamento de prefeitos I

Os municípios de Candeias do Jamari, Ji-Paraná e Guajará-Mirim, passam por instabilidades políticas, inclusive com o afastamento dos prefeitos dos cargos. No caso de Candeias, Valteir Queiroz foi afastado pela Justiça e pela Câmara de Vereadores, essa última afastou o vice-prefeito Toninho Cerejeiras (PSB) e empossou interinamente o presidente da Câmara de Vereadores, Aussemir Almeida, no cargo de prefeito do município, portanto, Candeias do Jamari não é para amadores. Em breve, terá eleições para escolher um novo prefeito para um mandato tampão.

Afastamento de prefeitos II

O prefeito Esaú Fonseca (MDB) de Ji-Paraná foi afastado, ficou um tempo fora da cadeira e voltou por decisão judicial. No caso de Guajará-Mirim, a prefeita Raissa Bento (MDB) foi afastada do cargo e aguarda a decisão da justiça para possivelmente voltar a ocupar a sua cadeira, enquanto isso, a vice-prefeita Mari Granemann (Avante) assumiu interinamente o cargo e passa por turbulências no convívio com a Câmara Municipal de Vereadores.

Fonte: Por Herbert Lins

Postar um comentário

0 Comentários