HEURO ESTÁ ANDANDO, DIZ CONSÓRCIO CONSTRUTOR, ANUNCIANDO ENTREGA DA OBRA PARA DEZEMBRO DE 2025
Porto Velho, RO - No final de 2025. Seis meses depois, ou seja, em meados de junho do ano seguinte, portas abertas e atendimento a pleno. A informação é oficial, vem da empresa Consórcio Vigor Turé, através do engenheiro Ildo Storer. Ele falou com exclusividade para a SICTV/Record, anunciando que as primeiras fases da construção do Hospital de Urgência Emergência de Porto Velho, o Heuro, estão andando dentro do previsto e mesmo nesta temporada de chuvas. A matéria jornalística mostrou uma realidade a que o público não tinha acesso.
Gente trabalhando, várias bases, com profundidade; áreas que abrigarão instalações elétricas e de ar condicionado estão andando, neste momento. A partir da conclusão dessa etapa, o trabalho será realizado com mais rapidez, porque os prédios serão construídos através de uma estrutura de módulos. A perspectiva, segundo o engenheiro, é de que, quando bater dezembro de 2025, conforme a previsão original, tudo esteja pronta para receber equipamentos e a estrutura interna, necessária para o funcionamento do Hospital.
Nos últimos meses, o que se leu aqui e ali e o que se assistiu nas redes sociais, foram várias informações que apontavam para uma paralisação das obras. A equipe de reportagem da SICTV, contudo, teve acesso ao canteiro de obras, ouviu o engenheiro e mostrou cenas em que, claramente, o trabalho está andando. É sempre bom se saber exatamente o que está acontecendo na realidade, para não se cair na tentação de aceitar informações que podem estar incompletas ou eventualmente, distorcidas.
Construído pelo sistema Built To Serve, ou seja, será erguido sem um só centavo de dinheiro público e depois será alugado ao Estado por 30 anos. Depois deste período, o Heuro, que terá um custo para o consórcio de cerca de 200 milhões de reais, o hospital será entregue definitivamente e sem qualquer outro custo.
Ele terá 399 leitos; dez UTIs e será equipado com o que houver de mais atualizado para atendimento dos pacientes. Ter um hospital dessa qualidade e dentro do tempo previsto, será de vital importância para o contexto da saúde pública rondoniense. A Capital poderá ganhar outro hpspital de Pronto Socorro, segundo anuncia a Prefeitura da Capital.
Com tudo isso, certamente a qualidade do atendimento hospital aos rondonienses e porto-velhenses dará um salto inimaginável hoje, com tantos problemas que temos no setor.
GOZANDO COM A NOSSA CARA: AZUL OFERECE 1 CENTAVO DE PAGAMENTO PARA ACORDO A PASSAGEIRO QUE TEVE GRAVES PREJUÍZOS
Agora já não são apenas interesses comerciais, custos, lamentos pelo exagero de ações judiciais. Agora, o rondoniense está sendo escrachado, gozado, tratado com menosprezo. Prova disso é o que está fazendo a companhia Azul, em ações em que tem que responder na Justiça pelos serviços ruins e pelo desrespeito com que trata os passageiros que daqui saem ou aqui chegam. Parecendo não haver qualquer temor de decisões judiciais desfavoráveis a ela (inclusive em casos de que voos foram cancelados sem qualquer explicação, com enormes prejuízos para os passageiros), a empresa oferece um acordo para quem vai à justiça: 1 centavo (isso mesmo, é sério, embora pareça só uma piada!) para quem se sentir prejudicado. O caso foi denunciado pelo advogado Gabriel Tomasete, numa ação de um cliente que amargou uma série de problemas, por ter um voo cancelado sem qualquer aviso. Obviamente depreende-se que a empresa está levando os casos de denúncias contra ela em Rondônia na gozação e, ainda, despreza o Judiciário, porque parece dizer que não há chance de perder a ação em julgamento. A verdade é que as empresas aéreas que atendem muito mal a Rondônia já estão há muito tempo se lixando para seus clientes daqui. Só daqui. Tomasete imagina que tais posicionamentos (como oferecer 1 centavo num acordo) não se repitam em outras regiões do país. O que se espera é que nossos magistrados, quando forem julgar casos de imensos prejuízos que o rondoniense tem tido, por uma série de erros absurdos das companhias aéreas, lembrem-se do 1 centavo oferecido e façam as empresas pagarem o que realmente deveriam pagar.
MULHERES COM MANDATO: AS RONDONIENSES SE DESTACAM TANTO NA BANCADA FEDERAL QUANTO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Embora ainda uma minoria acentuada, as mulheres na política abrem espaço, dão duro, criam projetos de peso e se destacam, num mundo que até há pouco era apenas masculino. Nas Câmeras de Vereadores, nas Prefeituras, nas Assembleias Legislativas, elas ainda são muito poucas, perto do número ideal que deveriam ser. Nos legislativos estaduais, por exemplo, a situação já melhorou, mas elas são apenas 18 por cento, em nível nacional. Na Câmara Federal, são 17 por cento. Apenas 16 por cento no Senado. Nesta semana da Mulher, que se encerra, vale lembrar as que estão se destacando na política rondoniense. As duas mulheres na Câmara (Cristiane Lopes e Sílvia Cristina), têm tido mandatos vencedores, com atuação importante em todas as áreas em que atuam. As duas representam 25 por cento do total da bancada. No Senado, infelizmente, as três vagas são ocupadas por homens. Já na Assembleia Legislativa, as cinco deputadas somam 20,8 por cento do total de 24 cadeira. Ieda Chaves (União Brasil), Cláudia de Jesus (PT), Dra. Taíssa (PSC), Gislaine Lebrinha (União Brasil), (União Brasil) e Rosângela Donadon (União Brasil), são personagens ativos no parlamento estadual, atuando com firmeza, com discursos vigorosos e bons projetos para a coletividade. A bancada feminina na ALE, aliás, têm merecido seguidos elogios. As mulheres na nossa política, por aqui, têm muito o que ensinar...
MARÍLIA PIMENTEL ASSUME COMO REITORA DA UNIR POR QUATRO ANOS. UMA DAS SUAS VICES É ACUSADA DE FALSIFICAR DIPLOMA
Nomeada pelo presidente Lula no final de fevereiro, após ser vitoriosa na eleição direta que a escolheu para suceder a professora Marcele Pereira que renunciou e também o vice-reitor Juliano Cedaro, que respondia interinamente pelo cargo, Marilia Pimentel assumiu na sexta-feira o cargo de reitora da Universidade Federal de Rondônia, para um mandato de quatro anos. A esperança é que a chegada de Marilia ao cargo, consiga amenizar os confrontos ideológicos na Unir, que acabaram com a renúncia da última reitora eleita, perseguida duramente por uma oposição radical, desde que assumiu o posto. A solenidade de posse ocorreu no auditório Amizael Silva, da Assembleia Legislativa e foi bastante prestigiado pelo mundo acadêmico, mas também pela presença de várias autoridades e convidados. A eleição na Unir teve um problema recente, que constrangeu a todos. Uma das vice-reitoras eleitas, Viviane Riciotti, teve que renunciar ao cargo antes de assumir, porque foi descoberto que ela apresentara um diploma falso de doutorado à Universidade. O curdo teria sido feito no Rio Grande do Sul, gaúcha onde ela dizia ter estudado, negou que Viviane tivesse feito Doutorado. As assinaturas do diploma seriam falsificadas. O assunto está também sob investigação policial.
SUBESTIMAR AS CHANCES DE VINICIU MIGUEL À PREFEITURA É NÃO COMPREENDER AS COISAS DA NOSSA POLÍTICA
Tem algumas lições da política que não se pode esquecer jamais. Uma delas é nunca subestimar a força de um nome que já é conhecido da população e que tem todos os predicados para se destacar na vida pública. Em Rondônia, há vários desses personagens, alguns com carreira política consolidada, outros em busca do reconhecimento nas urnas. O caso do advogado e professor Vinicius Miguel está neste pacote. Ele começou disputando o Governo do Estado, se destacando nos debates e fazendo uma votação bastante positiva, na ocasião. Disputou também a Prefeitura de Porto Velho e uma vaga na Câmara de Vereadores, sempre com um número bastante razoável de votos, embora não tenha sido eleito. Agora, Vinicius surge novamente como um candidato com perspectivas bastante razoáveis, numa eventual corrida pela Prefeitura de Porto Velho. Ele está tentando unir no entorno da sua meta política várias lideranças, tanto de partidos do centro como os mais à esquerda. Dias atrás, numa reunião na sede do PSB, partido que ele preside em nível estadual, um encontro informal reuniu algumas dezenas de lideranças, incluindo gente que jpa teve mandato e representantes de distritos da Capital. Claro que ainda há uma longa caminhada a ser trilhada para que Vinicius consiga consolidar seu nome entre os preferidos para a sucessão de Hildon Chaves. Mas, como diz o ditado chinês, uma longa caminhada começa pelos primeiros passos. E esses, ele está dando.
ENCONTRO COM PREFEITOS QUE LIBEROU 1 BILHÃO DE REAIS PARA OS MUNICÍPIOS EM 2023, VOLTA EM SUA QUARTA EDIÇÃO
Acontece nesta próxima quinta-feira, dia 14, um daqueles eventos mais esperados por Prefeitos de Rondônia, onde os vereadores também têm vez e voz. Trata-se da quarta edição do Fórum de Prefeitos e Vereadores, uma iniciativa do Governo que tem dado muito certo, na aproximação entre o comando do Executivo estadual e os municípios. “É um evento essencialmente municipalista”, resume o chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves. O governador Marcos Rocha lembra que o encontro com representantes dos 52 municípios, na Capital, já teve resultados excelentes. Um deles, destaca, foi comprovado na edição passada, quando as alianças entre governo e administrações municipais representou investimentos na ordem de 1 bilhão de reais nas cidades rondonienses. No ano passado, também houve um pacto para o Projeto Compartilhando Saúde, que promoveu cirurgias eletivas em várias regiões, com quase 5.500 mil procedimentos cirúrgicos realizados. No programa, o Estado investiu mais de 20 milhões de reais. O encontro deste ano, na casa de Shows Talismã, na zona leste de Porto Velho, terá outra inovação. Todos os secretários de Estado estarão presentes, para conversarem diretamente com os prefeitos e ouvirem suas reivindicações e necessidades. Todo o evento é organizado pela Casa Civil do governo, que tem à frente o competente Júnior Gonçalves.
