A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa
Porto Velho, RO - Aleluia – Após meses sem chuvas finalmente ela chegou a Porto Velho na manhã de hoje (27). Na madrugada choveu, mas não com muita intensidade. Pala manhã a chuva começou fraca, mas continuou até por volta das 11h e ajudou a apagar um pouco da poeira, que durante meses esteve presente no dia-a-dia do portovelhense. Rondônia tem clima diferenciado e somente duas estações climáticas, o Verão (quando pouco chove e tempo seco durante meses) e o Inverno (chuvas praticamente todos os dias). Ocorre que a estiagem deste ano foi muito prolongada e favoreceu as queimadas criminosas, que poluíram os Céus de Rondônia nos últimos meses e favoreceram as doenças respiratórias, em razão do excesso de fumaça.
Aleluia II – Em razão do longo período de estiagem a situação social e econômica regional está comprometida. Os rios, inclusive o Madeira, que liga Porto Velho a Manaus, estão com navegação comprometida, porque boa parte deles secou. O Madeira há meses está com a noturna suspensa e a diurna aberta somente a embarcações transportando cargas mínimas. Estados como Rondônia e Amazonas estão com decretos de emergência. Manaus tem problemas de abastecimento, devido ao transporte fluvial limitado, e a BR 319, única ligação rodoviária de Manaus com os demais Estados, estar comprometida devido à boa parte estar com o tráfego dificultado, porque o asfalto desapareceu. E ainda temos a ojeriza da ministra do Meio Ambiente Marina Silva à recuperação da 319, porque é submissa às ONGs, que querem fechar a estrada.
Eleições – Os candidatos e prefeito, vice e vereadores às eleições municipais de outubro próximo entram na reta final da campanha política. Em Rondônia a expectativa é de eleições acirradas em vários municípios, inclusive na capital, onde Mariana Carvalho (UB) lidera, segundo várias pesquisas. A meta da candidata é de eleger-se no primeiro turno, que não acontece na capital desde a reeleição de Roberto Sobrinho (PT) em 2008. Em Ji-Paraná, segundo maior colégio eleitoral do Estado o prefeito Isaú Fonseca (UB) tem chances de conseguir um novo mandato, mas o deputado estadual Affonso Cândido (PL), após a passagem do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro na cidade teve um crescimento considerável junto ao eleitorado e existe a perspectivas de eleições das mais equilibradas em Ji-Paraná. Se a passagem de Bolsonaro foi positiva, ou não, somente na noite do dia 6.
Bolsonaro – Muita gente na visita de o ex-presidente da República Jair Bolsonaro a Porto Velho, na tarde/noite de quinta-feira (27). A Avenida Santos Dumont esteve lotada de ponta a ponta, onde foram realizados os pronunciamentos, o mesmo ocorrendo as ruas e avenidas das imediações. Sobre a influência –positiva–, ou não à candidatura de Mariana Carvalho (UB) a prefeita da capital, será possível dimensionar nas pesquisas, que já estão sendo realizadas e publicadas na próxima semana, quando estaremos entrando na reta final da campanha, pois as eleições serão realizadas no dia 6. A participação popular foi grande e, proporcionalmente mais em Ji-Paraná, (na quarta-feira-25), que em Porto Velho, mas de qualquer maneira foram concentrações-monstras para um ex-presidente.
Debates – Estão programados quatro debates entre os candidatos a prefeito de Porto Velho para os próximos dias. O debate do Cremero, que estava programado para esta semana foi adiado em razão da visita de Bolsonaro na quinta-feira (26). No sábado (28) está confirmado o debate na SIC TV (Record), TV Norte (SBT), dia 30, 2 de outubro (Cremero) e na TV Rondônia (Globo) no dia 3 de outubro. Estão convidados os candidatos Mariana Carvalho (UB), Léo Moraes (Podemos), Célio Lopes (PDT), Euma Tourinho (MDB), Samuel Costa (Rede), Ricardo Frota (Novo e Benedito Alves (Solidariedade). Um bom desempenho nos debates poderá definir o voto do eleitor que, ainda, não tem um candidato, o indeciso.
Respigo
A Prefeitura de Porto Velho realizará a vacinação antirrábica no sábado (28), Dia Mundial Contra a Raiva. O trabalho será realizado pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e ocorrerá em 100 pontos da capital +++ E o Flamengo não conseguiu vencer o Peñarol na noite de quinta-feira em Montevideo e deu Adeus à Libertadores. No Maracanã o time rubro-negro perdeu (0x1) e necessitava vencer com mais de um gol para se classificar para as semifinais e um gol de diferença, para decidir por pênaltis +++ Como ficou no zero a zero o time uruguaio se classificou. Estão na semifinal Botafogo e Atlético (MG), Peñarol e River Plate +++ Como sempre ocorre em Porto Velho, as chuvas no início do Inverno Amazônico geralmente chegam com ventos fortes. Em vários bairros, além da bendita chuva, também ocorreram ventos fortes que provocaram estragos em algumas regiões da capital, mas sem vítimas, mas com danos materiais na manhã de hoje (27).
Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
0 Comentários