Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Porto Velho, RO - Eleições – A semana que estamos iniciando é da maior importância com relação as eleições municipais, (prefeito, vice, vereador) de outubro próximo. É que na quinta-feira (7) terá início a janela eleitoral, que proporciona aos vereadores com intenção de mudar de partido, condições para que possa se movimentar sem a preocupação com a perca do mandato, em razão da fidelidade partidária. Em Cacoal, por exemplo, a expectativa é de várias mudanças, pois a movimentação já era intensa nas últimas semanas em razão da chegada do prazo, que terminará no dia 5 de abril. Nas eleições de 2020 vários vereadores tiveram dificuldades com a mudança de partido e, alguns, considerados favoritos para a reeleição acabaram ficando pelo meio do caminho.
Leite – O leite é produzido em larga escala na maioria dos 52 municípios de Rondônia, com 25,9 mil propriedades rurais produzindo colocando o Estado como o décimo maior do Brasil fomentando e fortalecendo o emprego no campo. O município de Machadinho do Oeste tem o maior número de propriedades rurais (1,6 mil) produzindo leite e Porto Velho em segundo, com 1,3 mil e logo em seguida Jaru, 1,1 mil. Em 2022 era em torno de 25 mil produtores, número que teve um pequeno aumento em 2023 e com perspectivas de crescer mais este ano. Para o governador Marcos Rocha (UB), "nos últimos anos, muitas mudanças ocorreram na estrutura de produção, entre elas; destaque para a intensificação dos sistemas produtivos, em decorrência da adoção de novas tecnologias". O setor leiteiro responde por parte significativa da economia estadual.
RRSi – A maior e mais importante feira-exposição do Norte do País, a 11ª Rondônia Rural Show (RRS), internacional, que será realizada no Centro Tecnológico Vandeci Rach, Ji-Paraná, no período de 20 a 25 de maio com o tema “Agricultura da Amazônia”, já movimenta o segmento com o comando da Secretaria de Estado da Agricultura-Seagri, promotora do evento. O coordenador da RRS, Janderson Dalazen está otimista. “A cada ano, vamos superando desafios, garantindo recordes graças ao envolvimento dos produtores rurais, empresários, e aos investimentos”, disse. Em recente reunião apresentou aos expositores o sistema de movimentação financeira criado pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). Hoje a rede hoteleira de Ji-Paraná e região está com lotação esgotada e uma das opções é alugar imóveis para o período.
RRSi II – Em anos anteriores ocorreram problemas devido à falta de vagas na rede hoteleira local e regional, por isso, Janderson manteve contato com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ji-Paraná para a realização de cadastro de imobiliárias interessadas em alugar imóveis para o período da RRSi, para poder atender a demanda de público de outros municípios, Estados e do exterior, que estará marcando presença na exposição. Alugar quartos em residências, casas e apartamentos para que seja possível abrigar a todos é uma opção. Também está disponível o Manual do Expositor (www.rondoniaruralshow.ro.gov.br) orientando sobre regras de os lotes cedidos, a exemplo do gramado, que é de responsabilidade do expositor; montagem e zelo dos estandes; trânsito de veículos; alimentação, entre outras orientações.
Vereador – O ex-deputado estadual Cleiton Roque, chefe de Gabinete do deputado Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), Líder do Governo na Assembleia Legislativa (Ale), presidente do Parlamento Amazônico, que reúne nove Estados da Região Norte, desde a última semana, quando foi empossado em solenidade realizada em Porto Velho, disse que este ano, não pretende concorrer a nenhum cargo eletivo. Mas adiantou que o filho, Cleiton Roque Júnior é pré-candidato a vereador em Porto Velho. O Cleiton Júnior está filiado ao PSB, mas não decidiu se concorrerá pelo partido pelo qual o pai já foi deputado e a mãe Juliana Roque, prefeita de Pimenta Bueno, município onde eles residiam antes de fixar residência em Porto Velho. O jovem Cleiton Júnior é presidente da União Estadual dos Estudantes-UEE de Rondônia.
Respigo
O prefeito Hildon Chave (PSDB), de Porto Velho, reuniu no sábado (1º) convidados da imprensa em sua residência para uma conversa de “pé de orelha”. O responsável pela área de Comunicação da prefeitura, Alessandro Lubiana, com a competência de sempre coordenou a confraternização com os profissionais da Imprensa, e as eleições municipais (prefeito, vice e vereador), de outubro próximo esteve na pauta +++ Aguardada com expectativa a sessão ordinária da Ale-RO, que será realizada terça-feira (5), a partir das 15h. Na sessão de abertura dos trabalhos legislativos do ano, na terça-feira (27), foram lidos todos os projetos de lei, indicações proposições, que serão analisados nas Comissões Permanentes, pela manhã, para discussão e aprovação, ou não, antes da sessão ordinária da tarde de amanhã (5) +++ De 20 de julho a 5 de agosto serão realizadas as convenções para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores em todo o Brasil. Os dirigentes partidários estão percorrendo o Estado em busca de nomes em condições de concorrer e com chances de sucesso +++ Seguramente a disputa ao cargo de vereador é a mais difícil, pois divide muito o eleitorado. Quem consegue se eleger vereador geralmente tem mais chances de conseguir outros cargos em eleições posteriores, pois ser vencedor na base é a certeza de sucesso em futuras eleições.
Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
0 Comentários