“É UM ESTADO QUE CATIVA A GENTE!”, DIZ BOLSONARO SOBRE RONDÔNIA, AO ANUNCIAR VISITA “PARA BREVE”
A agenda está sendo montada. A data ainda não foi definida. Nesta semana, num vídeo gravado ao lado do senador Jaime Bagattoli, hoje um dos rondonienses mais próximos a ele, o ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou a primeira visita a Rondônia, desde que deixou a Presidência da República. Do alto dos cerca de 70 por cento dos votos que conquistou no Estado (foi o segundo do país, com maior percentual de apoiadores na última eleição) Bolsonaro tem pelo Estado um carinho especial e tem repetido isso em todas as oportunidades em que fala sobre isso. “É um Estado que cativa a gente, pela qualidade do seu povo e dos seus políticos também” disse o ex-Presidente no vídeo que já está bombando nas redes sociais. Bastante sorridente e abraçando seu parceiro político e amigo pessoal, Bolsonaro disse que Bagattoli está organizando sua agenda para uma visita ao Estado “para breve” , embora não tenha confirmado data. O ex-Presidente te percorrido o país, levando sempre milhares de pessoas atrás dele, para ouvi-lo e demonstrar apoio. No último dia 25 de fevereiro, ele conseguiu reunir cerca de 750 mil pessoas na Avenida Paulista. Nos próximos dias, será confirmado se Bolsonaro virá somente a Porto Velho ou também fará visitas ao interior do Estado.
COM SUAS MOTOS, ENTREGADORES FAZEM PROTESTO CONTRA NOVA LEI DA CARTEIRA ASSINADA
Eles não querem saber da lei. Querem continuar exatamente como está. Contra a nova legislação que obriga as empresas de delivery e de carros por aplicativo a assinarem a carteira dos que lhes prestam serviço, um grupo de cerca de 50 motociclistas que atuam na área fizeram um protesto na última sexta-feira. Percorrem vários locais da cidade com um buzinaço e também estiveram na SICTV Rondônia, onde gravaram uma matéria registrando sua inconformidade com a decisão do governo federal. Uns acham que vão ganhar menos e pagar mais impostos. Outros, que já têm emprego formal com carteira assinada, como farão tendo um segundo emprego? E ainda há os que acham que as empresas poderão deixar o país, obrigadas a cumprir uma legislação trabalhista que é complexa e só existe no Brasil, um risco que poderia deixar milhares e milhares de pessoas sem renda ou renda extra, dependendo do caso. Para os entregadores, o tiro saiu pela culatra. Já no meio dos motoristas de aplicativos, não há unanimidade. Há os que concordam com a inovação e outros que não querem nem ouvir falar nela. Caso seja aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente Lula, a nova lei entrará em vigor em 90 dias, mesmo com os protestos que está ocorrendo em várias regiões brasileiras.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL QUE DOMINARÁ O MUNDO: MOSQUINI QUER ENSINO PROFISSIONALIZANTE NAS ESCOLAS
A Inteligência Artificial vai dominar o mundo. Já está dominando. Por isso, é preciso se preparar e preparar os jovens para que aprendam a usar corretamente essa vital ferramenta da modernidade e não permitir que ela seja usada de forma incorreta e para o mal. É neste contexto de pensamento que o deputado rondoniense Lúcio Mosquini, apresentou projeto na Câmara Federal para a obrigatoriedade do aprendizado profissionalizante da Inteligência Artificial nas escolas públicas e privadas. Este novo campo da Ciência da Computação, estuda e desenvolve máquinas e programas capazes de reproduzir o comportamento humano, na tomada de decisões e na realização de tarefas, desde algumas bem simples até as mais complexas. Existem três principais tipos de inteligência artificial: a Inteligência Artificial Limita (ANI); Inteligência Artificial Geral (AGI) e a Superinteligência (ASI). São elas que começam a invadir o Planeta. Com a rapidez com que esse novo rumo que a Humanidade toma, será de vital importância o domínio dela, principalmente pelos jovens, para utilizá-la a serviço de todos e para o bem. Mosquini foi o primeiro parlamentar brasileiro a levar este complexo tema para os debates na Câmara Federal. O projeto de autoria dele já está andando nas comissões e poderá ir ao plenário dentro de algumas semanas.
PERGUNTINHA
Alguém aí está surpreso com a notícia de que a Petrobras tinha perdido mais de 53 bilhões de reais em valor de mercado, depois da volta do domínio político sobre ela e os maus resultados no ano passado?
Fonte: Por Sérgio Pires
0 Comentários