Deputado federal Hugo Motta, candidato à presidência da Câmara.
Porto Velho, RO - Principal partido de oposição ao governo Lula (PT), o PL de Bolsonaro considera “prioridade” garantir a vaga de vice-presidente da Câmara dos Deputados na chapa de Hugo Motta (Rep-PB), candidato favorito à sucessão de Arthur Lira (PP-AL). Para o deputado Luciano Zucco (PL-RS), seu partido tinha condições de lançar candidato próprio no início do ano que vem, mas preferiu reivindicar a vaga de vice-presidente na Mesa Diretora e garantir participação na divisão de comissões da Casa.
Loteamento
Partidos que compõem a chapa vencedora da eleição para presidente da Casa dividem os cargos na Mesa Diretora e o controle das comissões.
Petistas de olho
O PT de Lula tenta o controle das comissões de Orçamento (CMO) e de Constituição e Justiça (CCJ), as mais importantes da Câmara.
Atribuições
Cabe ao presidente da Casa definir a pauta de votações. A CCJ define a legalidade de projetos de lei e a CMO tem as chaves do cofre público.
Jogo de cena
O União Brasil divulgou a lorota em notas de que apoia seu líder Elmar Nascimento (União-BA) para presidir a Câmara, apesar da lista de pedidos dos seus caciques para apoiar o favorito Hugo Motta (Rep-BA).
Cartas na mesa
Disposto a deixar Elmar Nascimento pendurado na brocha para não perder espaço na mesa diretora ou em comissões da Câmara, o União Brasil pede o comando da CCJ ou relatoria do Orçamento de 2026.
Que vergonha
Enquanto o ditador Nicolás Maduro esculacha os símbolos nacionais do Brasil, a Comissão de Relações Exteriores do Senado dorme sono profundo. Sua última sessão foi em 15 de agosto. Que vergonha.
Te cuida, deserto
“Lula faz mais mal ao Brasil do que a pandemia!”, afirma o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao ver o dólar bater em R$5,87 na sexta (1º). “Se Lula administrar o deserto, em 4 anos acaba a areia!”, aposta.
Fonte: Por Cláudio Humberto
0 Comentários