O DIA NA HISTÓRIA 04 DE JUNHO!

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

O DIA NA HISTÓRIA 04 DE JUNHO!



Lúcio Albuquerque

RONDÔNIA:

1925 – A Convenção Municipal de Esportes e os seis clubes disputantes do campeonato portovelhense de futebol, anunciam a construção de um “stadium”.

1981 – Dois advogados e um dirigente sindical estão sob custódia da Polícia Civil, ameaçados de morte, via cartas e telefonemas, tudo, conforme os três, devido a uma ação movida contra o hotel Floresta, em Porto Velho.

1983 – Tinha dinheiro no cofre, m as ladrões que arrombaram a joalheria “Cabeça Branca”, em PVh, em pleno m meio-dia, levaram só joias e outros produtos considerados valiosos, um prejuízo de CR$ 15 milhões.

1986 – A Seduc e a Polícia Militar iniciam o projeto “Vida”, que pretende atrair pais e familiares para ajudar no controle ao tráfego de veículos em frente das escolas.

1990 – O jornal Alto Madeira confirma um “Caderno Especial da Copa do Mundo”, composto de oito páginas diárias, fato novo no jornalismo rondoniense.

4 – 1990 – Encerrada, com recorde de atendimentos diversos, a Operação Aciso, coordenada pelo coronel PM Ferro, que atuou na zona rural dos municípios do Vale do Jamari.

HOJE É:

Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão (ONU). Dia do Engenheiro Agrimensor. Dia Nacional de Abraçar seu Gato. Católicos celebram São Quirino, São Francisco Caraciolo, São Crispim de Viterbo,

BRASIL:

1929 – Nasce em Xapuri, AC, Adib Jatene (+ 2014), cirurgião de renome internacional. 1950 – A TV Tupi (RJ) realiza sua 1ª transmissão experimental.

MUNDO:

1989 - Com centenas de estudantes mortos o governo chinês promove o “Massacre da Praça da Paz”. 2010 - A britânica Roz Savage (42 anos), se torna a 1ª mulher a cruzar a remo o Oceano Pacífico. 2016 – Morre uma lenda do boxe: Muhammad Ali (n. 1942).

FOTO DO DIA: JOVENTINO E O FLOR DO MARACUJA

Ferroviário, folclorista e vereador. Em síntese uma figura pouco conhecida da história portovelhense, o cidadão Joventino Ferreira Filho, um dos poucos que tiveram coragem de se inscrever no MDB.

Criado em 1966, pelo AI-2, o MDB chegou a Porto Velho, e em 1969, na 1ª eleição a vereador em Porto Velho desde 1926, o partido elegeu sua primeira bancada.

A governista Arena fez seis dos nove vereadores e o MDB elegeria só três: Francisco das Chagas Teixeira, Joventino Ferreira Filho e Inácio Mendes da Silva.

Joventino, residente no Bairro Triângulo, tinha uma ligação direta com o folclore, porque em seu terreno havia um imenso pé de maracujá que, por coincidência, floria mais bonito no período das festas juninas.

O período de floração era tempo dos ensaios da quadrilha junina dirigida pelo “seu” Juventino onde as garotas colhiam a flor do maracujá para enfeitar seus cabelos, daí veio o que pode ter sido o nome da maior festa folclórica de Rondônia, o arraial Flor do Maracujá.

Foto: Joventino, tomando posse na Câmara portovelhense em 1971.

Postar um comentário

0 Comentários