.jpeg)
Porto Velho, RO - Com o compromisso de fortalecer a agricultura familiar e promover o desenvolvimento sustentável no campo, o governador de Rondônia, Marcos Rocha realizou mais uma importante ação voltada aos produtores rurais do estado com a entrega de trator agrícola de pneus, grade aradora e carreta agrícola, totalizando um investimento de R$ 265.583,84 com recursos próprios do governo do estado, nesta quarta-feira (2), em Alta Floresta d' Oeste.
.jpeg)
A entrega dos equipamentos, que vai beneficiar diretamente comunidades tradicionais, agricultores familiares e povos indígenas, faz parte da estratégia da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) para fortalecer a mecanização agrícola, aumentar a produtividade no campo e valorizar práticas sustentáveis de cultivo.
Para o governador Marcos Rocha, investir no campo é investir no presente e no futuro de Rondônia. “Os equipamentos vão ajudar os pequenos produtores a trabalhar com mais eficiência, menos esforço físico e mais resultado, promovendo dignidade e desenvolvimento para quem vive e produz no campo,” ressaltou.
.jpeg)
O maquinário será utilizado principalmente no apoio à produção de café de qualidade (Robustas Amazônicos), cultivado de forma agroecológica, sem herbicidas e com respeito à tradição local, além da produção de açaí, beneficiado em uma agroindústria comunitária regularizada com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que envolve cerca de 30 famílias.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, a iniciativa representa um avanço importante na consolidação de políticas públicas para o fortalecimento das cadeias produtivas. “O governo do estado está levando tecnologia e condições reais para que os produtores possam crescer, destacando que a entrega é mais um passo na construção de uma Rondônia que valoriza quem trabalha na terra e contribui para a segurança alimentar do estado.
Representando a comunidade indígena beneficiada, o líder Valdir Aruá afirmou que o trator vai facilitar o trabalho da comunidade e agradeceu ao governador Marcos Rocha por lembrar da população indígena. “Com os equipamentos, será possível produzir mais e com mais qualidade,” comemorou.
Além de facilitar o preparo da terra, os equipamentos irão contribuir com a redução do esforço manual, otimização do tempo e estímulo à economia local. O objetivo do governo do estado, com esse investimento, é ampliar a produção, melhorar a qualidade de vida no campo e garantir a continuidade de práticas sustentáveis que respeitam o meio ambiente e as tradições culturais de Rondônia.
Fonte: O Observador
0 Comentários