
Porto Velho, RO - Para incentivar a cultura do café no âmbito local e estadual, o deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) solicitou ao governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), a aquisição de mudas de café robusta para distribuição aos produtores da agricultura familiar dos 52 municípios de Rondônia.
A aquisição solicitada pelo parlamentar deve ser realizada por meio do Programa Plante Mais, iniciativa do governo de Rondônia que visa fortalecer a agricultura familiar, especialmente a cafeicultura e a cacauicultura.

O café rondoniense é sinônimo de qualidade e ganhador de vários prêmios no âmbito nacional. Rondônia ocupa atualmente a 5° posição no ranking dos maiores produtores do país e o primeiro da Região Norte. Além disso, o estado se destaca como o segundo maior produtor de café robusta no Brasil, liderando a região Norte nesse quesito.
O parlamentar enfatiza a importância da presente solicitação ao governo de Rondônia. “O fortalecimento da cafeicultura é fundamental para impulsionar a economia rural e gerar renda para centenas de famílias em Rondônia. Ao solicitar a distribuição de mudas de café, buscamos incentivar os pequenos produtores, diversificar a produção agrícola e garantir mais oportunidades para o campo. Essa ação, além de beneficiar diretamente os agricultores familiares, contribui para o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, destacou.
Segundo o IBGE, Rondônia é responsável por 6,4% da produção nacional de café, ou seja, 3,1 milhões de toneladas. Os dados revelam que sete municípios de Rondônia estão entre os 100 maiores produtores de café do país, sendo eles: São Miguel do Guaporé, com produção de 44 mil toneladas, ficou na 2ª posição no ranking nacional; Alta Floresta d'Oeste (23 mil toneladas) no 20° lugar; Alto Alegre dos Parecis (quase 23 mil toneladas) em 23° lugar; Nova Brasilândia d'Oeste (18 mil toneladas) na 36° posição: Buritis (16 mil toneladas) no 43° lugar: Ministro Andreazza (15 mil toneladas) na posição 45: Cacoal (13 mil toneladas) em 63° lugar.
É importante mencionar que a distribuição das mudas de café fomenta a produção e fortalece a posição do estado de Rondônia como um dos maiores polos produtores de café no Brasil. Com base nisso, requer a promoção de políticas públicas que incentivem o crescimento da produção de café e a sua inserção em mercados cada vez mais exigentes.
Fonte: Por Jorge Fernando
0 Comentários