Adesivaço abre campanha de Mariana em Porto Velho, Muletas fora das eleições em Jaru, choveu, mas fumaça continua poluindo céus da capital

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Adesivaço abre campanha de Mariana em Porto Velho, Muletas fora das eleições em Jaru, choveu, mas fumaça continua poluindo céus da capital


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa


Porto Velho, RO -
Campanha – Estão na disputa da Prefeitura de Porto Velho, sete candidatos, que foram aprovados nas convenções municipais que foram realizadas de 20 de julho a 5 de agosto e as candidaturas registradas até o último dia 15. A candidata Mariana Carvalho (UB) e mais onze partidos parceiros abriu a campanha no Espaço Alternativo na noite de quinta-feira (16) e adentrou na madrugada de sexta-feira com um adesivaço que movimentou a região. No final de semana Mariana também esteve participando de atividades evangélicas. O vice de Mariana é o Pastor Valcenir, que tem trânsito considerável entre o segmento evangélico, que predomina em Porto Velho e nos demais municípios de Rondônia e, certamente, terá muita influência no processo eleitoral deste ano.

Campanha II – Além de Mariana, que a está com a campanha a prefeita da capital em ritmo acelerado, inclusive com “formiguinhas” em vários cruzamentos de ruas e avenidas no centro e nos principais bairros somente o candidato da Rede, advogado Samuel Costa já está trabalhando forte nas redes sociais em busca de sensibilizar os eleitores com suas propostas para Porto Velho. Desde a chegada da internet, que as campanhas políticas a cada eleição ficam mais dependentes da tecnologia. Hoje é impossível abrir mão das redes sociais, por exemplo, no processo eleitoral, onde o celular é um instrumento fundamental para interagir com o eleitorado. Como a campanha teve início no final da última semana a expectativa é que nesta semana os demais candidatos invistam na informática como forma de chegar com maior rapidez junto ao eleitor.

Deputados – A partir do próximo dia 27, a Assembleia Legislativa (Ale), que reúne os parlamentares às terças-feiras e quartas-feiras nas sessões ordinárias, passará a ter somente uma sessão por semana, às terças-feiras. É que foi aberta a campanha eleitoral a prefeito, vice e vereador e todos os parlamentares tem interesse em eleger os candidatos ligados a ele. Dos 24 deputados que compõem a Ale-RO, somente um estará concorrendo a prefeito, Affonso Cândido (PL/Ji-Paraná), que já está em campanha em busca de se eleger para comandar o segundo maior e mais importante político, econômico e socialmente município de Rondônia. Disputam as eleições em Ji-Paraná, além de Affonso, o advogado Zenilton Felbek, e o atual prefeito, Isaú Fonseca (UB). Affonso e Isaú devem monopolizar a campanha, mas Felbek corre por fora.

Jaru – Estranhamente a tradicional Família Muleta, de Jaru, não terá candidato a prefeito nas eleições deste ano. Os Muleta já tiveram deputado estadual (Amauri e João), deputado federal (João), prefeito (Amauri), mas nas eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo não terão nenhum representante na disputa majoritária. Estão na disputa do comando do município o atual vice-prefeito Everson Lima (MDB), que está durante os dois mandatos seguidos com o prefeito João Gonçalves Júnior (PSDB). Também estará concorrendo a prefeito o empresário Patrick Faelbi (PL), que certamente deverá receber o apoio da Família Muleta, que não está participando diretamente das eleições municipais deste ano, por impedimento legal (inelegibilidade) ou problemas pessoais.

Fumaça – Após mais de 80 dias sem chuvas, porque estamos no Verão Amazônico (meses com chuvas esparsas) choveu em Porto Velho no último sábado (17), mas somente em algumas regiões. No domingo também ocorreram chuvas, mas atingindo área menor e insuficiente para amenizar a situação de ar poluído devido ao excesso de fumaça em razão das queimadas criminosas. A situação continua crítica nos hospitais e unidades de saúde, pois é elevado e crescente o número de pessoas internadas em razão de problemas pulmonares. A Região Norte tem somente duas estações climáticas, o verão (meses praticamente sem chuvas) e Inverno (quando chove diariamente durante meses). Mas este ano a estiagem está longa, e choveu pouco no Inverno Amazônico deste ano.

Respigo
Repercutiu de forma intensa, e não poderia ser diferente, a goleada histórica do Botafogo, que goleou o Flamengo no domingo (18) por 4x1 no Estádio Nilton Santos. E a pressão aumenta contra o treinador Tite, que não consegue ajustar o time, que tem o melhor plantel do Campeonato Brasileiro e não consegue apresentar um futebol à altura do time milionário +++ temperatura elevada hoje (19) em Porto Velho, situação que não é novidade em Rondônia onde os termômetros estão sempre em torno de 30 graus. Por Volta das 14h os termômetros marcavam 36 graus e sensação térmica de 41 graus +++ Na capital do Estado não há como abrir mão do ar-condicionado, seja em casa, no carro ou no trabalho. A umidade, que sempre é alta também está muito baixa, 39%, situação de alerta, pois o ideal é acima de 50%.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários