Nível do Rio Madeira é o menor nos últimos 50 anos, governador Rocha tem encontro com Lula em Brasília, União Brasil e PL mudam de mãos em Rondônia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Nível do Rio Madeira é o menor nos últimos 50 anos, governador Rocha tem encontro com Lula em Brasília, União Brasil e PL mudam de mãos em Rondônia


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa


Porto Velho, RO - Madeira – O nível do Rio Madeira atingiu na manhã de hoje (28) 1,38m, o menor dos últimos 50 anos; A navegação noturna está suspensa há tempo e a diurna limitada a cargas mínimas das embarcações, porque a longa estiagem está provocando situação dramática para quem depende dos rios, que são muitos na Amazônia com sérios prejuízos para a economia regional e fomentar uma situação social das mais delicadas. Em 2023 a região passou por situação crítica, em razão da seca e, a previsão para este ano era de estiagem ainda maior, o que de fato está ocorrendo. Além dos rios secando e a navegação a cada dia mais complicada a população ribeirinha sendo a mais atingida, porque até os poços secaram, além do abastecimento de alimentos, que está comprometido devido aos rios, a maioria, praticamente secos.

Governador – A situação da seca em Rondônia é tão delicada, que o governador Marcos Rocha (UB), que está em Brasília deste o início da semana, manterá contato com o presidente Lula da Silva (PT), na quinta-feira (29), para tratar do assunto. Além da estiagem, Rocha disse que vai “levar para ele (Lula) as demandas para o nosso Estado, aquilo que vocês me pediram e me pedem o tempo inteiro, através das redes sociais, como a nossa regularização fundiária, a nossa ponte binacional em Guajará-Mirim, a duplicação da BR 364, e também o alfandegamento da nossa região portuária”, disse Marcos Rocha.

União/PL – Há quem aposte, que um conhecido político de Rondônia, da área federal, estaria disposto a assumir o comando dos dois partidos políticos em Rondônia. É importante destacar, que a maioria, ou quase a totalidade dos partidos políticos, aqueles que realmente têm representatividade na Câmara Federal, porque são a garantia de mais recursos para as campanhas eleitorais, como a deste ano, quando serão eleitos, em outubro próximo prefeito, vice e vereador trabalham este ano para eleger prefeitos e vereadores e garantir força política para daqui a dois anos. O foco, são as eleições gerais (presidente da República, governadores e respectivos vices; duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) de 2026.

Governador – A mobilização do político, que pretende trazer para o grupo o UB e o PL, presididos em Rondônia pelo chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Júnior Gonçalves e senador Marcos Rogério, respectivamente é intensa junto as bases dos partidos na capital e no interior, pois os filiados de as siglas já estão sendo preparados para as eleições gerais de 2026, tendo como meta o Governo do Estado. Fonte segura e muito ligada aos bastidores da política, garante que o objetivo do competente articulador político é disputar a sucessão estadual do próximo ano, e por isso, que o caminho já está sendo pavimentado desde agora, pois prefeitos e vereadores serão fundamentais daqui a pouco mais de dois anos. Como quem chega primeiro sempre bebe água limpa, Júnior Gonçalves e Marcos Rogério que se prepararem para a rasteira. Quem viver verá...

Ji-Paraná – Além da disputa a prefeito de Porto Velho, que tem hoje o maior colégio eleitoral do Estado, cerca de 360 pessoas votaram em 2022, o foco político também está concentrado em Ji-Paraná. É o segundo maior município política, econômica e financeiramente do Estado e tem as eleições concentradas no atual prefeito, Isaú Fonseca (UB), que concorre à reeleição e o deputado estadual Affonso Cândido (PL). O advogado Zenilton Felbeck, do Podemos também está na disputa, mas a expectativa é que as eleições estarão polarizadas entre Isaú e Affonso. O colégio eleitoral de Ji-Paraná está em torno de 100 mil eleitores. Por enquanto, as eleições, ainda, não “estão nas ruas”, mas a previsão é que, a partir do final desta semana os candidatos estarão empenhados na busca do voto abrindo efetivamente a campanha eleitoral.

Respigo
Porto Velho amanheceu com os Céu coberto por intensa fumaça. Hoje (28) mais densa que em dias anteriores +++ As sessões ordinárias na Assembleia Legislativa (Ale), que ocorrem sempre as terças-feiras à tarde e quartas-feiras pela manhã como informamos em colunas anteriores, serão realizadas somente às terças-feiras a partir da próxima semana. Na reprogramação o cronograma excepcional será mantido durante todo o período eleitoral, inclusive no segundo turno +++ O jornalista e bacharel em Direito, Fernando Garcia, de Rolim de Moura é candidato a vereador na sua cidade. Garcia é proprietário do jornal e site Folha da Mata,, pessoa muito conhecida na região e é a segunda vez que busca uma vaga na câmara de vereadores da pujante cidade do interior +++ Rolim já teve governadores (Valdir Raupp e Ivo Cassol), senadores (Raupp, Cassol e Expedito Júnior), deputado federal (Expedito, Marinha Raupp e Luiz Cláudio), deputados estaduais Luiz Cláudio, Mileni Mota e César Cassol e hoje não tem nenhum representante em níveis estadual e federal +++ Bahia e Flamengo jogam hoje às 20h30 na Fonte Nova. No Morumbis jogam São Paulo e Atlético Mineiro (20h30), ambos pela Copa do Brasil.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários