Apresentador e empresário Silvio Santos, do SBT, morre aos 93 anos

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Apresentador e empresário Silvio Santos, do SBT, morre aos 93 anos

Apresentador Silvio Santos morreu aos 93 anos, neste sábado, em São Paulo| Foto: Reprodução/X/SBT

Porto Velho, RO - Morreu neste sábado, em São Paulo, o apresentador e empresário Silvio Santos, aos 93 anos. O fundador do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) estava internado desde 1º de agosto, no Hospital Albert Einstein. A causa da morte foi uma broncopneumonia, destacou o hospital. Em julho, ele fora internado no mesmo hospital por causa de influenza A. A informação da morte foi confirmada pelo SBT em postagem nas redes sociais.

“Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria. Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos. Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descansa em Paz que você sempre será eterno em nossos corações”, explica a nota.

Mesmo sem anunciar oficialmente sua aposentadoria, o apresentador não pisava em sua emissora desde setembro de 2022, quando gravou pela última vez um episódio do Programa Silvio Santos, no ar desde 1963. Há dois anos, o programa vinha sendo encabeçado por sua filha, Patrícia Abravanel.

Uma lenda da televisão brasileira, Silvio Santos, nascido Senor Abravanel, foi um homem multifacetado. Além de apresentador, foi empresário, lançou músicas e até concorreu à presidência do Brasil.

Mas o início de sua carreira foi longe disso tudo. Ainda aos 16 anos, ele começou a trabalhar como camelô, vendendo capas para título de eleitor nas eleições de 1946. Pouco depois, foi notado por sua potente voz durantes as vendas e convidado a realizar um teste para a Rádio Guanabara, emissora do Rio de Janeiro, onde nasceu. Silvio passou na audição, mas acabou negando a posição ao perceber que ganharia mais dinheiro como vendedor ambulante. Desde então, demonstrava seu faro para os negócios.

Início como comunicador

Aos 18 anos, prestou o serviço militar pela escola de paraquedistas e percebeu que não conseguiria manter o trabalho de camelô. Foi aí que Silvio decidiu usar seus domingos livres para iniciar a carreira na comunicação, ingressando na Rádio Guanabara e, um ano depois, indo para a Rádio Mauá. Outras passagens dele foram nas estações Continental e Tupi, que também lhe rendeu algumas pontas como figurante em programas da TV Tupi.

Aos 18, iniciou um de seus primeiros empreendimentos: um serviço de alto falantes nas barcas que cruzavam a baía da Guanabara, entre o Rio de Janeiro e Niterói.

Dois anos depois, mudou-se para São Paulo, onde iria apresentar sorteios e espetáculos em caravanas de artistas. Com a locução e sua inteligência, Silvio Santos passou a se destacar e ganhou o apelido de “peru que fala”. Foi nessa época que chamou a atenção de Manoel de Nóbrega, radialista famoso pelo humor que oferecia aos principais canais de televisão da época.

Nóbrega, que estava com dificuldades para administrar sua empresa de venda de brinquedos a prestação, o Baú da Felicidade, passou o comando a Silvio Santos, em 1962. O empreendimento seria a base do Grupo Silvio Santos, que passou a financiar também automóveis, casas e carros. Um braço financeiro, criado em 1969, daria origem ao banco PanAmericano.

O primeiro programa apresentado por ele foi ao ar em 1963, na TV Paulista. Era uma estratégia para promover o Baú da Felicidade. Ele comprava horários na faixa nobre, às segundas-feiras à noite, no qual clientes em dia com o carnê do Baú eram sorteados para participar do programa, onde concorriam a prêmios.

A partir de 1965 foi apresentador na TV Globo, quando esta comprou a emissora paulista. Inicialmente, seu programa ia ao ar apenas em São Paulo. Quatro anos depois, o programa passou a ser veiculado nacionalmente.

Primeira concessão de TV em 1975

O sucesso na tela e nos negócios levou-o a novos rumos. Conseguiu a primeira concessão de televisão em 1975, o canal 11 no Rio de Janeiro. Inicialmente conhecida como TVS, passou a se chamar Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) quando obteve outras quatro concessões em 1981.

O estabelecimento da rede de televisão coincidiu com a sua consolidação no imaginário popular. Ainda na década de 80, tentou entrar na política. Chegou a propor sua candidatura à prefeitura de São Paulo, em 1988, pelo então PFL. Também tentou disputar a presidência, em 1989, pelo PMB. Teve a candidatura cassada a seis dias das eleições. Não voltou a se candidatar a nenhum cargo político.

Em 2001, uma de suas filhas, Patrícia Abravanel, foi sequestrada em São Paulo. Ela foi liberada dias depois, mas, os sequestradores, em fuga, invadiram a casa do apresentador. Silvio ficou refém por sete horas e foi libertado com a chegada do então governador paulista Geraldo Alckmin.

Em novembro de 2023, a filha mais velha, Cintia Abravanel, disse que o pai tinha dificuldade para lidar com as limitações causadas pela idade e, por isso, não preferia aparecer publicamente. Segundo ela, Silvio teria dito; "Não gostei de brincar disso. Ficar velho é muito ruim. Dói tudo, o corpo dói."

Fonte: Por Vandré Kramer e Erich Thomas Mafra

Postar um comentário

0 Comentários