A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa
Porto Velho, RO - Cacoal – A aparente tranquilidade do prefeito de Cacoal, Adailton Fúria (PSD) na sua provável candidatura à reeleição em outubro próximo está ameaçada. Informações do experiente jornalista Antônio Perin, do site “Tribuna Popular” dão conta que o ex-deputado estadual Valdivino Tucura teria dito em programa de rádio local, que estaria disposto e enfrentar as urnas nas eleições deste ano como pré-candidato a prefeito. Tucura é uma pessoa bastante querida na cidade, foi deputado estadual por dois mandatos e deixou uma considerável folha de bons serviços Cacoal e região. Perin só não divulgou na sua coluna “Boca Maldita” qual seria o partido de Tucura.
Aviação – Os voos de Rondônia para Manaus e outras regiões do País continuam prejudicados. Desde julho de 2023 que inúmeros voos foram suspensos pela Azul, Gol e Latam com as companhias alegando “excesso de judicialização”, como se os passageiros, que foram à Justiça não tivessem esse direito. Devido a isso os voos que restaram têm custo exorbitante e estão sempre lotados. Sem opção o passageiro é obrigado a pagar R$ 4 mil, R$ 5 mil por uma passagem somente de ida e sujeito à quando tiver vaga. A Latam tinha retomado os voos a Manaus desde janeiro, mas já anunciou que a partir de 31 de março estão suspensos. Segundo a companhia, os passageiros terão a opção de conexão em Brasília para ir a Manaus.
Mobilização – Devido a suspensão dos voos de Porto Velho e de municípios do interior para outros centros as locomoções aéreas do Estado para a demais regiões ficaram prejudicadas. As viagens de férias tiveram que ser canceladas e muita gente não conseguiu passagens de avião o mesmo ocorrendo com quem precisava vir a Rondônia. A câmara de vereadores formou uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), ouviu representantes da Azul, nada resolveu e não apresentou o resultado do trabalho. A volta dos voos da Latam Manaus desde o início do ano amenizou a situação, pois as conexões para outros Estados são feitas na capital amazonense, que tem um dos aeroportos mais movimentados do País e facilita a viagem às outras regiões, mas os voos serão cancelados a partir de março. Onde estão nossos políticos da área federal?
Rolim de Moura – A máxima que os trabalhos no Brasil, inclusive políticos começam, de fato, após o Carnaval permanece. Já é possível notar mobilização de lideranças políticas em busca de nomes em condições de concorrer às eleições deste ano. Em outubro próximo teremos disputa eleitoral a prefeito, vice e vereador. O PDT, de Rolim de Moura adiantou que terá candidatura própria à prefeitura e já estaria compondo uma nominata para concorrer à câmara de vereadores. Há quase 30 anos, segundo o jornalista Fernando Garcia, do jornal e site “Folha da Mata”, Ivo Cassol se elegeu prefeito tendo como vice Josias Custódio, pelo PDT. O pré-candidato do partido para concorrer a prefeito este ano é o ex-vereador Edimar (da 76) de Oliveira, durante três mandatos, e ocupou a presidência do Parlamento Mirim.
PDT – O ex-senador Acir Gurgacz, que preside o PDT em Rondônia está trabalhando na reestruturação do partido no Estado. Nos primeiros meses do ano já esteve mantendo contatos com lideranças em vários municípios e recentemente esteve na região da Zona da Mata, polarizada por Rolim de Moura ajustando detalhes, promovendo reuniões com lideranças regionais visando o fortalecimento do partido às eleições deste ano. Hoje o PDT não tem nenhum representante na Assembleia Legislativa (Ale), nem no Congresso Nacional (Senado e Câmara). O PDT de Acir pretende concorrer este ano com candidatos na maioria dos municípios, firmar parcerias onde não tiver condições de disputar na cabeça e também eleger vereadores nos 52 municípios de Rondônia.
Respigo
Provavelmente na terça-feira (20) o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidirá sobre a realização de eleição suplementar para breve em Candeias do Jamari. O município está sendo administrado pelo presidente-licenciado da câmara de vereadores, Aussemir Almeida (PSB) +++ O prefeito eleito em 2020, Valteir Queiroz (Patriota) foi cassado. O vice, Toninho Cerejeiras (PSB) assumiu, mas também foi cassado levando o presidente e vereador Aussemir a assumir o cargo de forma temporária +++ O Brasil é mesmo o País da impunidade e da corrupção. A fuga de dois presos do presídio de segurança máxima, que ocorreu na última semana em Mossoró (RN)), que atravessaram pelo menos três portas – cela, corredor e pátio, burlaram o circuito fechado de câmeras de TV e cortaram a cerca elétrica é o cúmulo dos absurdos. É o fim da rosca... +++ E o que mais preocupa é a declaração do ministro da Justiça Ricardo Lewandowski. Foi “um problema localizado”.
Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
0 Comentários