Calçados inadequados: um risco silencioso para sua saúde

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Calçados inadequados: um risco silencioso para sua saúde



Porto Velho, RO - Cuidar da saúde é essencial, mas muitas pessoas acabam esquecendo de cuidar de um dos principais membros do nosso corpo: os pés. Os especialistas em ortopedia alertam: nada é mais importante para a saúde dos pés do que um sapato confortável e adequado.

Afinal, um sapato inadequado pode causar bolhas, calos, riscos de deformação anatômica e danos nas articulações e estruturas ósseas que podem ser irreversíveis.

O que é um calçado inadequado?

De forma geral, o sapato inadequado é aquele que não é próprio para os seus pés: sapatos apertados, de números menores ou maiores, que machucam as pontas dos pés ou os calcanhares; sapatos que causam dor ao uso e qualquer outra situação em que seus pés se machuquem por conta do calçado.

Bolhas e calos

As bolhas causam bastante incômodo e, se forem estouradas ou maltratadas, podem se tornar infecções na pele. Geralmente, as bolhas e os calos são causados pelo uso de sapatos apertados, por conta da fricção entre o tecido do calçado e a pele – as bolhas costumam aparecer no dedinho e no calcanhar. Já os calos são causados pela sobrecarga na região dos pés.

Para evitá-los, prefira sapatos do tamanho ideal do seu pé e feitos com materiais mais macios.

Dor nas articulações

Principal consequência do uso de sapatos altos, a dor nas articulações, se não for tratada, pode gerar problemas na estrutura óssea. A concentração de peso em apenas um ponto dos pés, sem distribuição de peso, faz com que apareçam dores e outros problemas articulares.

Mas não são apenas os sapatos altos que causam isso: além de calçados com solas muito duras e não muito firmes, pessoas que já têm problemas morfológicos nos pés podem sofrer com tendinite, fascite plantar e artrite, como consequência do uso inadequado de sapatos.

Dor na planta dos pés

Um problema muito comum é a dor na planta dos pés após longas caminhadas. Isso pode ser gerado por irritação na pele e sobrecarga das articulações, que não encontram amortecimento na palmilha.

Para evitar isso, o ideal é ter sapatos confortáveis, com bom amortecimento e que tenham uma sola reforçada.

Como escolher o sapato ideal


Se você sofre com algum dos problemas listados acima, o ideal é procurar um médico ortopedista para obter instruções mais específicas e precisas para o seu caso. Um médico solicitará exames e saberá exatamente o tipo ideal de calçado para você.

A escolha do sapato não deve ser estética, mas, sim, guiada de acordo com suas necessidades e seu conforto. Escolha modelos que respeitem a sua anatomia, tenham um bom amortecimento e um material respirável. A parte traseira do calçado deve manter a estabilidade, e deve-se evitar o uso de salto alto por longos períodos.

Fonte: Tudorondonia/Foto: Créditos: iStock

Postar um comentário

0 Comentários