
Porto Velho, RO - Ponte – Segundo o DNIT, as obras emergenciais nas pontes sobre os rios Candeias e Novo, em Candeias do Jamari, iniciadas esta semana tem previsão de conclusão em 30 dias. Após inspeções técnicas, foram constatados problemas estruturais (rachaduras nas pontes) nos quilômetros 693 e 669 da BR 364, a mais importante rodovia federal em Rondônia, que em períodos de safras de grãos (soja, milho, café), além de exportação de carne de gado pelo Rio Madeira, em Porto Velho, tem tráfego diário em torno de 2,5 mil carretas, bitrens e treminhões, além dos veículos de passeio. A pista é duplicada entre Candeias do Jamari e Porto Velho em cerca de 20 km e, devido as obras, uma das vias, a da ponte antiga, quando a rodovia, ainda, era de pista simples, para que sejam feitas as correções, está interrompida. Segundo inspeções técnicas, ambas não têm “condições seguras de tráfego”.
Reparos – O projeto do DNIT prevê a recuperação completa de ambas as pontes, onde serão utilizadas tecnologia extradossada, como as de pontes estaiadas com utilização de cabos externos para reforçar a superestrutura, que garante maior estabilidade e vida útil as obras. O projeto, segundo o superintendente regional do DNIT em Rondônia, André Santos, é “reaproveitar os pilares existentes e praticamente reconstruir toda a parte superior das pontes. Essa será a primeira vez, que Rondônia contará com pontes desse tipo”. Peças como barras de ancoragem e chapas metálicas são fabricadas em São Paulo, não há na região e, a primeira remessa já estaria a caminho. Está sendo aplicado no local o sistema “Pare-Siga”, porque a travessia é somente pela ponte mais nova (sentido Porto Velho-Candeias), deixando o complicado tráfego, ainda mais difícil, moroso e perigoso.
Trânsito – Rondônia está entre os cinco Estados da Federação com taxa maior de mortes no trânsito. Na maioria dos acidentes com óbitos estão envolvidos motociclistas, que hoje predominam, nas ruas e avenidas de Porto Velho, Capital do Estado com uma frota de cerca de 90 mil motocicletas. Rondônia, puxado por Porto Velho, está classificada entre os cinco Estados com maior número de acidentes com motocicletas. Levantamento do Atlas da Violência elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao governo federal, e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), uma organização sem fins lucrativos, as maiores taxas de mortes por acidentes com motos por 100 mil habitantes é a seguinte: Piauí: 21, Tocantins: 16,9, Mato Grosso: 14,7, Rondônia: 12,6.
Trânsito II – Temos acompanhado ações da Prefeitura de Porto Velho, sempre com o prefeito Leo Moraes (Podemos) à frente, que visam a melhoria do caótico trânsito da Capital, como o fim da proibição de estacionamento ao redor do Porto Velho Shopping, regulamentação da velocidade máxima urbana, inclusive às proximidades de semáforos, que foi readequada. Porto Velho, mesmo sendo uma Capital com mais de 500 mil habitantes e cerca de 300 mil veículos automotores continua sem estacionamento regulamentado na área central, e nas principais ruas e avenidas no Centro e nas Zonas Leste e Sul. Outro problema sério é a circulação diária de pás-carregadeiras, por exemplo, em locais e horários de enorme movimento no centro da cidade, inclusive na BR 319, em trechos das Avenidas Jorge Teixeira e na Imigrantes. As máquinas só podem se deslocarem com batedores (frente e atrás), mas circulam no meio dos automóveis como se fossem veículos comuns. Um absurdo, que deveria merecer maior atenção do prefeito Leo Moraes e sua equipe. É o fim da rosca...
Conselheiro – Se a intenção era apagar o fogo com gasolina, a tática funcionou. Há dias circulam em redes sociais, que o governador Marcos Rocha (União), que está no segundo mandato, e que pretende disputar uma das duas vagas ao Senado em 2026 estaria formatando seu futuro político e da família. Rocha e, convicto, que o seu vice, Sérgio Gonçalves (União), que assumirá o governo a partir de abril de 2026, porque ele (Rocha) terá que renunciar para disputar o Senado, irá concorrer à reeleição. O governador também estaria ciente, que Sérgio cuidará da sua campanha e não apoiará Rocha, que demitiu seu irmão (Júnior Gonçalves), da chefia da Casa Civil, após anos ocupando o importante cargo político. Também se comenta em redes sociais e, até em alguns sites, que Rocha estaria formatando vaga no Tribunal de Contas (TC) do Estado, para acomodar Sérgio. Assim, Sérgio teria que abrir mão de assumir o cargo de governador, para ser conselheiro vitalício. Assim o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Alex Redano (Republicanos-Ariquemes), assumiria o governo e poderia concorrer à reeleição. Se é verdade, ou não, os comentários provocaram até Nota Oficial do presidente do TC-RO, Wilber Coimbra, que assinou nota onde diz, que “é inadmissível que se propaguem conjecturas, que insinuem eventual renúncia voluntária para fins de criação de oportunidade político-partidária”
Respigo
A Câmara de Vereadores de Ariquemes anulou cassação do ex-vereador Rafael O Fera (Podemos). Como ele é o primeiro suplente de deputado federal, deverá assumir a vaga de Eurípedes Lebrão (União), que teve o mandato cassado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em março último. Ocorre que a Câmara dos Deputados, ainda, não acatou a decisão do STF +++ Fera foi cassado pela câmara de vereadores da legislatura anterior. A atual anulou a decisão dos “nobres-pares” da legislatura anterior +++ O governador Marcos Rocha (União) já sancionou o empréstimo do Estado superior R$ 985 milhões aprovado pelos deputados na última semana. Os recursos que virão de instituições financeiras, serão destinados a investimentos em obras no Estado +++ Além de o governador Marcos Rocha, que pretende disputar uma das duas vagas ao Senado em 2026, Luana Rocha, esposa, e Sandro Rocha de Souza, irmão também pretendem entrar na disputa. Luana, que é secretária de Estado de Ação Social, a deputada federal, e Sandro a estadual +++ O Fortaleza joga hoje (13) pela Libertadores, a partir das 20h30 contra o Atlético Bucaramanga da Colômbia. O jogo é na capital cearense +++ Pela Sul Americana o Vasco enfrenta o Lanús, na Argentina. E o Grêmio, o Godoy Cruz, às 18h em Porto Alegre.
Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
0 Comentários