Presença de chumbo em copos Stanley rende processo para empresa

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Presença de chumbo em copos Stanley rende processo para empresa

Desde que a presença de chumbo foi revelada nos copos Stanley, a empresa está respondendo a, pelo menos, três processos

Porto Velho, RO
- Há algum tempo, os copos térmicos se tornaram um sucesso no mundo todo. E dentre todas as marcas desse produto, a Stanley com certeza é a mais conhecida. Seu copo promete manter a temperatura da bebida por muito tempo. Mas recentemente, o copo se tornou assunto por conta de um elemento em sua composição: o chumbo.

De acordo com a empresa, as chances de um usuário do copo ser exposto ao elemento é mínima. Contudo, isso não impediu que ela recebesse, pelo menos, três processos judiciais com o argumento de ter enganado os clientes a respeito da presença do material tóxico em seus produtos.

Quem está enfrentando esses processos é a Pacific Market International (PMI), que é a empresa-mãe da marca responsável pelo famoso copo Stanley. Tudo começou quando vídeos de clientes da Stanley fazendo testes caseiros de chumbo nos copos viralizaram.

Na época, os especialistas afirmaram que a confiabilidade desses testes era questionável e que as chances de exposição grave ao elemento eram bem insignificantes. De acordo com Jack Caravanos, da Universidade de Nova York, “o risco de você ingerir o chumbo contido neste copo é praticamente zero”.

Processos



Um dos processos enfrentados pela empresa teve origem na Califórnia, vindo de um grupo de mulheres. Ele diz: “o principal mercado-alvo da PMI são mulheres profissionais jovens em idade fértil, como as quatro demandantes nomeadas que apresentaram esta reclamação. A PMI gasta enormes somas para chegar a esse mercado, pagando influenciadores para anunciar copos Stanley como produtos seguros e duráveis”.

Outro processo contra a empresa vem do estado de Nevada, nos EUA. Nele, o argumentado é que com danos ou uso regular, o selo de vácuo do copo poderia se romper e colocar o chumbo em exposição. “A garantia da PMI engana os consumidores razoáveis, pois não avisa os consumidores sobre o potencial de danos ao selo a vácuo e não divulga quanto chumbo está presente em cada copo de tumbler”, consta na ação.

O terceiro processo também vem da Califórnia. Nele, uma cliente acusa a PMI de “anunciar e vender os copos Stanley aos consumidores com a garantia de que eles podem ser usados durante a atividade (ou seja, caminhadas e escaladas) onde um consumidor poderia cair e/ou danificar os copos Stanley”.

Copo Stanley tem chumbo?


De acordo com a declaração vista na página de suporte da própria empresa:

“Na Stanley, uma das principais características dos nossos produtos é a nossa tecnologia de isolamento a vácuo, que fornece aos consumidores copos que mantêm as bebidas na temperatura ideal. Nosso processo de fabricação atualmente utiliza um pellet padrão da indústria para selar o isolamento a vácuo na base de nossos produtos; o material de vedação inclui algum chumbo.

Uma vez selada, esta área é coberta por uma camada durável de aço inoxidável, tornando-a inacessível aos consumidores. Tenha certeza de que não há chumbo na superfície de nenhum produto Stanley que entre em contato com o consumidor nem no conteúdo do produto. Na rara ocorrência da tampa base de um produto se soltar devido ao uso normal e expor este selo, ele será elegível para nossa Garantia Vitalícia”.

Além disso, a empresa também garantiu que os produtos cumprem todos os requisitos regulatórios dos EUA.

“A Stanley testa e valida a conformidade de todos os produtos por meio de laboratórios terceirizados credenciados pela FDA [órgão de saúde dos EUA] que verificam se nossos produtos seguem diretrizes rígidas”.

Riscos

Por mais que seja improvável que o chumbo dos copos Stanley contamine as pessoas que os usam, isso não é algo impossível de acontecer. De acordo com Jane Houlihan, diretora de pesquisa da Healthy Babies, Bright Futures, uma aliança de ONGs e cientistas e doadores para reduzir a exposição de bebês a produtos químicos neurotóxicos, ainda é preciso ter um cuidado com os copos Stanley ou qualquer outro produto que tenha chumbo.

Até porque, mesmo que não haja risco de exposição se o copo continuar intacto, se o lugar onde o chumbo estiver sofrer algum dano, existe sim a possibilidade de uma contaminação.

Por isso que, na visão de Houlihan, se a Stanley tem que confirmar que seu produto irá permanecer intacto para que ele seja seguro, existe um problema de segurança no material e os clientes estão sendo colocados em risco.

Mesmo assim, a marca fez questão de reforçar que é raro que o chumbo fique exposto. Mas se isso acontecer, a pessoa pode trocar seu produto em uma garantia vitalícia.

Contaminação por chumbo


Como dito, o chumbo é um metal tóxico. Por isso que ele pode causar vários problemas, como renais, reprodutivos, de desenvolvimento e anemia. E não existem níveis seguros de exposição.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, esse elemento também afeta a capacidade de aprendizagem, de prestar atenção e o desempenho acadêmico. No caso de crianças expostas a ele, o sistema nervoso pode ser afetado e ter como consequência deficiência auditiva e a função das células sanguíneas comprometida.

Outro ponto é que o chumbo se bioacumula no corpo. Isso quer dizer que ele fica no organismo com o passar do tempo, e se existir uma exposição contínua, ele também se acumula.

De acordo com Olga Naidenko, vice-presidente de investigações científicas do Grupo de Trabalho Ambiental, uma ONG “dedicada à proteção da saúde humana e o meio ambiente”, por conta de tudo isso, empresas começaram a usar alternativas para o chumbo como uma maneira de vedar os copos térmicos como o copo Stanley.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Postar um comentário

0 Comentários