Leilão de madeiras apreendidas por crimes ambientais, fim da reeleição e mandato de cinco anos, previsão é eleições em dois turnos em Porto Velho

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Leilão de madeiras apreendidas por crimes ambientais, fim da reeleição e mandato de cinco anos, previsão é eleições em dois turnos em Porto Velho


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Porto Velho, RO - Leilão – O Comando Regional de Policiamento III da Polícia Militar (PM) de Rondônia publicou edital leiloando madeiras apreendidas e doadas à corporação pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental-Sedam. O leilão será no dia 15 do próximo mês de março. A madeira a ser leiloada está à disposição no pátio da Polícia Ambiental na BR 174, saída para Juína (MT), em Vilhena. Os interessados devem preencher o Termo de Arrematação (pessoa física ou jurídica). As propostas devem ser enviadas ao email crp3@pm.ro.gov.br ou em envelopes lacrados ao Comando Regional de Policiamento III, na Avenida Luiz Maziero, 450 – Jardim América, prédio da Unisp em Vilhena. O leilão da madeira apreendida é correto e o procedimento deve ser sempre assim com apreensão de equipamentos, máquinas, veículos, motores, etc.

Doação – O assunto está sendo abordado com destaque na coluna, não somente pela importância de leiloar, como também poderia doar para entidades beneficentes, prefeituras e outros órgãos públicos e não queimar, botar fogo, como é feito constantemente com balsas, motores, veículos, máquinas (pás carregadeiras, tratores de esteiras), equipamentos apreendidos pela Polícia Federal de garimpeiros no Rio Madeira. Certamente o material apreendido no garimpo ilegal seria muito bem aproveitado pelos favorecidos. A estupidez em botar fogo em balsas aprendidas com todo o equipamento, polui os rios, a atmosfera. Caso o material apreendido fossem doados para órgãos públicos (prefeituras, DER) entidades beneficentes, seriam bem utilizados em benefício da população. A destruição do material não é o caminho correto.

Seleção – Como o noticiário político, ainda, não ganhou força neste início de ano, vamos dar uma de “técnico” de futebol, no caso, da Seleção Brasileira de futebol, agora com novo comandante, Dorival Júnior. Afinal de contas, todo brasileiro é um “técnico” de futebol. Apesar de ser um profissional bem preparado para a função, preocupa o que se tem noticiado, quando ele diz, que alguns jogadores, que deram vexames em vários jogos na fase classificatória para a Copa do Mundo de 2026 (Canadá, Estados Unidos e México), que provocou à demissão de Tite, depois uma rápida passagem de Fernando Diniz, muito ruim por sinal, que também foi descartado, agora passa por uma nova fase com Dorival. Caso Dorival faça como Diniz, que praticamente convocou os mesmos nomes da seleção de Tite, não conseguirá colocar a Seleção Brasileira no seu devido lugar em nível mundial. Ou Dorival convoca “a sua” seleção, ou ficará na mesmice de Tite e Diniz. Temos que valorizar mais os jogadores que estão no Brasil, pois a maioria dos que atuam no exterior são da “safra” Neymar, que joga mais deitado que em pé...

Reeleição – Ganha corpo a cada semana no Congresso Nacional a proposta de Emenda à Constituição nº 12/2022 do senador Jorge Cajuru (PSB-GO), que acaba com a reeleição a cargos executivos (presidente da República, governadores e prefeitos). A proposta de Cajuru, também amplia o mandato, que hoje é de 4 para 5 anos, tudo para entrar em vigor a partir das eleições gerais (presidente da República, governadores e respectivos vices; duas das três vagas de cada Estado e Distrito Federal ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas em 2026. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) já teria pautado a indicação de Cajuru para ser debatida este ano. A atual Constituição Brasileira, de 1988, a princípio fixava o mandato de cinco anos sem reeleição para cargos executivos, mas não teve solução de continuidade.

Eleição – Crescem os comentários nos bastidores da política em Porto Velho sobre a sucessão municipal de outubro próximo, quando serão eleitos prefeito, vice e vereadores. Um deles tem a unanimidade dos “especialistas” em política regional na capital: não há como não ter eleições em segundo turno. O grupo de pré-candidatos com chances de ocupar o cargo de prefeito, hoje de Hildon Chaves (PSDB), que foi reeleito em 2020, tem ciência disso e, uma das providências é não se desgastar muito no primeiro turno com críticas veemente aos adversários, pois eles poderão caminhar juntos no segundo turno. Portanto, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. Muito cuidado com as denúncias vazias no primeiro turno para não perder aliados no segundo.

Respigo
Depois de dois dias chuvosos e de temperatura oscilando entre 24 a 28 graus em Porto Velho, hoje o sol voltou a brilhar com a intensidade de sempre. Os termômetros, por volta das 12h marcavam 32 graus +++ Na próxima terça-feira (27) a Assembleia Legislativa (Ale) retoma as sessões plenárias ordinárias. Sessão solene deverá contar com a presença de autoridades, como o governador Marcos Rocha (UB) e terá início às 15h +++ Na quinta-feira (29) Rondônia, pela primeira vez, terá um deputado ocupando a presidência do Parlamento Amazônico. A solenidade será às 9h no auditório Amizael Gomes da Silva +++ O Parlamento Amazônico é composto de 270 deputados estaduais de nove Estados da Amazônia Legal. São eles Amapá, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Roraima, Tocantins e Rondônia. O objetivo da entidade é somar esforços com a finalidade de discutir as demandas, além de buscar soluções para os desafios regionais.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários