A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa
Porto Velho, RO - Concurso – Foi aprovada em plenário na tarde de terça-feira (27), na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ale), indicação do deputado Jean Mendonça (PL-Pimenta Bueno), para preenchimento das vagas disponíveis na PM e PM-Bombeiro. O parlamentar sugeriu ao Ten. Cel. Paulo Henrique, a possibilidade da realização de um concurso complementar, para que as vagas sejam preenchidas e a população mais bem atendida, pois há carência de policiais e a criminalidade continua crescente e preocupante no Estado, além das queimadas criminosas deste ano, que assustam e preocupam a todos. Para o deputado, seria importante, que os participantes do concurso de oficiais PMs e Bombeiros integrantes de o cadastro reserva serem convocados para as próximas turmas do curso de formação. A indicação aprovada pelo plenário da Ale-RO, foi encaminhada para o Governo do Estado.
Futebol – O assunto não é política, mas como em tudo na vida, praticamente nada se faz sem ela, seja partidária, social, econômica, esportiva, etc., merece um espaço. É o atual futebol brasileiro. Está difícil assistir o chamado esporte da multidão. No jogo de domingo (Corinthians e Flamengo), vencido pela equipe paulista (2x1) tivemos em média 50% de bola rolando. É impressionante como os goleiros de a maioria dos times brasileiros fazem a chamada “cera” amarrando o jogo durante todo tempo. O que também indigna são a cada de pau de os jogadores. Basta passar a mão do adversário perto do rosto, para eles caírem como se tivessem levado um soco. Outro absurdo é o juiz marcar uma falta e todos virem pra cima dele, uns reclamando da aplicação de cartões (amarelo ou vermelho) e os adversários contestando a falta. Já passou de a hora de juízes agirem com um mínimo de coerência e expulsar esses “atletas” que praticam o anti-futebol.
Energia – A Região Norte passa por momento difícil com a longa estiagem provocada pelo Verão Amazônico, quando durante meses praticamente não chove. Este ano a situação é mais grave, que em 2023, quando tivemos o período de seca prolongado e, já se antevia, que em 2024 o problema seria agravado. O que não justifica é a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizar a bandeira tarifária vermelha aumentando o valor do quilowatt-hora (kWh) em R$ 7,88. Rondônia, via usinas de Santo Antônio e Jirau, ambas em Porto Velho, no Rio Madeira, exportam a maior parte da produção de energia elétrica para Araraquara (SP), que atende boa parte do Parque Industrial de São Paulo.
Estiagem – O momento é de crise econômica, social e financeira na Região Norte, inclusive dificuldades de navegação nos rios da região, da falta de água potável, com o povo ribeirinho sofrendo com desabastecimento de alimentos e também de água. Rondônia e região também sofrem devido as queimadas criminosas, com a fumaça tomando conta das cidades e do campo, aumentando a demanda de pacientes nos postos de saúde, hospitais e prontos-socorros devido ao aumento de doenças pulmonares em idosos, crianças e pessoas com morbidades. É preocupante que o Governo Federal autorize as empresas distribuidoras de energia elétrica majore o preço do kWh, aumentando os custos das famílias da região, que são dependentes da empresa Energisa. É o fim da rosca...
Queimadas – O Governo do Estado está mobilizado em ações de combate e controle do fogo. Cerca de 300 agentes de segurança, soldados do Exército, membros do Ibama, Ministério Público (MP) estadual participam da Operação Temporã deflagrada no domingo (1º) no Parque Estadual de Guajará-Mirim e Estação Ecológica Soldado da Borracha, onde a situação é crítica. O grupo está dividido entre duas frentes de trabalho para ações de contenção e controle do fogo, e de segurança, investigação e prisão. A equipe também está trabalhando em Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste e Nova Mamoré. Foi editado pelo governador Marcos Rocha dois decretos proibindo o uso de fogo na vegetação e recomendando medidas de cuidados individuais durante o enfrentamento à fumaça e às queimadas.
Respigo
A partir desta semana até o final das eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro, a Assembleia Legislativa (Ale), que se reúne ordinariamente as terças-feiras e quartas-feiras terá sessões plenárias ordinárias somente as terças. Inclusive durante o segundo turno, possível somente em Porto Velho +++ Um candidato a vereador em Porto Velho, pessoa muito conhecida da população, disse que nunca viu acabar tanto gás nas residências dos portovelhenses, após o início da campanha eleitoral. Nem a Fogás teria estoque suficiente para atender a demanda dos últimos dias... +++ Situação difícil do Corinthians no Brasileirão deste ano. Venceu o Flamengo (2x1) e deixou a zona de rebaixamento, mas somente por algumas horas, porque a vitória do Fluminense (2x0) sobre o São Paulo fez com que o Timão votasse para o Z4 +++ Porto Velho, a exemplo de dias anteriores “acordou” com densa fumaça e voos foram cancelados nos últimos dias. Mesma situação ocorre na maioria dos municípios do interior +++ Quem precisar viajar deve redobrar os cuidados com segurança nas rodovias de Rondônia. Em caso de fumaça densa não siga em frente, volte e aguarde em lugar seguro, condições favoráveis para viajar.
Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
0 Comentários