Rosinaldo Machado foi o fotógrafo oficial do governador Jorge Teixeira
Porto Velho, RO - Rosinaldo Machado, profissional mais antigo de seu segmento em atividade em Rondônia, é conhecido por ter sido o fotógrafo oficial do governador Jorge Teixeira. Ele registou momentos históricos icônicos do Estado, inclusive a implantação de Rondônia.
É um militante da causa ambiental. Todos os anos participa, no Vale do Guaporé, da soltura de milhares de tartarugas. Uma missão para preservar a ictiofauna do rio.
Ultimamente, Machado tem ficado preocupado com o avanço da proliferação do pirarucu com um acidente ecológico. O fotógrafo recebeu imagens de um amigo de Costa Marques dando conta da situação e escreveu o seguinte texto:
“Em 2014, em uma das maiores enchentes já registradas na região, aconteceu um fato que mudou todo o ecossistema do Vale do Guaporé, em Rondônia.
Um Empresário boliviano tinha inúmeros tanques de criação de peixes da espécie pirarucu, entre animais adultos e alevinos. Havia, na época, cerca de 6 mil exemplares.
Devido ao aguaceiro, os diques de proteção se romperam e os peixes levados pela forte correnteza se espalharam pelos rios do Vale do Guaporé e seus afluentes.
Em pouco tempo os pirarucus logo se adaptaram ao novo Habitat e rapidamente começaram a se multiplicar. Como são vorazes e enormes predadores, em pouco tempo alteraram todo o ecossistema ao longo do Vale do Guaporé.
Resultado: os peixes nativos da região estão desaparecendo por causa da gula desses peixes de escama gigantesco.
Recentemente, conforme publicou o FOLHA DO SUL ON LINE, o ex-governador de Rondônia, Ivo Cassol, pescador e frequentador do Vale do Guaporé, fisgou um pirarucu de aproximadamente 2 metros e 130 quilos.
Após a captura do grande peixe, Cassol fez um alerta sobre a proliferação do pirarucu no Vale do Guaporé, além de expor a reclamação dos pescadores da região devido a falta de peixes (ENTENDA AQUI).
O Pirarucu é um peixe exótico, mas se adaptou muito bem na região do Vale do Guaporé. Até o momento, nenhum órgão governamental se manifestou sobre essa situação.
A não ser o IBAMA, que proibiu a pesca do pirarucu no Vale do Guaporé”
Fonte: Folha do Sul Online
0 Comentários