Sílvia Cristina, Rocha e Marcos Rogério nas eleições ao Senado-2026, Fátima Cleide pré-candidata do PT em Porto Velho, deputado questiona cortes de voos no PA

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Sílvia Cristina, Rocha e Marcos Rogério nas eleições ao Senado-2026, Fátima Cleide pré-candidata do PT em Porto Velho, deputado questiona cortes de voos no PA


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Porto Velho, RO - Senado – O assunto, ainda, não é dos mais comentados, mas aos poucos vem ganhando corpo nos bastidores da política de Rondônia´. A deputada federal Sílvia Cristina, no PL, mas com um pé no PP, do ex-governador Ivo Cassol, está sendo bastante assediada por lideranças regionais para disputar uma das duas vagas ao Senado em 2026. Política atuante, de elogiável trabalho social e penetração segura e crescente entre os mais diversos segmentos da sociedade, inclusive em Porto Velho (seu domicílio eleitoral é Ji-Paraná), e no interior, Sílvia Cristina é um nome que poderá colocar em xeque o aparente favoritismo do governador Marcos Rocha a uma das duas vagas ao Senado. Sílvia e Rocha são de centro-direita e, dificilmente teremos eleitos dois nomes ao Senado do mesmo segmento. O assunto, ainda, dará muito “pano pra manga”...

Senado II – No mesmo segmento temos o senador Marcos Rogério, que preside o PL em Rondônia. Como as eleições gerais (presidente da República, governadores e seus vices; três vagas de cada Estado e do Distrito Federal ao Senado, além da Câmara Federal e Assembleias Legislativas), de 2026, ainda, não tem motivado manifestações de Rogério sobre a intenção de buscar mais um mandato no Senado ou concorrer a governador, como em 2022, quando foi derrotado no segundo turno por Marcos Rocha (UB), que está no segundo mandato consecutivo, o clima é de expectativa sobre seu futuro político. Entrar na disputa, certamente ele vai, resta saber a qual cargo. Se optar pela busca da reeleição, provavelmente teremos três nomes com poderio de voto expressivo para duas vagas: Sílvia Cristina, Marcos Rocha e Rogério.

Senado III – Ocorre que é praticamente impossível um mesmo segmento político eleger dois dos três senadores, na disputa de duas vagas. Nas eleições de 2018, se elegeram Confúcio Moura (MDB) e Marcos Rogério, na época no DEM, hoje extinto. Em 2022, se elegeu Jaime Bagattoli, (PL). As eleições são de 4 em quatro anos, mas o mandato é de oito anos. Em uma das eleições, são eleitos dois senadores e, quatro anos depois, um, como ocorrerá em 2026. Caso nas eleições daqui a dois anos estejam na disputa, Rogério, Rocha e Sílvia Cristina, para duas vagas, certamente um deles será eleito, mas a outra vaga deverá ficar com o grupo liderado, hoje, pelo senador Confúcio Moura, que até poderá concorrer à reeleição com enormes chances de sucesso, pois comanda o partido, hoje, no Estado.

PT – A notícia relacionada a política em Porto Velho, que mobilizou o setor na manhã de hoje (30) foi o anúncio do diretório do PT após, reunião da cúpula, que a ex-senadora Fátima Cleide é a pré-candidata a prefeita nas eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo. Comunicada, Fátima disse que pretende implantar um programa governamental focado nas necessidades de os cidadãos mais vulneráveis. "Foi com muita alegria, que recebi a informação de que o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, em Porto Velho, aprovou o meu nome para ser a pré-candidata", afirmou. Fátima adiantou, que o município, “há muito tempo a gente não tem política pública efetiva, voltada para as pessoas que mais precisam". Fátima teve uma passagem das mais positivas no Senado com destaque pela transposição dos servidores do ex-Território Federal de Rondônia.

Voos – Na reunião do Parlamento Amazônico, presidido pelo deputado Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), que ocorreu na quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa) de Manaus, um dos temas da pauta foi a retirada de voos pelas empresas aéreas Gol, Latam e Azul de Rondônia com sérios prejuízos econômicos, sociais e políticos para o Estado. O deputado Alan Queiros (Podemos/PVH), vice-Líder do Governo na Assembleia Legislativa de Rondônia (Ale), disse de a importância do retorno dos voos ao Estado, e que a Associação Nacional de Aviação Civil (ANAC), deve abrir uma nova frente, novo trajeto de voos, um novo caminho para atender as demandas da região em franco desenvolvimento. Desde julho de 2023, que as aéreas cancelaram voos em Rondônia alegando excesso de judicialização, como se o passageiro buscar seus direitos na Justiça fosse um ato ilegal.

Respigo
No sábado (4) Porto Velho realizará a partir das 21 horas o 1º Festival Amazônia, na Talismã21, tradicional local de eventos da capital tendo a cantora Joelma como centro das atrações. No evento cultural apresentações de boi-bumbá, companhia de danças, bandas locais e regionais com promoção e organização da LG Produções, que há tempos trabalha na organização do evento e no show da cantora +++ Nos últimos dias vários acidentes com diversos óbitos no “Corredor da Morte”, como é chamado o trecho da BR 364 entre Porto Velho a Vilhena, com cerca de 700km. Apesar de terminar o Inverno Amazônico (seis meses de chuvas diárias) bem menos danificada, que em ocasiões anteriores, a quantidade de buracos continua favorecendo os acidentes, a maioria com vítimas fatais +++ A situação se agravou com o corte nos voos que obrigou as pessoas a utilizarem mais veículos automotores para poder se deslocarem aos extremos de Rondônia e também para os demais Estados. A 364 construída na década de 60 precisa de restauração completa e posterior duplicação-já.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários