Congresso votará 32 vetos de Lula, e governo tenta evitar derrota

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Congresso votará 32 vetos de Lula, e governo tenta evitar derrota


Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Porto Velho, RO - Sob o temor do governo petista de sofrer uma derrota no parlamento, o Congresso Nacional votará, às 19h desta quarta-feira (24), 32 vetos do presidente Lula (PT) em leis aprovadas por deputados e senadores.

Na pauta, estão vetos parciais à lei que impõe restrições à saída temporária de presos, a “saidinha”, já tratado como derrota certa por Lula e integrantes do Palácio do Planalto. O trecho vetado por Lula na Lei 14.843/24 impedia a saída de presos do semiaberto para visitar familiares. E o petista justifica que não beneficia bandidos que cometeram crimes hediondos e violentos, com seu veto.

Mesmo dando de ombros, afirmando que a derrubada de seu veto “é problema do Congresso”, a derrota tem impacto na disputa ideológica travada sobre o tema, que contrapõe o discurso de rigor da oposição contra criminosos e a defesa de Direitos Humanos feita pelo governo de esquerda.

A baixa avaliação do governo em pesquisas de opinião reforça a disposição da oposição em derrubar a maioria dos vetos de Lula, que tenta contornar a recente crise do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), contra a articulação política do petista. Lira intensificou seu embate com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confrontando publicamente o auxiliar de Lula no início deste mês de abril, tratado como “desafeto” e “incompetente”.

Sobrou para o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), que já negocia a rejeição de alguns vetos com representantes do próprio governo e lideranças do Congresso. E Randolfe tenta priorizar a manutenção de vetos de Lula na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Fonte: Por Davi Soares

Postar um comentário

0 Comentários