Duplicação de 105 dos 700km do “Corredor da Morte” da BR 364, Programa Rondônia Cidadã nos 52 municípios, Isaú é o nome a ser batido em Ji-Paraná

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Duplicação de 105 dos 700km do “Corredor da Morte” da BR 364, Programa Rondônia Cidadã nos 52 municípios, Isaú é o nome a ser batido em Ji-Paraná


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa


Porto Velho, RO
- BR 364 – O trecho da BR 364, conhecido como “Corredor da Morte”, de Porto Velho a Vilhena, com cerca de 700 quilômetros há tempo necessita não somente de recuperação, mas de restauração, porque BR foi aberta na década de 60 e a pavimentação somente na década de 80. Devido ao enorme fluxo de veículos, cerca de 2,5 mil carretas, bitrens, treminhões/dia em períodos de safras de grãos (soja, milho, café) mas, também carne, peixe, além dos veículos de passeio, o alicerce não suporta a demanda. Boa parte da produção agropecuária do Mato Grosso e do Estado é exportada pelo Porto Graneleiro de Porto Velho, no Rio Madeira. A necessidade de restauração e duplicação da ligação Porto Velho/Vilhena é imperiosa, pois a cada ano aumenta o fluxo de veículos. A Governo Federal, via Ministério dos Transportes teria anunciado a duplicação do trecho Candeias do Jamari a Pimenta Bueno, e terceiras pistas nos trechos mais críticos.

BR 364 II – Causou surpresa o anúncio, via senador Confúcio Moura (MDB-RO), esta semana, que a duplicação será somente de Jaru a Presidente Médici, trecho de aproximadamente 105 quilômetros e, nos demais pontos críticos, cerca de 200 quilômetros, somente a terceira faixa e melhorias das travessias urbanas nos municípios de Jaru, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, presidente Médici e Ouro Preto do Oeste, segundo informações do Ministério dos Transportes. Segundo Confúcio Moura, a concessão está em fase adiantada de estudos e já passou pela ANTT, Tribunal de Contas para conferências para posterior encaminhamento ao TCU (Tribunal de Contas da União) e abrir edital. Resta saber quando as obras serão iniciadas. Provavelmente no próximo ano.

Esportes- A prática do esporte amador mobiliza a maioria da população das cidades de Rondônia e, nem sempre os praticantes recebem apoio da área pública, para poder desenvolver as atividades esportivas. O deputado estadual Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno), segundo secretário da Assembleia Legislativa, destinou R$ 250 mil em emenda parlamentar para atender o esporte amador em vários municípios à Federação Rondoniense Soccer-Society. Na última semana o deputado Jean Mendonça esteve em Corumbiara participando da entrega de kits esportivos no assentamento Renato Natan. “O esporte transforma vidas e contribui para o fortalecimento dos vínculos entre as pessoas de todas as idades. É uma oportunidade para jovens e adultos se manterem ativos, superarem desafios e desenvolverem habilidades sociais”, disse o deputado.

Cidadã – Na última semana o Rondônia Cidadã, programa do Governo do Estado de assistência e cidadania à população, atingiu os 52 municípios com ações itinerantes realizadas em São Felipe do Oeste, quando foram procedidos 2.500 atendimentos ultrapassando a 95 mil, desde a criação. O programa é monitorado pela Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) comandada pela primeira dama, Luana Rocha. Segundo o governador Marcos Rocha (UB), “o governo tem investido em inciativas como o programa Rondônia Cidadã, que fazem a diferença na vida de muitas pessoas, principalmente aquelas que, por algum motivo, não podem ser atendidas em dias úteis”. “Criamos esse projeto, que depois evoluiu e se transformou no programa Rondônia Cidadã, pensando na correria das pessoas durante a semana, o que dificulta a busca por serviços que são essenciais. Trabalhando em parceria, conseguimos chegar aos 52 municípios de Rondônia, levando assistência em 88 edições em diversas localidades, entre cidades e distritos. Isso é muito gratificante, pois ajudamos a transformar vidas”, disse Luana Rocha.

Ji-Paraná – A Câmara e Vereadores de Ji-Paraná, arquivou processo de pedido de cassação do prefeito Isaú Fonseca (UB). Dos 17 vereadores presentes, dez optaram pela cassação e sete contrários. Eram necessários no mínimo doze votos (dois terços) favoráveis para se consolidar o processo. Isaú já foi afastado do cargo em duas oportunidades em 2023, após acusações de a prática de corrupção, mas foi absolvido pela Justiça. No processo analisado pelos vereadores a acusação era pela prática de relacionamento íntimo e improbidade administrativa, por uma então namorada do prefeito. Isaú é pré-candidato à reeleição. Habilidoso, político bem relacionado com a maioria dos eleitores e, após as decisões judiciais que o recolocaram no cargo e agora, com o arquivamento do processo no legislativo municipal, será o nome a ser batido em Ji-Paraná, onde as eleições são decididas em primeiro turno.

Respigo

Hoje às 14h no estande da Assembleia Legislativa, na Expobur, em Buritis, Jesuíno Boabaid (PSD-PVH) será empossado deputado estadual. Ele assume a vaga de Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), que solicitou licença para tratamento de saúde até o final do mês de agosto +++ Jesuíno já foi deputado estadual em dois mandatos seguidos. Não conseguiu um terceiro mandato em 2022 e ficou na primeira suplência +++ A execução de um membro do PCC em uma lanchonete em Porto Velho, esta semana, provocou um clima de apreensão na população. É que foi veiculado um vídeo nas redes sociais com um alerta que haveria retaliações e para possibilidade de violência coletiva e a recomendação às pessoas a ficarem em casa +++ O vice-prefeito de Pimenta Bueno, Valteir Domingos da Cruz deverá concorrer a prefeito nas eleições de outubro próximo. Valteir é uma das lideranças políticas no município e tem o apoio do deputado estadual Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno) e do seu irmão, Kaká Mendonça, ex-deputado estadual, ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), e de família tradicional na política regional.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários