LEI É SANCIONADA EM MT Liberada atividade pecuária em área de preservação do Pantanal

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

LEI É SANCIONADA EM MT Liberada atividade pecuária em área de preservação do Pantanal


Vista aérea de uma das lagoas que formam as nascentes do rio Paraguai no município de Alto Paraguai


Porto Velho, RO - O Governo de Mato Grosso sancionou, na quinta-feira (19), uma lei que libera atividades pecuárias na Área de Preservação Permanente (APP) da Bacia do Alto Paraguai.

A região, que compõe o Pantanal Mato-Grossense, fica a cerca de 219 km de Cuiabá.

O documento foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira (20).

Em meio a um dos piores cenários de queimadas da história do país, a lei admite o acesso à área para pecuária extensiva e a prática de roçada – é importante lembrar que o fogo é frequentemente utilizado como técnica de abertura do pasto.

Entretanto, o texto diz que a decisão visa "a redução de biomassa vegetal combustível e os riscos de incêndios florestais".

O documento, de autoria do Executivo, levanta alguns requisitos para a prática, como não provocar a degradação da cobertura vegetal e não realizar o plantio de gramíneas exóticas no local.

A lei ainda permite a habitação de comunidades ribeirinhas e sedes de fazenda, sendo vedadas intervenções que impeçam o fluxo da água.

Em julho, a Bacia do Alto Paraguai foi citada em uma nota técnica publicada em conjunto por organizações como WWF-Brasil e SOS Pantanal.

O texto ressalta a urgência de uma legislação federal para a proteção da área, sendo essa uma das regiões mais frágeis do Pantanal Mato-Grossense.

Fonte: Por Vitória de Goes da Folhapress

Postar um comentário

0 Comentários