
Fia aprova entrada da Cadillac na Fórmula 1 a partir de 2026 (foto: GM).
Porto Velho, RO - A Federação Internacional do Automóvel (FIA), junto com a diretoria da Fórmula 1 (F1), a maior categoria do automobilismo mundial, confirmaram nesta sexta-feira (7) a aprovação final da Cadillac como mais nova equipe da competição, que fará parte do grid a partir de 2026.
O primeiro anúncio veio em novembro do ano passado, quando a própria General Motors (GM) confirmou que estava ingressando na F1 com a bandeira da sua marca de luxo, a Cadillac. Agora, a entidade máxima do automobilismo confirma a aprovação da 11ª equipe para a Fórmula 1, após 12 anos contando com 10 times.
“Como dissemos em novembro, o compromisso da General Motors de trazer uma equipe Cadillac para a Fórmula 1 foi uma demonstração importante e positiva da evolução do nosso esporte. Quero agradecer à GM e à TWG Motorsports pelo envolvimento construtivo ao longo de muitos meses e estou ansioso para receber a equipe no grid a partir de 2026 para o que será mais um ano emocionante para a Fórmula 1”, afirma Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1.
Um ponto interessante é que, com a aprovação da equipe Cadillac F1 pela FIA e o acordo de termos comerciais da Fórmula 1 com a americana, significa que a 11ª equipe de F1 estará no grid da Fórmula 1 no ano que a competição passará por uma grande reformulação, da motorização ao tamanho dos carros, uma das maiores dos últimos anos.
“Hoje marca um momento transformador, e estou orgulhoso de liderar a Federação nesta etapa progressiva para o campeonato. A expansão da Fórmula 1 para uma 11ª equipe em 2026 é um marco. A GM/Cadillac traz energia nova, alinhando-se com os novos regulamentos da FIA 2026 e inaugurando uma era emocionante para o esporte”, aponta Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA.
A Cadillac F1 tem como base as cidades de Fishers, Indiana, Charlotte, Carolina do Norte e Warren, Michigan nos Estados Unidos e em Silverstone, na Inglaterra, ela já conta com uma equipe de mais de 200 pessoas que trabalham em aerodinâmica, desenvolvimento de chassis e componentes, software e simulação de dinâmica de veículos desde que a proposta da equipe de entrar na Fórmula 1 foi anunciada, com o trabalho de desenvolvimento continuando em ritmo acelerado antes de ingressar no grid em 2026.
“Estamos felizes que a equipe Cadillac de Fórmula 1 seja oficializada, pois ela vem acelerando seu trabalho. Estamos incrivelmente gratos pelo apoio da FIA e da liderança da Formula One Management para nós e para nossos parceiros na TWG. A excitação só cresce à medida que nos aproximamos de exibir a expertise em engenharia da GM no prestigioso cenário global da F1”, afirma Mark Reuss, presidente da GM.
A americana já confirmou o ex-diretor esportivo da Marussia, Graeme Lowdon, como diretor da equipe e o veterano da indústria automotiva, Russ O’Blenes, como CEO, o que, segundo a empresa, contribuirá para que a Cadillac se torne uma equipe de “obra completa” até o final da década.
O próximo e mais importante passo da equipe deve ser o mais esperado deles, o anúncio dos dois pilotos que liderarão os carros da Cadillac na F1. Há expectativa que um deles seja o brasileiro Felipe Drugovich, que vem correndo em outras categorias pela marca americana e, atualmente, é o piloto de testes da Aston Martin na Fórmula 1.
Fonte: Por Geison Guedes
0 Comentários