O Dia na História - BOM DIA 20 DE MAIO

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

O Dia na História - BOM DIA 20 DE MAIO



Por Lúcio Albuquerque

RONDÔNIA

1926 – O jornal Alto Madeira noticia a prorrogação, até dezembro, do “estado de sítio” decretado pelo presidente Washington Luís.

1928 – O pastor Januário Soares realiza o primeiro culto da Assembleia de Deus em Guajará-Mirim.

1948 – A 3ª Cia de Fronteira (PVh), faz leilão público de 14 animais pertencentes à corporação.

1975 – Assume o governo do Território o coronel Humberto da Silva Guedes, o 23º desde a criação do Território em 1943. Sua administração foi voltada à estruturação das bases com vistas ao Estado.

1982 – O presidente João Figueiredo manda ao Congresso Nacional, em “regime de urgência”, o projeto criando a Universidade Federal de Rondônia.

1984 – Choro e emoção das primeiras soldados da PM feminina, concluído o curso de sobrevivência na selva, último estágio para ingresso na corporação.

1986 – Lei estadual cria o município de Alvorada do Oeste.

1988 – Principal nome feminino do PMDB/RO, filiada desde o MDB, década de 1960, a deputada Odaísa Fernandes deixa o partido denunciando que a sigla está cada dia mais longe do discurso e da base.

HOJE É
Dia Nacional do Pedagogo. Dia Nacional do Medicamento Genérico. Dia do Comissário de Proteção da Infância e da Juventude. Dia Mundial da Abelha.
Católicos celebram Santa Áurea de Óstia, São Bernardino de Sena, Beata Colomba de Rieti,- Anúncio-

BRASIL
1972 — Morre Silas de Oliveira (n. 1916), autor de Aquarela Brasileira. 1989 — Criação de Palmas, capital do Tocantins.

MUNDO
325 – Começa o Concílio de Niceia, decisões: a transubstanciação, o purgatório, a veneração dos santos, a importância dos sacramentos e a autoridade papal. 1983 — A revista Science publica a descoberta do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH ou HIV).

FOTO DO DIA

TEIXEIRA DERROTADO NO PDS (III)

Durante a discussão da “Direta Já”, e a partir daí, os dois lados estariam mais distanciados, sendo comum boatos serem supostamente espalhados tanto pelo grupo de apoio ao governador Jorge Teixeira quanto pelos adversários.

Derrotada a proposta da “Direta Já”, a disputa pela indicação do PDS a presidente da República, gerou novos problemas, sendo atribuída a Teixeira a confirmação de que os votos do PDS seriam de Mário Andreazza.

Paulo Maluf venceu a convenção e, no mesmo período, era comum o grupo ligado a Odacir ser acusado de pressionar o presidente Figueiredo para exonerar Teixeira.

Em 1983, na véspera da promulgação da 1ª Constituinte, Teixeira criou os municípios de Rolim de Moura e Cerejeiras irritando os deputados que, diziam, tinham um acordo com ele para que a criação fosse via legislativa.

OBS: Durante a 1ª Constituinte (2.2.83 a 6.8.83), os deputados não podiam aprovar leis e o governador agia com base na Lei 41/1981 que criou o Estado.

F. Teixeira (d) chega para a promulgação com os ministros Andreazza (c) Andreazza (e). Foto Marcos Grutzmacher/ALE.

Postar um comentário

0 Comentários