Café da manhã de Leo Moraes com donos de sites, Chamada Escolar da Prefeitura de Porto Velho, Ji-Paraná perde um deputado estadual em janeiro

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Café da manhã de Leo Moraes com donos de sites, Chamada Escolar da Prefeitura de Porto Velho, Ji-Paraná perde um deputado estadual em janeiro


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Porto Velho, RO
- Café – O prefeito-eleito de Porto Velho, Leo Moraes (Podemos) estará reunido com representantes de sites de Porto Velho quarta-feira (27), a partir das 9h, no Rondônia Palace Hotel para um café da manhã. Leo tem se preparado para assumir o comando do município mais importante do Estado, a capital, no dia 1º de janeiro do próximo ano. Após as eleições de outubro último, que consolidou seu nome como eleito em segundo turno, Leo foi a Brasília, no Congresso Nacional, onde também já esteve como deputado federal. Tratou com a Bancada Federal sobre a viabilidade de carrear recursos para Porto Velho para serem aplicados nos próximos anos. Na última semana esteve em Florianópolis com o prefeito Topázio Neto (PSD), um dos municípios mais bem abalizados do País, para trocar experiências e implantar na Capital de Rondônia projetos viáveis e identificados com as necessidades da cidade.

Alunos – Estão abertas a partir de hoje (27) pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho, a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025 e serão encerradas no dia 6 de dezembro. Estarão disponíveis mais 6 mil vagas para as etapas da Educação Infantil (creche e Pré-Escola), Fundamental (1º ao 5º ano), e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e ainda para estudantes que fazem parte do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Anos Iniciais (1ª a 4ª série) e Anos Finais (5ª a 8ª série). As inscrições podem ser feitas pelo link na página de serviço da prefeitura. O resultado das vagas será publicado no dia 10 de dezembro e a matrículas estarão abertas até o dia 10 de janeiro do próximo ano. Para quem não tem acesso à internet, a Prefeitura está disponibilizando 84 polos de atendimento presencial em escolas municipais espalhadas por toda a cidade.

Feriados – A proposta do deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) para acabar com os feriados no Brasil repercutiu de forma ampla em todos os segmentos da sociedade. Muitos condenando e uma minoria aplaudindo. Não há dúvida que é uma sugestão das mais polêmicas. Argumentou Pollon, que a medida é para tornar o País “mais competitivo”. Na sua PEC ele sugere “que o melhor seria todo feriado ir para o domingo de cada semana, pois não teríamos tantas interrupções na escala produtiva”. Pollon argumentou, que “um feriado ou um descanso remunerado gera um peso para o caixa, e quem paga por isso é você. O valor é sempre repassado e pode ser ainda mais nocivo com a jornada menor". Feriado em meio de semana é mesmo complicado. Mas no governo de o presidente Color de Melo, os feriados, menos as datas magnas como Natal e Ano Novo, eram transferidos para as segundas-feiras, medida extinta pelo seu sucessor, Fernando Henrique Cardoso. A prática era mais racional e objetiva.

Ji-Paraná – Uma das lideranças emergentes de Ji-Paraná, o deputado estadual Affonso Cândido (PL), que foi eleito prefeito em outubro último, terá que renunciar até o final do ano, para assumir a prefeitura a partir de janeiro. Provavelmente disputará as eleições gerais (presidente da República, governadores e respectivos vices, duas das três vagas ao Senado de cada Estado e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) de 2026. Mas certamente concorrerá à reeleição em 2028 e, na hipótese de um segundo mandato renunciar no segundo ano para disputar a Câmara Federal, por exemplo, ou até patamares políticos maiores como Senado e Governo do Estado. Hoje Ji-Paraná tem representante na Câmara Federal e no Senado com Sílvia Cristina (PP) e Marcos Rogério, que preside o PL no Estado. Também tinha no Senado, Acir Gurgacz, que preside o PDT em Rondônia, que ocupou o cargo de 2014 a 2022. Marcos Rogério e Sílvia Cristina têm mandatos até 2026.

Ji-Paraná – Para as eleições de 2026 é provável que Acir, estando elegível, é o que se prevê, deverá concorrer ao Senado ou mesmo ao Governo do Estado, que sempre foi um dos seus objetivos na política. Com Affonso fora, porque dificilmente deixaria o cargo de prefeito com menos de dois anos para disputar a Câmara Federal ou Senado, quando estará na disputa uma das três vagas, hoje ocupada por Marcos Rogério, que poderá buscar a reeleição, ou o Governo do Estado, cargo que ele disputou em 2022 e perdeu no segundo turno para o governador Marcos Rocha (União), que foi reeleito para um segundo mandato. Nos bastidores da política, a expectativa é sobre o ex-prefeito e ex-deputado estadual Jesualdo Pires, por enquanto no PSB, que é bom de voto e tem perfil para concorrer ao governador ou senador. Para a Câmara Federal garantem os observadores políticos, que estaria com uma das oito vagas garantida. Quem viver verá...

Respigo
Hoje Ji-Paraná tem quatro deputados estaduais. A partir de janeiro, com a renúncia de Affonso terá três, Laerte Gomes (PSD), Líder do Governo na Ale-RO, Cláudia de Jesus (PT) e Nim Barroso (PSD +++ O povo brasileiro amante do futebol, tem na noite de hoje (26) o compromisso de assistir ao jogo entre Palmeiras e Botafogo pela Campeonato Brasileiro Série A. Ambos estão com 70 pontos e o Verdão lidera, porque tem uma vitória a mais +++ Um empate será bom para o Internacional, que vem a 14 jogos sem perder e está com 65 pontos. Como faltam três rodadas (9 pontos em jogo), o Inter muito bem conduzido por Roger Machado poderá chegar mais perto dos líderes +++ Como o nível do Rio Madeira vem subindo de forma gradativa nos últimos dias a navegação noturna deverá ser liberada em breve. Segundo informações mais recentes, assim que o nível subir para 4 metros, o que poderá ocorrer durante a semana.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários