A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa
Ariquemes – A cada eleição as mulheres estão ganhando espaços no processo político-partidário na capital e no interior. Em Porto Velho, por exemplo, a juíza aposentada Euma Tourinho, do MDB, já foi homologada em convenção como candidata a prefeita. Em Ariquemes a disputa terá não somente a atual prefeita, Carla Redano (UB), também aprovada em convenção para concorrer à reeleição. O MDB aprovou a candidatura da professora Agna Souza tendo como vice o advogado Eliel Gonçalves, do PSB. Não há dúvida, que a participação mais efetiva das mulheres na política é importante, pois nas eleições de 2022, 53% dos votantes foram mulheres e 47% homens, no entanto Eles predominam sobre Elas na chefia do Governo e no Parlamento Estadual. As mulheres continuam dominando o colégio eleitoral em Rondônia e aos poucos ocupando mais espaços na política regional. A disputa em Ariquemes é das mais importantes para o futuro político feminino no Estado.
Eleições – Não há dúvida que o processo eleitoral é um dos assuntos predominantes em Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado, onde estiveram em condições de voto nas eleições de 2022, mais de 360 mil eleitores. A sucessão municipal ganha força nos bastidores, após o prazo para realização das convenções na segunda-feira (5). Os partidos políticos têm até o dia 15 para registrar as candidaturas (prefeito, vice e vereador) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) à posterior liberação para início da propaganda eleitoral. A retirada da candidatura a prefeito de Vinícius Miguel, presidente regional do PSB, que já tinha sido aprovada em convenção provocou mudança considerável no quadro sucessório.
Parcerias – As candidaturas de Mariana Carvalho, do União Brasil, tendo como aliados Republicanos, Federação PSDB/Cidadania, PSD, PL, PRTB, DC e Agir36, e do representante do PDT, Célio Lopes tendo como parceiros PV, PCdoB e PT já realizaram as convenções. O Podemos definiu pela “carreira solo” e o seu presidente regional, o ex-deputado federal Leo Moraes já teve o nome confirmado como candidato, mas não ficou decidido quem será o vice. Como Vinícius Miguel abortou a candidatura e vai apoiar Célio, Leo ficou só, pois caso fossem parceiros, seria uma dupla muito forte de centro-esquerda. Como na convenção de Leo não foi decidido o vice, há quem afirme que a candidatura não terá solução de continuidade e, antes do prazo para registo no TRE, no próximo dia 15, ele deverá abrir mão de concorrer e poderá apoiar Mariana ou Célio. Quem viver verá...
Opções – O MDB tem nome novo na política, mas é um partido forte, organizado, ainda com muitos militantes não pode ser descartado. A juíza aposentada Euma Tourinho é a aposta do partido liderado pelo senador Confúcio Moura, na disputa da sucessão municipal. Temos mais três nomes homologados em convenções que buscam espaços na corrida rumo Prédio do Relógio. O Novo aprovou o nome de Ricardo Frota, que já teve passagens em vários cargos públicos ligados à área social como candidato. É uma aposta. O Solidariedade tem o ex-conselheiro do Tribunal de Contas (TC) de Rondônia, Benedito Alves como postulante à prefeitura da capital. É um nome conhecido nos meios políticos, sem experiência eleitoral, mas também sem rejeição. A Rede tem o advogado Samuel Costa, que já participou de outras eleições sem conseguir um mandato, mas sempre marcando presença e busca espaço na disputa da Prefeitura de Porto Velho utilizando com constância as redes sociais.
Respigo
O cruzamento da Rua Venezuela com Avenida Pinheiro Machado, região de enorme movimento de veículos, que é intenso, fica mais complicado em horários de pico. Inclusive favorece a acidentes que ocorrem com frequência no local +++ O deputado Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno) encaminhou ofício ao diretor da Semtran, Anderson Pereira solicitando a instalação de um semáforo no local e foi atendido. Esta semana o gabinete do deputado recebeu ofício da Semtran comunicando, que já foram realizados estudos pela equipe técnica aprovando a indicação e que o semáforo será instalado em breve +++ A partir do próximo dia 27 as sessões plenárias na Assembleia Legislativa (Ale) que ocorrem às terças e quartas-feiras serão realizadas somente às terças-feiras. É que terá início a campanha eleitoral a partir do dia 15, após o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral, e os deputados estarão percorrendo seus redutos eleitorais levando apoio aos seus parceiros nas eleições a prefeito, vice e vereador +++ As sessões plenárias na Ale-RO são realizadas às terças-feiras às 15. Nas quartas-feiras elas ocorrem pela manhã, 9h.
Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
0 Comentários