O senador Davi Alcolumbre. Foto: Marcos Brandão/Senado Federal
Porto Velho, RO - Um documento da Força Aérea Brasileira (FAB) revela que um jatinho pertencente a uma empresa beneficiada por emendas parlamentares do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) utilizou o aeroporto de propriedade da família do senador durante a campanha eleitoral de 2022.
A situação está sendo investigada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) para apurar se Alcolumbre fez uso de jatos particulares de uma empresa fornecedora do governo do estado, favorecida por suas emendas parlamentares. As suspeitas surgiram durante a campanha eleitoral de 2022, quando Alcolumbre foi reeleito para mais um mandato de oito anos no Senado. Naquele período, a empresa Saúde Link, responsável pelo programa Mais Visão no Amapá, reduto eleitoral do senador, era proprietária das aeronaves supostamente usadas por ele durante a campanha.
A denúncia foi apresentada à Justiça Eleitoral por Rayssa Furlan, candidata derrotada por Alcolumbre nas eleições de 2022. O processo, que corre em sigilo, busca a cassação do mandato do senador, acusando-o de abuso de poder político e econômico.
Na última semana, a FAB enviou ao TRE-AP informações sobre as rotas de dois jatos particulares da Saúde Link, referentes ao mês de agosto de 2022. As planilhas mostram que um dos jatos pousou em um aeródromo de propriedade da família de Alcolumbre, localizado na zona rural de Macapá. De acordo com os registros, a aeronave bimotor Raytheon BE58, com capacidade para seis passageiros e prefixo PR-BDC, decolou do aeroporto de Macapá em 16 de agosto de 2022 e aterrissou no Hangar Comandante Salomão Alcolumbre, pertencente ao primo do senador, Isaac Alcolumbre. No dia seguinte, o jatinho retornou ao aeroporto de Macapá. Dois pilotos informaram ao jornal UOL que o pouso na pista de 1.100 metros do aeródromo privado só é permitido com a autorização do proprietário.
O portal UOL informa que procurou a assessoria de Davi Alcolumbre sobre o uso dos jatinhos da Saúde durante a campanha de 2022, mas que não foi confirmado nem negado o fato, respondendo apenas com: “Não vamos comentar”.
Fonte: Por Maria Fernanda
0 Comentários