Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.
Porto Velho, RO - O ministro Carlos Fávaro (Agricultura) chegou a desistir de comparecer a reunião marcada para esta sexta-feira (30) em Esteio, no Rio Grande do Sul, temendo ser recebido com vaias por produtores gaúchos insatisfeitos com sua atuação e com o governo Lula (PT).
Em comunicado do seu “cerimonial”, o Ministério da Agricultura apresentou uma desculpa curiosa para sua ausência na Expointer, tradicional evento do agro: não haveria jatinho executivo da Força Aérea Brasileira (FAB) para o seu deslocamento, sem explicar por que não optou por voo comercial normal.
Ao tomar conhecimento das alegações do ministro, os produtores gaúchos, apesar de todas as dificuldades que enfrentam, ofereceram o envio de um jato particular para transportar o ministro, e ele aceitou. O voo deve partir de Brasília às 9h30.
A Expointer deste ano é revestida de importância especial porque marca a retomada do setor do agronegócio duramente castigado pelas enchentes ocorridas há cerca de três meses.
O temor de ser recebido com vaias, segredado por funcionários do próprio ministério, tem a ver com a insatisfação da população do Rio Grande do Sul pelo socorro insuficiente do governo federal para a recuperação do Estado cujos meios de produção, sobretudo no campo, sofreram muito durante a tragédia.
No comunicado do “cerimonial” do ministério pedia desculpas pela ausência à reunião “para anúncio de medidas do governo federal para a reconstrução do Estado do Rio Grade do Sul”, apesar de entidades de produtores do agro não alimentarem expectativas quanto à existência dessas medidas. A reunião está marcada para as 14 desta sexta na Casa Farsul, no âmbito da Expointer. “Justificamos a decisão em virtude de a FAB não dispor de aeronave para atender o Ministério da Agricultura e Pecuária”, disse a inusual nota da repartição de Fávaro.
“Saias justas” recentes
Esta semana, Fávaro foi alvo de denúncia de existência de um esquema de acesso de lobistas a seu gabinete sem passar pela entrada social do ministério, sugerindo a realização de negócios longe de olhares curiosos e de perguntas de repórteres impertinentes.
Há pouco mais de um ano, em maio de 2023, ele chegou a ser desconvidado para comparecer a 28ª Agrishow, considerado o mais importante evento do agro no País, realizado em Ribeirão Preto (SP) desde 1994. Na ocasião, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) era a grande atração da Agrishow.
A “saia justa” de Fávaro em Ribeirão Preto levou o governo Lula ameaçar retirar o patrocínio do Banco do Brasil ao evento.
Fonte: DP Redação
0 Comentários