Canuto Cidadão Honorário de Cacoal, desafio “Duelo na Fronteira” em Guajará-Mirim, futuros assessores de Porto Velho somente após transição

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Canuto Cidadão Honorário de Cacoal, desafio “Duelo na Fronteira” em Guajará-Mirim, futuros assessores de Porto Velho somente após transição


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa

Porto Velho, RO
 - Cidadania – Recentemente o pioneiro do Estado, engenheiro Assis Canuto foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Rondônia. Homenagem das mais justas para uma pessoa, a quem Rondônia deve muito, porque é graças a Ele que o Estado existe. Goiano de Itumbiara, Canuto aportou em Rondônia em 1970 com a missão de desbravar o Estado e foi fiel ao seu trabalho. Ele conhece os corredores do Estado e deveria receber título de cidadania de todos os municípios de Rondônia, pela dedicação ao seu trabalho que resultou na formação de um dos mais novos Estados da Federação. Canuto é merecedor de todas as homenagens possíveis, pois tem tudo a ver com o passado, presente e certamente com o futuro do jovem Estado. Pioneiro do porte de Assis Canuto é orgulho para Rondônia.

Folclore – Sábado (16) e domingo ocorrerá em Guajará-Mirim o tradicional festival folclórico “Duelo na Fronteira”, quando os bois-bumbás Malhadinho e Flor do Campo estarão se defrontando no Bumbódromo Márcio Menacho. Os ensaios estão sendo realizados desde quarta-feira (13) e será encerrado hoje, quando são ajustadas coreografias, disposições na arena e outros elementos necessários para o alinhamento técnico e artístico para os dias de disputa. O evento é um dos mais conhecidos, tradicionais e prestigiados do Estado. A rede hoteleira está praticamente lotada a partir de hoje e a expectativa é de público recorde no bumbódromo, que passou por reformas e ficou mais aconchegante e funcional.

Transição – Existe muita curiosidade, especulação, expectativa sobre a futura equipe de governo do prefeito-eleito de Porto Velho, Leo Moraes. Ele tem percorrido órgãos públicos federais e estaduais mantendo um diálogo antecipado sobre a sua futura administração. Por onde passa, Leo é questionado sobre a equipe que estará junto com ele a partir de janeiro do próximo ano, quando terá o desafio de comandar Porto Velho, município com área territorial maior que vários Estados e que muitos países. A capital de Rondônia, tem somente em estradas vicinais mais de 7 mil quilômetros, uma viagem ao Norte do Paraná e volta. Segundo pessoas ligadas a Leo Moraes, os nomes dos componentes da sua futura equipe serão divulgados, após a conclusão dos trabalhos da equipe de transição, que trabalha diuturnamente.

Transição II – Como o orçamento do próximo ano foi elaborado pelo atual prefeito Hildon Chaves (PSDB) e sua equipe, provavelmente somente depois da diplomação dos eleitos, dia 19 de dezembro, que Leo Moraes deverá divulgar as pessoas, que estarão com ele na difícil missão, que é administrar Porto Velho. Desafios como saneamento básico, o mais problemático, de custo elevado e de difícil solução como mobilidade (calçadas, ruas, avenidas), saúde com a implantação de um pronto socorro municipal, por exemplo. Porto Velho é a única capital, que não tem um PS de responsabilidade do município. A futura administração tem ciência das prioridades, por isso a expectativa pelos nomes que estarão no comando da prefeitura a partir de janeiro.

Futuro – Não há dúvida, que a especulação sobre os nomes da Equipe de Governo de Leo Moraes predomina nos comentários relacionados a política em Porto Velho. Mas as eleições gerais de 2026, quando também serão eleitos presidente da República, governadores e seus vices; duas das três vagas ao Senado de cada Estado e Distrito Federal, além da Câmara Federal e Assembleias Legislativas também estão entre as prioridades. E os nomes para as duas vagas ao Senado, hoje ocupadas por Marcos Rogério (PL) e Confúcio Moura (MDB) ganham a cada dia maior espaço. Rogério concorrerá à reeleição ou novamente a Governo do Estado? Confúcio irá pendurar as chuteiras? Governador Marcos Rocha (União) disputará uma das duas vagas ao Senado? Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) será candidato a governador ou a senador? As apostas estão abertas.

Respigo
Boa parte dos deputados estaduais estará fora de Rondônia nas próximas semanas, quando teremos mais um feriado nacional, na quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra. Como as sessões ordinárias da Ale-RO são às terças-feiras e quartas-feiras vários parlamentares estão com viagens programadas para as próximas semanas a Brasília e Rio de Janeiro +++ A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) realizará nos dias 3, 4 e 5 de dezembro a 27ª Conferência Nacional no Rio de Janeiro. A meta é reunir os 1059 deputados estaduais das 27 casas legislativas do Brasil +++ A União dos Jornalistas de Rondônia reunirá no dia 7 de dezembro seus integrantes para a festa anual de confraternização. O evento ocorrerá no Clube da OAB-RO em Porto Velho.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários