
Porto Velho, RO - Mudanças – Existe expectativa enorme nas reformulações administrativas-políticas, que foram anunciadas pelo governador Marcos Rocha (União) e o prefeito de Porto Velho, Leo Moraes (Podemos), no mês de junho. Desde a demissão do chefe da Casa Civil Junior Gonçalves e a ascensão de Elias Rezende para o cargo político mais importante do Governo do Estado, que estão previstas mais mudanças, que não aconteceram. Já Leo Moraes disse em programa de entrevistas também em junho, que a reforma administrativa já estava aprovada (a precisão era anunciar hoje-3). Admitiu que deverá ocorrer, além da reforma, mudanças de alguns nomes da equipe de governo, “para que a gente possa cada vez mais avançar”, no projeto de governo. “Não tenho nada a criticar, mas é necessário realizar mudanças”, disse. Que elas ocorram neste mês de recesso administrativo, pois o Orçamento 2026 de Porto Velho está sendo elaborado por Leo e sua equipe e precisa de análise, discussão e votação dos vereadores até a primeira semana de dezembro.
Eleições – A sucessão estadual é um dos assuntos predominantes nos bastidores da política, devido a sua importância para o futuro do Estado. Em outubro do próximo teremos eleições gerais (presidente da República, governadores e os vices; duas das três vagas ao Senado dos Estados e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas). Mas a disputa pelo Governo do Estado é a pauta, devido a sua importância não somente política, mas econômica e socialmente. É fundamental destacar, que o governador Marcos Rocha (União), reeleito em 2022 só poderá concorrer em 2026, se for para outro cargo, mesmo assim, terá que renunciar ao mandato seis meses antes das eleições. E Rocha tem um sério problema a resolver pela frente...
Governador – Na primeira quinzena de fevereiro Rocha demitiu seu chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, cargo que ocupou durante cerca de seis anos nos dois mandatos. O vice-governador no segundo mandato é Sérgio Gonçalves, que também ocupa o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado. Ele é irmão de Júnior. Em junho, Rocha, em uma das suas viagens oficiais ao exterior, estava em Israel, quando o País foi atacado pelo Iran. Constitucionalmente, quando viaja fora do País, o governador pode ficar até 15 dias sem a necessidade de pedir autorização da Assembleia Legislativa. Se tiver que ultrapassar o prazo, o vice assume. Como Rocha ficou “preso” em Israel, inclusive em abrigos especiais junto com outras autoridades, que estavam na comitiva, os deputados mudaram item da Constituição dando condições a Rocha de continuar administrando o Estado, mesmo fora do País, por prazo indeterminado.
Precipitado – Antes de viajar, Rocha nomeou o novo chefe da Casa Civil, Elias Rezende, pessoa de confiança do governador desde a primeira campanha. A nomeação, durante a ausência de Rocha foi criticada por Sérgio, provavelmente magoado com a demissão do irmão (Júnior), dizendo que Rezende “não tem perfil nem estatura para o cargo”. Rocha voltou e demonstrou insatisfação com o posicionamento de Sérgio, pois quem demite e nomeia é ele. Se Rocha for candidato a uma das duas vagas ao Senado, como planeja, terá que renunciar seus meses antes, Sérgio assumirá e poderá disputar a reeleição. Certamente não irá apoiar Rocha ao Senado, um problema para os planos do governador. Caso Rocha abra mão da candidatura e conclua o mandato, sua mulher, a secretária de Ação Social, Luana Rocha, que tem praticamente assegurada eleição à Câmara Federal não poderá concorrer devido ao grau de parentesco, assim como seu irmão, Sandro, diretor-geral do Detran-RO que formata uma candidatura a deputado estadual. E durma-se com um barulho desses...
Expobur – A 8ª edição da Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur), aberta na quarta-feira (2) também disponibiliza cursos de capacitação oferecidos pela Escola do Legislativo (EL), mantida pela Assembleia Legislativa (Ale). Durante a importante mostra agropecuária estão sendo ministrados cursos de Libras, Redação para o exame nacional do Ensino Médio (Enem) e Noções de Primeiro Socorros, no estande da Ale-RO. A Expobur será encerrada no domingo (6). Hoje (3) curso de Capacitação de Primeiros Socorros (9h às 12h), Redação para o Enem (17h às 18h30), e à noite, palestras. Dia 4, Oficina de Libras (9h às 12h), Oficina de Oratória (14h às 18h30), Redação para o Enem (17h às 18h30) e palestras à noite. Os cursos são gratuitos e os concluintes recebem certificados. “As exposições agropecuárias são oportunidades para levar educação cidadã e legislativa a um público específico, formado por produtores rurais, empreendedores do agronegócio e estudantes da rede pública de ensino”, disse o diretor da Escola do Legislativo, Welys Assis.
Respigo
O procurador geral do Estado, Thiago Denger, estaria na lista de nomes em condições de ocupar uma importante secretaria de Estado do governo Marcos Rocha. Quem viver verá... +++ Até o próximo dia 10 o município de Ouro Preto do Oeste estará sendo administrado pelo vice-prefeito, Job Leonardo Júnior (PL). É que o prefeito Alex Testoni (União) está de licença por dez dias para tratar de assuntos particulares +++ Hoje (3) o Banco Central lança a cédula de R$ 500 tendo o bicho-preguiça estampado. Interessante que as cédulas estão desaparecendo, inclusive a de R$ 200, já colecionáveis, porque encontra-las em circulação não é tarefa das mais fáceis +++ O Brasil é mesmo um País diferenciado. Tem coisa que nem Sigmund Freud, médico neurologista austríaco, considerado o pai da psicanálise conseguiria entender.
+ Chopp Colônia. Experimente o melhor chopp do Brasil.
+ Entre em contato pelos números: (69) 99231-2322 e (69) 99231-5970 para reservar seu barril.
Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
0 Comentários