Ex-presidente dos EUA, Donald Trump. (Foto: Divulgação The White House).
Porto Velho, RO - A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu, nesta segunda-feira (4), atestar que o ex-presidente Donald Trump está elegível e poderá disputar as eleições presidenciais, caso seja confirmado como favorito à indicação do Partido Republicano para a sucessão do presidente democrata Joe Biden.
A vitória jurídica de Trump ocorre no âmbito do debate que levou a Justiça do Colorado a torná-lo inelegível, porque teria violado a “cláusula insurrecional” tratada a 14ª Emenda, ao incitar seus apoiadores a atacar o Capitólio dos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021.
A derrubada da decisão da Corte do Colorado valerá para todos os demais estados, e impulsiona a candidatura de Trump, um dia antes da chamada “Superterça”, em que 16 estados e territórios, inclusive o Colorado, realizarão votações da disputa pela pré-candidatura presidencial.
Tal fator jurídico mina as pequenas chances de a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, substituir Trump como nome dos republicanos no embate contra Biden. Mas ainda não livra o ex-presidente republicano de outros quatro processos criminais. Ainda assim, não haveria mais chance de Trump ficar de fora da disputa presidencial, se for indicado pelo seu partido, amanhã.
Fonte: Por Davi Soares
0 Comentários