Após debate na TV expectativa pelas pesquisas, passagem de Bolsonaro influenciou? morre Pedro André da “Folha”

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Após debate na TV expectativa pelas pesquisas, passagem de Bolsonaro influenciou? morre Pedro André da “Folha”


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Porto Velho, RO - Execução – O domingo foi dos mais tristes para a Imprensa de Rondônia com a morte do empresário Pedro André de Souza, de Ji-Paraná, que fundou dois jornais da maior importância para a comunicação social do Estado, ambos com sede na Capital da BR. Jovem, ousado, agressivo até, em suas ações, Pedro André fundou em 1999 a “Folha de Rondônia”, jornal que marcou época principalmente no interior do Estado. Após alguns anos A “Folha” foi vendida para os empresários João do Vale e Aires do Amaral, de Porto Velho, que tocaram o jornal até 2011. Em 2017 Pedro André ousa mais uma vez e inaugura o “Diário do Povo”, em formato tabloide (inglês) com diagramação moderna e circulação estadual. O “Diário” circulou por um curto período, pouco mais de um ano, mas tinha a maior impressora do Estado, que funcionava no ar-condicionado assim como todo setor de impressão e distribuição na sua pomposa sede no segundo distrito de Ji-Paraná.

Execução II – Empreendedor e avançado, como sempre, Pedro André fixou residência em Vilhena onde construiu o primeiro condomínio horizontal de cidade. Montou uma transportadora (PA Souza) e chegou a transportar via Rio Madeira calcário para Manaus e exportação oriundo da Bolívia. Pedro André acabou se fixando no vizinho País onde adquiriu uma enorme fazenda onde acabou sendo executado quando dormia com 9 tiros. Queremos deixar à Família do Pedro André nossos sentimentos pela perda de uma pessoa que onde tudo que botava a mão funcionava, crescia, se desenvolvia. Não se tem detalhes de sua morte, há várias versões, mas fica a tristeza da parda de um jovem empreendedor que deixou eu legado no jornalismo de Rondônia com a “Folha” e o “Diário”. Que Deus o tenha.

Debate – Muito se comenta nas redes sociais sobre o debate realizado pela Sic TV (Record) no sábado (28) envolvendo os candidatos a prefeito de Porto Velho. No material distribuído pelas assessorias dos principais candidatos, todos “venceram” o debate, e não poderia ser diferente. Mas não há como negar que Célio Lopes (PDT) e Samuel Costa (Rede) e Mariana Carvalho tiveram desempenho que se destacaram dos demais. Nos próximos debates desta semana, no Cremero quarta-feira (2) e na TV Rondônia (Globo) na quinta-feira (3). Após o primeiro debate os marqueteiros dos principais candidatos estarão em melhores condições de preparar as pautas os dois debates finais.

Eleições – Estamos entrando na semana do “vamos ver” na política regional com a realização das eleições municipais (prefeito, vice e vereador) do domingo (6). Rondônia tem 52 municípios e os principais deles, Porto Velho e Ji-Paraná prometem disputas equilibradas. Em Ji-Paraná a disputa estaria polarizada entre o prefeito Isaú Fonseca e o deputado estadual Affonso Cândido (PL), que teve o reforço do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que passou pela cidade na última semana fazendo campanha para o parlamentar. O reflexo da passagem do ex-presidente será avaliado esta semana, quando Affonso e Isaú deverão acelerar os trabalhos e avaliar as pesquisas que estão sendo muito esperadas pela população.

Eleições II – Porto Velho tem sete candidatos concorrendo à sucessão municipal e quatro deles, de acordo com pesquisas divulgadas até o final da última semana apresentando variações de acordo com cada instituto especializado. Mariana Carvalho (UB), Célio Lopes (PDT), Léo Moraes (Podemos) e Euma Tourinho (MDB) estariam à frente dos demais. É necessário avaliar como se comportarão Samuel Costa (Rede) e Benedito Alves (Solidariedade) nas pesquisas desta semana, pois Samuel teve um desempenho considerado bom no debate. Porto Velho tem condições de segundo turno (mais de 200 mil eleitores). Em 2022 votaram mais de 360 mil. A expectativa é que Mariana, pode estar bem à frente nas pesquisas e, é nome certo para um segundo turno, mas resta saber com quem, Célio, Léo ou Euma. Ou mesmo com um candidato emergente como Samuel e Benedito. A semana promete.

Respigo
Domingo (6) por volta das 19h já será possível saber quem será o futuro prefeito na maioria das cidades de Rondônia. Como dos 52 municípios, somente Porto Velho poderá ter segundo do turno, nas cidades de menor porte, devido a celeridade das urnas eletrônicas, duas horas, após o final da votação já se saberá quem são os futuros prefeitos, que assumirão a partir de primeiro de janeiro do próximo ano +++ Após a apuração de os prefeitos terá início da composição das câmaras de vereadores. Porto Velho passará de 21 para 23 vereadores e as apostas, são que dos atuais somente 50% voltarão, sendo alguns devido a questões por eleitorais e outros por praticarem crimes eleitorais +++ Sem chuvas durante meses e estiagem mais prolongada da história de Rondônia chegaram na sexta-feira (27). Também choveu no sábado e no domingo (29) e na manhã de hoje (30) o tempo estava fechado e a temperatura abaixo de 30 graus em Porto Velho.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários