Detran realiza campanha de conscientização em Porto Velho, Bolsonaro hoje em Ji-Paraná, etanol, biodiesel, diesel verde os combustíveis do futuro

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Detran realiza campanha de conscientização em Porto Velho, Bolsonaro hoje em Ji-Paraná, etanol, biodiesel, diesel verde os combustíveis do futuro


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Porto Velho, RO -
 Trânsito – Porto Velho tem um dos trânsitos mais difíceis do Brasil. O número elevado de motocicletas (cerca de 92 mil) ajuda a complicar o confuso, violento, perigoso, pouco sinalizado e pessimamente fiscalizado. O trânsito da capital de Rondônia é difícil nos horários de pico (manhã, almoço e à tarde) devido a pressa, excesso de velocidade e ignorância a semáforos contribuem para o excesso de acidentes, a maior parte envolvendo motocicletas. O Detran-RO iniciou no dia 18 e encerra hoje (25) a Semana Nacional do Trânsito (SNT) intensificando trabalho educativo para prevenir sinistros devido a falha humana. Ações em escolas e empresas, como campanhas “Álcool X Direção” e “Vai de Boa” com voluntários da Escola de Trânsito (EPTran) foram realizadas na capital e interior do Estado.

Trânsito – A campanha também está composta de palestras, teatros educativos em escolas públicas e privadas a alunos do ensino infantil ao médio com mensagens abordando comportamentos seguros no trânsito. O álcool, que afeta o organismo provocando lentidão nos reflexos, perda da coordenação motora e aumento do tempo de reação em situação de risco é um dos temas da campanha. Locais públicos como bares, restaurantes foram visitados pelos membros da campanha alertando sobre os afeitos do álcool. Quem está em grupo, que a direção do veículo seja entregue a quem não tomou bebida alcoólica. Um dos temas da campanha “A Chave para Chegar bem é passar a Chave para quem não bebeu” é fundamental. O diretor do Detran-RO, Sandro Rocha, deve intensificar a fiscalização nos semáforos e ruas e avenidas de maior movimento. A presença física já ajuda muito a conter o ímpeto dos afoitos e irresponsáveis no trânsito.

Combustível – O Brasil, sai na frente pelo seu pioneirismo em combustíveis alternativos como o etanol, biodiesel, diesel verde e de aviação sustentável. E poderá ser fundamental para o futuro da economia global com a criação de um marco regulatório para os chamados combustíveis do amanhã. Para isso é necessária aprovação de uma nova legislação sobre os combustíveis do futuro. O agronegócio estaria sendo convocado a alavancar a revolução da economia sustentável. No último dia 11 foi aprovado no Congresso Nacional o Projeto de Lei 528/2020 que está no aguardo da sanção presidencial para virar Lei. A aprovação da nova legislação sobre os ´combustíveis do futuro´ será fundamental para organizar o setor (combustíveis e transporte) proporcionado segurança jurídica e garantindo a expansão das “cadeias produtivas”. O biodiesel e o etanol já são realidade no Brasil, há tempo, mas deveria ser muito mais bem explorados.

Vereador – A disputa pelas cadeiras na Câmara Municipal de Porto Velho está sendo das mais acirradas. Hoje são 21 representantes, mas a partir do próximo ano teremos mais dois vereadores aumentando o efetivo para 23. A maioria dos nobres pares com mandato, concorre à reeleição. Só ficaram de fora alguns que estão inelegíveis por vários motivos. A expectativa é que teremos uma renovação significativa na composição do novo Parlamento Mirim a partir do próximo ano, mas alguns vereadores estão sendo apontados como reeleitos, como é o caso do jornalista Everaldo Fogaça (Republicanos), que busca a reeleição com muitas chances de sucesso, pois tem uma expressiva folha de bons serviços prestados à comunidade nas áreas social, esportiva, educacional. Nos bastidores da política ele é classificado como reeleito.

Bolsonaro – O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) inicia hoje (25), sua visita a Rondônia por Ji-Paraná, onde se reúne com lideranças regionais e hipotecará apoio ao deputado estadual e candidato a prefeito, Affonso Cândido (PL). A missão de Affonso é das mais difíceis, pois tem pela frente o prefeito Isaú Fonseca (UB), político populista e bastante identificado com a maioria da população mais simples. Após a passagem de Bolsonaro será possível saber se ele teve ou não influência no eleitorado do município, segundo maior do Estado, em torno de 100 mil eleitores, a favor do deputado Affonso Cândido. Na quinta-feira Bolsonaro estará em Porto Velho, onde participará de ampla programação com a candidata a prefeita, Mariana Carvalho (UB), em concentração marcada para Avenida Santos Dumont, proximidades do Espaço Alternativo.

Respigo
Clima continua judiando da população de Porto Velho. Temperatura em torno de 34 graus com sensação térmica de 37 graus e o mais preocupante: umidade de 35% +++ Dois jogos da maior importância na noite de hoje (25) pelo Campeonato Brasileiro. Às 18h Atlético Mineiro e Fluminense, em Minas Gerais +++ Às 20h30 no Morumbis jogam São Paulo e Botafogo. O Botafogo lidera o campeonato com três pontos à frente do Palmeiras +++ Já é possível notar maior presença de candidatos à sucessão municipal em Porto Velho com as muitas formiguinhas portando bandeirinhas nos semáforos. Isso demonstra que a campanha entra na reta final e os candidatos correm em busca dos votos +++ As concentrações ocorrem desde as primeiras horas da manhã não somente nos principais cruzamentos, mas também nas Zonas Leste e Sul que concentram maior número de eleitores. Faltam 11 dias para as eleições municipais (prefeito, vice e vereador).

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários