Por Lúcio Albuquerque
RONDÔNIA
1902 – Nasce Francisco Xavier Elias Pedro Paulo Rey (m. 1984), o 1º bispo da diocese de Guajará-Mirim. D. Rey é citado como “Santo do Guaporé” por antigos habitantes da fronteira com a Bolívia.
1909 – Rondon ingressa no 1º trecho do que mais tarde seria Rondônia, região de muitos campos que denominou Vilhena.
1949 – No relato do 1º ano no cargo, o governador Araújo Lima cita obras: Porto Velho Hotel, o Palácio Presidente Vargas, escolas, melhoras urbanas em PVh e Guajará etc. Mas o que o vincula aqui é o poema “Céus do Guaporé”, desde 1982 letra do Hino do Estado.
1950 – Aberta em Porto Velho, pelo empresário Abidão Bichara, o escritório da Air France, para venda de passagens para a Europa.
1950 – Em PVh acontece o “Torneio de Snooker”, em duas categorias, e os interessados devem, antes de se inscrever, passar por um exame de competência a cargo de 3 “experts”. Os jogos serão no salão “Bruswick”.
1982 – Uma das inaugurações do presidente João Figueiredo, em sua visita em julho, será o hospital dos servidores do Estado, onde funciona o Hospital São José – a partir da inauguração do Hospital de Base.
1990 – A Assembleia Legislativa aprova a lei do Regime Jurídico do Servidor Público Estadual, e a lei que trata da organização administrativa do Estado, aprovada, com previsão de ter só 9 secretarias.
HOJE É
Dia do Engenheiro de Petróleo. Dia da Telefonista. Dia do Papa. Dia do Pescador. Dia Internacional dos Trópicos. Dia Nacional da Aviação de Segurança Pública.
Católicos celebram São Pedro, São Paulo,
BRASIL
1720 — Acontece a Revolta de Filipe dos Santos, em Vila Rica (atual Ouro Preto) – MG. 1970 — Estreou, na Rede Globo, a novela Irmãos Coragem. 1970 — Aberto o Museu de Arte Sacra de São Paulo.
MUNDO
1900 – Começa a funcionar a fundação Nobel, que outorga os prêmios com este nome. 1900 — Nasce Antoine de Saint-Exupéry (m. 1944), aviador e escritor autor de “O Pequeno Príncipe”.
FOTO DO DIA
Um momento para sentirmos como, mesmo estando próximo da cena, talvez por ela ser considerada tão comum acaba sendo marginalizada em nosso dia-a-dia.
A Foto do Dia, hoje é um descanso para os olhos e uma oportunidade dada a cada leitor de apreciar o belo espetáculo da natureza, a beleza do “boa noite” do sol canicular – dizendo a cada um de nós que o dia seguinte também terá muito sol, a escuridão tomando conta da selva sobre a vila de São Sebastião, onde todos os anos o santo guerreiro é festejado, as luzes acesas da hidrelétrica de Sant Antônio, o nosso porto flutuante – um elefante branco sobre as águas do Madeira, o “motor de linha”, parceiro das comunidades ribeirinhas, além de um fator fundamental: a sensibilidade do fotógrafo aliada à sorte de estar, na hora certa e no momento certo.
Parabéns, Geovanne Freitas, por nos presentear com esse espetáculo, e ao Saudosismo Portovelhense, por inserir no face uma foto paras copiar e expor.
0 Comentários