Termina hoje prazo para vereadores mudarem de partido, filiações para disputar eleições de outubro no sábado, doze meses do Hospital de Reabilitação-Drean

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Termina hoje prazo para vereadores mudarem de partido, filiações para disputar eleições de outubro no sábado, doze meses do Hospital de Reabilitação-Drean


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Porto Velho, RO - Vereador – Quem está em busca de um mandato de vereador em Porto Velho é o ex-deputado estadual, Cláudio Carvalho, pelo PT. Ele é pré-candidato pela Federação Esperança formada pelo PT, PCBdoB e PV e a meta é eleger no mínimo dois vereadores nas eleições de outubro próximo. Jovem, mas político experiente, é atualmente assessor da deputada estadual Cláudia de Jesus, única representante petista na Assembleia Legislativa (Ale). A federação seja formatada até hoje (5), quando expira o prazo para que os pretendentes a disputar cargos eletivo nas eleições municipais deste ano se filiem aos partidos políticos.

Vereador II – Esta semana os dirigentes partidários aceleraram as incursões em busca de nomes para comporem chapas (prefeito, vice e vereador) e no sábado (6) é a data limite para filiações partidárias para assegurar condições legais, para disputar as eleições municipais de outubro próximo. Hoje é a data limite para que vereadores possam trocar de partido sem perder o mandato, é a chamada “Janela Partidária”, que foi aberta em março (7) deste ano. O mandato pertence ao partido e, caso o vereador seja expulso, deixe a sigla sem embasamento legal, perde o mandato. A correria até à meia noite de hoje promete ser grande e o pessoal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deverá ter muito trabalho.

Eleições – Muita gente não entende o motivo de o governador Marcos Rocha (UB) não anunciar publicamente o apoio para a pré-candidatura da ex-deputada federal Mariana Carvalho, presidente regional do Republicanos à Prefeitura de Porto Velho, nas eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo. Mariana tem como “padrinho” na sua caminhada rumo a pré-candidatura na capital, o prefeito Hildon Chaves (PSDB), que foi da maior importância na reeleição de Marcos Rocha em 2022 e tem pretensões futuras, de uma candidatura a governador. Já Rocha tem como meta disputar uma das duas vagas ao Senado, hoje ocupadas por Confúcio Moura (MDB) e Marcos Rogério (PL).

Eleições II – Não é segredo que o vice-governador Sérgio Gonçalves, que deverá assumir o cargo maior quando Rocha renunciar (é pré-candidato ao Senado em 2026), certamente, não abrirá mão de disputar a reeleição e pretende contar com apoio de Rocha. Ocorre, que Rocha tem compromisso com Hildon, por isso a recente declaração do chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, irmão de Sérgio, que comanda a parte política do governo com muita habilidade, que União o Brasil, “não irá apoiar Mariana Carvalho como pré-candidata a prefeita de Porto Velho”. A capital tem o maior colégio eleitoral do Estado (cerca de 350 mil eleitores), fundamental para quem pretende disputar uma eleição a governador. Com a bagagem política que tem, Júnior não levará seu União Brasil a apoiar Mariana, de outro partido, e sim o seu irmão.

Drean – O Hospital de Reabilitação, o Drean da Amazônia estará completando, na próxima segunda-feira (8), um ano de atividade. A unidade de saúde foi construída graças a ações da deputada federal Sílvia Cristina PL-RO), parlamentar identificada com a saúde púbica da população, e atende toda a região polarizada por Porto Velho, além de pacientes do Acre, Amazonas e da Bolívia. Os 12 meses de atividades do Drean da Amazônia serão comemorados em solenidade com participações da deputada Sílvia Cristina e convidados, a partir das 9h da segunda-feira. Somente que precisa, ou precisou do Hospital de Reabilitação sabe da sua importância social, por isso os 12 meses de atividades devem ser comemorados efusivamente.

Respigo
Benedito Alves, ex-conselheiro do Tribunal de Contas (TC) Rondônia, que estava no PSD, teria assumido hoje (5) a presidência do Solidariedade, até então com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz. Já Marcelo estará como novo presidente do PRTB, que tinha na presidência, o seu pai, Ivanildo Ferreira, mas até às 24h de amanhã, ainda, teremos muitas novidades +++ Após alguns anos a BR 364, principal rodovia federal em Rondônia chega ao final do Inverno Amazônico (chuvas diárias durante seis meses) relativamente trafegável. O trabalho de tapa-buracos efetuado no verão (seca durante meses) de 2023 foi melhor que em anos anteriores, quando a rodovia ficava toda esburacada, no trecho entre Porto Velho a Vilhena (cerca de 700 km) favorecendo a acidentes, a maioria deles com vítimas fatais +++ O Governo Lula da Silva (PT) garante que, parte do trecho, será duplicado e em determinados locais acrescida a terceira pista. O ideal seria duplicação em todo o trecho, que durante os períodos de safras de grãos (soja, milho, café) tem trânsito superior a 2,5 mil carretas, bitrens e treminhões/dia, sem contar os veículos de passeio +++ Hoje (5) estão sendo encerrados mais dois cursos na Escola do Legislativo (EL), da Assembleia Legislativa (Ale), após 20 horas/aula os alunos dos cursos de Oratória, pela manhã, e de Comunicação Assertiva para Lideranças, à tarde receberam certificados de conclusão em solenidade-festiva com a presença do diretor-geral da escola, Alexandre Silva +++ A escola dos deputados, segundo Alexandre, “é mantida pela Ale, presidente pelo deputado Marcelo Cruz (SD) e visa capacitar servidores públicos. As vagas excedentes também são disponibilizadas ao público em geral.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários