A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa
Porto Velho, RO - Prefeito – A informação é “quente” e foi repassada por fonte de enorme credibilidade. O presidente do diretório do MDB de Porto Velho, ex-deputado estadual e ex-secretário de Saúde (Estado e de Porto Velho), Williames Pimentel convidou o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) para disputar a Prefeitura de Porto Velho pelo partido. Alan é um dos políticos mais experientes de Rondônia e já foi vereador em Porto Velho e presidente da Câmara Municipal. Hoje o MDB não tem um pré-candidato a prefeito na capital com considerável respaldo eleitoral e o jovem deputado, que tem enorme trânsito político na capital, facilita uma composição robusta para disputar as eleições municipais deste ano, inclusive com uma nominata de candidatos a vereador com enormes chances de sucesso. Hoje o MDB tem somente um vereador, Márcio Oliveira. O irmão de Alan, Júnior Queiroz, hoje no Podemos também foi convidado para se filiar ao MDB..
Prefeito II – O ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, do PT, comandou a capital de Rondônia durante dois mandatos seguidos. No finalzinho do segundo foi afastado, após acusações de ilegalidades e há anos não participa direta ou indiretamente da política local. Petista autêntico, coerente, acabou deixando o partido em passado recente, porque não concordava com ações do partido e continua, até hoje, sem partido. Mas nos bastidores há comentários que deverá participar indiretamente das eleições de outubro próximo, quando serão eleitos (e reeleitos) prefeitos, vices e vereadores. É importante destacar, que o PT, hoje, não tem nenhum representante na câmara de vereadores da capital e, na Assembleia Legislativa (Ale), somente a deputada Cláudia de Jesus, de Ji-Paraná. No Congresso Nacional não tem senador e nem deputado.
Candeias – O Instituto Phoenix, especializado em pesquisas de opinião pública, inclusive eleitorais já está trabalhando em Candeias do Jamari, segundo o diretor da empresa, Juvenil Coelho. Vários políticos estão de olho na eleição suplementar, que deverá ocorrer em breve, para que seja eleito temporariamente um novo prefeito, pois hoje o município está sendo administrado pelo presidente-licenciado da câmara de vereadores, Aussemir Almeida (PSB). O prefeito eleito em 2020 Valteir Queiroz (Patriota) foi cassado, o seu vice, Toninho Cerejeiras (PSB) assumiu e também foi cassado. Espera-se uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sobre eleição suplementar no município, ou a permanência de Aussemir no mandato-tampão com direito à reeleição.
Trânsito – As escolas públicas foram reabertas. Após a passagem do Carnaval, os alunos professores e diretores retomaram o ano letivo, sendo que boa parte iniciando esta semana. Por isso o trânsito de Porto Velho, que já é dos mais complicados, porque é violento, confuso, mal fiscalizado e sinalizado estava um caos na manhã desta quinta-feira (15). O fechamento durante um período da manhã de parte da Avenida Calama, às imediações do Porto Velho Shopping deve ser revista. Resolveu o problema no local, que de fato era dos mais complicados, mas prejudicou, por exemplo, a travessia da Calama, após a Avenida Jorge Teixeira. No cruzamento com a Presidente Vargas.
Trânsito II – Outro problema que precisa ser revisto pelo titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), Anderson Pereira é da lombada eletrônica da Avenida Calama, antes do cruzamento com a Salgado Filho, onde há um semáforo com cerca de trinta metros de distância. A lombada, que é da maior importância e visa disciplinar a velocidade dos veículos, mas quando o semáforo fecha a fila se prolonga e prejudica a circulação de os veículos que estão nas ruas anteriores para cruzarem a Calama. A lombada colocada uma quadra antes, certamente amenizaria o engarrafamento que ocorre hoje. Muitos são contra as lombadas eletrônicas, que já foram utilizadas no trânsito da capital, mas se o objetivo é diminuir a velocidade dos veículos para se evitar acidentes elas funcionam muito bem, inclusive no faturamento, pois pune somente quem realmente quem comete inflação.
Respigo
O ano letivo estadual de Rondônia será aberto na sexta-feira (16), pelo governador Marcos Rocha (UB) e a secretária de Estado da Educação, Ana Picini. A solenidade será na Escola Coronel Aluízio Pinheiro Ferreira, em Rolim de Moura às 9h +++ Mais de 11 mil alunos foram matriculados, mas existem mais de 3 mil vagas a serem preenchidas. Várias escolas receberão os alunos na sexta-feira simbolizando a abertura do ano letivo no Estado +++ A maioria das escolas particulares de Porto Velho já teve as aulas reiniciadas. A partir de sexta-feira (16), quando será aberto o ano letivo estadual a previsão é de movimentação intensa nas ruas e avenidas da capital +++ Na maior parte das participações do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) nas festividades relacionadas ao Carnaval, ele estava acompanhado da primeira dama e deputada estadual, Yeda Chaves (UB), e da ex-deputada federal Mariana Carvalho, que preside os Republicanos em Rondônia. Inclusive participaram da Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), maior bloco carnavalesco do Norte do País, que desfilou no sábado (10) levando mais de 200 mil pessoas as ruas.
Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
0 Comentários