Hildon Chaves, o ser político que possui habilidade política
Porto Velho, RO - O ser humano que possui habilidade política ou soft skills, consegue maior êxito profissional nas organizações ou nos espaços de poder e de tomada de decisões. Quem detém essa característica possui a capacidade de lidar com situações de conflitos e administrar egos; maior poder de negociação e conquistar mais espaços políticos; entre outras coisas. Como nem todas as pessoas nascem com a habilidade política, é possível trabalhar para desenvolver essa importante competência comportamental. Como estudo de caso, observo de longe a habilidade política do prefeito Hildon Chaves (PSDB), mesmo sem a oportunidade de entrevistá-lo para identificar se ele nasceu com essa competência ou desenvolveu ao longo da sua vida profissional. O prefeito Hildon demonstra possuir inteligência emocional para saber lidar com diferentes tipos de pessoas e diferentes situações, principais características de quem possui grande habilidade política, aptidão que pode torná-lo govenador ou senador nas próximas eleições gerais de 2026.
Habilidade
A habilidade política do prefeito Hildon Chaves (PSDB) se revela na diferença gritante entre a Porto Velho que ele recebeu e como vai entregar para o seu sucessor.
Sobrevive
Observo que assessores com o perfil de puxa-saquismo, falsidade, interesseiros e/ou desonestos, não sobrevive por muito tempo no grupo político do prefeito Hildon e da deputada Ieda Chaves.
Prazer
Já os grupos políticos que o líder sente prazer em botar o circo para pegar fogo, fomenta o puxa-saquismo e a politicagem, gerando desagregação entre pessoas do mesmo grupo, se revela como um líder que não possui habilidade política para saber lidar com pessoas e conduzir relações de poder para ascender a voos mais altos.
Favoritismo I
Os resultados eleitorais das eleições municipais de 2008 e 2012 para vereador em Porto Velho, quando analisados, revela o favoritismo do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT), mesmo sendo um fiasco o final do seu segundo mandato. Ele, quando prefeito, conseguiu eleger 04 vereadores do PT na capital nos pleitos em voga.
Favoritismo II
Quem pode quebrar de vez o favoritismo do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) é o atual prefeito Hildon Chaves (PSDB) ao deixar a prefeitura da capital, com uma gestão bem avaliada, fazendo o sucessor e elegendo 04 vereadores pelo PSDB na capital. Caso consiga essa proeza, poderá ser considerado um político possuidor de grande habilidade política e favorito na preferência dos porto-velhenses para voos mais altos.
Chances
Ontem (01), almocei com caciques do PP da capital, caso os nomes da lista dos pré-candidatos a vereadores permaneçam até o prazo final de filiação (06), tem grandes chances da legenda cassolista eleger um vereador pelo quociente eleitoral e outro pela média na capital.
Viável
Segundo o cacique do PP da capital, realmente, a orientação do presidente nacional da legenda, Senador Ciro Nogueira, é do partido caminhar com a pré-candidata a prefeita Mariana Carvalho (Republicanos). Mas caso o partido apresente um nome viável a sucessão do prefeito Hildon Chaves (PSDB), os progressistas podem lançar candidatura própria ao Prédio do Relógio.
Deixar
Um cacique do Podemos e bastante ligado ao Diretor Geral do Detran, Léo Moares, disse que não está refutada a hipótese de Léo entrar na disputa pelo Prédio do Relógio. Pela legislação eleitoral, ele tem até junho para deixar a autarquia e ser candidato a prefeito.
Disputar
A pré-candidata Mariana Carvalho vai disputar a prefeitura da capital pelo Republicanos devido à instabilidade instalada na presidência do Diretório Nacional do União Brasil. Como está judicializado o comando da Executiva Nacional do partido, hoje o presidente é Antônio Rueda, amanhã pode voltar a ser o deputado Luciano Bivar.
Afinidade
O PL da capital fechou questão em torno do apoio a pré-candidata a prefeita Mariana Carvalho, portanto, a sigla bolsonarista não lança candidato a prefeito na capital. Neste caso, a afinidade de Mariana com o Clã Bolsonaro prevaleceu na costura da aliança.
Palanque
O apoio do PL a pré-candidata Mariana Carvalho (Republicanos), vai colocar no mesmo palanque o senador Marcos Rogério e o governador Coronel Marcos Rocha. Considerando o feito do Conde Maurício de Nassau: na política, até boi pode voar.
Casos
A expressão “na política até boi pode voar” que surgiu com Nassau, ilustra bem os casos absurdos de união dos contrários na disputa pelo poder. São casos tão absurdos e inimagináveis de união de adversários políticos no mesmo palanque (para a ocasião) quanto um boi voador.
Voos
Falando no governador Coronel Marcos Rocha (união Brasil), esse assinou o Decreto 28.989, de 21 de março de 2024, que contempla as companhias aéreas com descontos substanciais na compra de combustível de aviação. O Governo de Rondônia espera das companhias aéreas, a partir do segundo semestre deste ano, o aumento da oferta de voos diretos e regulares para Porto Velho.
Camargo I
O deputado estadual, delegado Rodrigo Camargo (Republicanos), gravou vídeo que viralizou nas redes sociais sobre o risco de desbarrancamento das cabeceiras da ponte sobre o rio Jamari que liga o município de Alto Paraíso a BR. 364.
Camargo II
No vídeo sobre o risco do desbarrancamento das cabeceiras da ponte sobre o rio Jamari, o deputado Camargo apresenta propositura legislativa datada de 05 de março do ano em curso, alertando a Casa Civil e ao DER dos problemas técnicos visíveis no asfalto que cobre as cabeceiras da referida ponte.
Camargo III
O deputado Camargo é o único parlamentar de oposição ao governador Marcos Rocha na ALERO, no vídeo ele provoca o Governo afirmando que a obra da ponte sobre o rio Jamari é mais uma obra com problemas técnicos e mal executada, inclusive, pergunta se a balsa voltará e quanto cobrará da população pela passagem sobre o rio.
Fábrica
A pedido dos vereadores Ernesto Stragevitch e Paulinho Eletricista, o deputado Laerte Gomes (PSD), esteve no Distrito de Jardinópolis do município de Castanheiras, para entregar uma fábrica de ração aos associados da Coaprujar presidida pelo senhor Sidnei Ermakowich. A fábrica é fruto de uma emenda parlamentar do deputado Laerte e quando pronta, produzirá duas toneladas de ração por hora, baixando os custos dos produtores rurais da região na aquisição de ração para o gado, peixes e aves.
Fonte: Por Herbert Lins
0 Comentários