
Os dados foram divulgados pelo IBGE. (Foto: Rovena Rosa/ABr).
Porto Velho, RO - As vendas do comércio varejista no Brasil caíram 0,3% em comparação em agosto comparado a julho, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira (10).
Sete das oito atividades avaliadas pela PMC sofreram redução nas vendas.
As maiores quedas foram em outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,9%), livros, revistas e papelaria (2,6%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,0%) e móveis e eletrodomésticos (1,6%).
Outros setores que registraram queda foram tecidos, vestuário e calçados (0,4%), combustíveis e lubrificantes (0,2%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,1%).
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, houve uma redução de 0,8% no volume de vendas de julho para agosto.
O único setor que teve expansão entre julho e agosto de 2024 foi o de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com alta de 1,3%.
Agosto do ano passado
O estudo aponta, por outro lado, um crescimento de 5,1% nas vendas do comércio varejista em relação a agosto do ano passado e uma alta acumulada também de 5,1% ao longo dos oito primeiros meses de 2024.
Já nos últimos 12 meses, houve um crescimento de 4,0%.
Fonte: Por Mael Vale
0 Comentários