
Secretário nacional de Economia Popular e Solidária e ex-ministro em gestões petistas, Gilberto Carvalho. (Foto: Elineudo Meira/PT-SP).
Porto Velho, RO - A Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC), aprovou um requerimento para que o petista Gilberto Carvalho, secretário nacional de Economia Popular e Solidária, preste esclarecimentos sobre contratos da secretaria com organizações não governamentais (ONGs).
O objetivo é obter detalhes sobre os acordos firmados pelo órgão ligado ao Ministério do Trabalho.
O convite surge em meio às discussões sobre o Acórdão nº 1355/2025, do Tribunal de Contas da União (TCU), que determinou, em 18 de junho, a suspensão de repasses federais destinados à retirada de lixo na Terra Indígena Yanomami, em Roraima.
O contrato celebrado entre a Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES) e uma ONG despertou suspeitas quanto à execução e ao destino dos recursos.
O requerimento para ouvir Carvalho, que foi ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, no período de 2011-2014, sob a gestão da petista Dilma Rousseff e Chefe de Gabinete da Presidência da República entre 2003 a 2010 (governo Lula 1 e 2), foi aprovado pelo presidente da CTFC, senador Dr. Hiran (PP-RR).
O parlamentar defendeu a iniciativa, destacando a importância do papel fiscalizador do Congresso.
“É preciso assegurar a correta aplicação dos recursos públicos, especialmente em áreas sensíveis como a proteção de comunidades indígenas”, afirmou Hiran.
A data da oitiva ainda não foi definida.
Fonte: Por Mael Vale
0 Comentários