
Por Lúcio Albuquerque
RONDÔNIA
1947 – Noventa bois, transportados da Bolívia num batelão no Rio Guaporé, se afogaram perto de Guajará-Mirim quando o barco bateu numa pedra e os animais caíram numa cachoeira.
1950 – Cerca de 10 mil cruzeiros foram doados por moradores de Porto Velho para a campanha de instalação da Faculdade de Medicina em Manaus.
1976 – O delegado Edgar Brasil, responsável pelo inquérito que apura o desaparecimento do jornalista José Wilton Guedes, foi transferido, sem maiores explicações, da SSP para a Sead.
1982 – Josino Brito, candidato a prefeito de Cacoal, denunciou que no município 10 mil moradores não votarão porque falta o documento. E que padres estão pedindo votos para o PT e o PMDB.
1983 – Com participação de deputados do PMDB e do PDS, está sendo elaborado o projeto da Constituinte, mas a liderança peemedebista vai apresentar um projeto paralelo. Já no PDS a preocupação é a eleição do novo diretório estadual.
2003 – Fundada em Ji-Paraná a Academia Ji-paranaense de Letras – AJIL, presidida pelo jornalista João Vilhena.
HOJE É
Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Dia Nacional de Combate à Cefaléia. Dia Nacional do Físico. Dia Nacional do Defensor Público. Dia do Estudante de Direito.
Católicos celebram Santo Ivo, São Crispim de Viterbo, São Partênio, São Colágero, Santo Urbano I, São Pedro Celestino,
BRASIL
1894 – Nasce o marechal Henrique Lott, que duas vezes salvou a democracia brasileira. 2002 – O papa João Paulo II canoniza a italiana Madre Paulina de vida religiosa toda em Santa Catarina.
MUNDO
1989 – Um milhão de chineses protestam em Pequim por mais democracia. 1990 – A Alemanha Ocidental e a Oriental unificam suas moedas, seis meses depois da queda do muro de Berlim.
FOTO DO DIA
TEIXEIRA DERROTADO NO PDS
Era como se fosse uma “morte anunciada”. Desde 1981, quando o governador Jorge Teixeira designou o médico ji-paranaense Claudionor Couto Roriz para presidir o diretório regional do PDS, foi uma questão de tempo.
“Caciques” oriundos da Arena, incluindo o presidente regional Odacir Soares e o médico Leônidas Rachid não gostaram, e seus liderados também, que Claudionor, o ex-principal líder do PMDB na BR-364, tenha ganho o posto.
Ainda assim, na eleição de 1982, como precisavam de meios e do apoio de Teixeira, o “chá amargo” foi engolido, para que pudessem ser eleitos.
Desde fevereiro deste ano de 1983 quando se anunciou a eleição do diretório no próximo semestre, o grupo começou a se articular, com claros sinais que não topariam a reeleição de Roriz.
Segundo Desival Reis, amigo pessoal do governador e que acabou eleito presidente na chapa opositora a Roriz, ninguém queria afrontar o governador, mas evitar a continuidade de Claudionor, o que Teixeira não teria aceitado.
Foto: Rachid, médico da construção da BR-364, e deputado federal 1983/87.
0 Comentários