Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

IMPACTO Saiba se as tarifas anunciadas por Trump comprometem a soja brasileira

Imagem gerada por IA

Porto Velho, RO - O anúncio do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira (9), sobre a imposição de tarifas adicionais de 50% a produtos brasileiros, acendeu um sinal de alerta no agro. Agora, a atenção se volta para os possíveis reflexos sobre a cadeia da soja. Segundo a Aprosoja Mato Grosso, a medida ameaça a competitividade da produção brasileira, pressiona o transporte e pode agravar a inflação.

Os Estados Unidos são um dos principais parceiros comerciais do Brasil, especialmente no setor agropecuário. Entre os produtos exportados estão carnes, café, suco de laranja e etanol de milho. Em nota, a associação diz que o aumento nas exportações de proteína animal, por exemplo, está ligado ao consumo de soja e milho, já que a nutrição de aves e bovinos depende de rações à base desses grãos. Caso as vendas de carne diminuam, a demanda por grãos pode cair, gerando excedente interno e pressão sobre os preços.

Além disso, o Brasil depende da importação de combustíveis prontos dos EUA, como óleo diesel, gasolina e nafta, itens para a produção agrícola e o transporte de alimentos. Se esses insumos forem afetados pelas tarifas, os custos de produção sobem, refletindo nos preços finais. O mesmo vale para máquinas agrícolas e tecnologias de ponta, cuja entrada pode ser dificultada por barreiras comerciais, travando a modernização no campo.

Com inflação elevada, há ainda o risco de aumento da taxa Selic, encarecendo o crédito rural, que já é um dos mais caros da história recente. Isso pode desestimular produtores, em um momento em que o agronegócio responde por cerca de 25% do PIB nacional e lidera a geração de empregos no país. Qualquer instabilidade nesse setor compromete a economia das regiões produtoras e o abastecimento urbano. Trump ainda sinalizou que, caso o Brasil reaja com retaliações, o valor das tarifas pode ser somado, agravando ainda mais o cenário.

Fonte: Por Gabriel Almeida

Postar um comentário

0 Comentários