
Por Lúcio Albuquerque
RONDÔNIA
1918 – Nomeados, o coronel Antônio José da Silva Júnior e o tenente-coronel João Vilhena de Aquino, para organizar as forças de 2ª linha (Guarda Nacional) na região de Porto Velho.
1926 – Lei aprovada pela Assembleia de Mato Grosso eleva o povoado de Presidente Médici (Guajará-Mirim), à condição de “cidade”.
1967 – O deputado federal Cunha Bueno (Arena/SP) pede ao governo a conclusão da BR-364, até Cruzeiro do Sul (AC), para integrar o traçado da BR ao restante do país.
1981 – Moradores do conjunto Santo Antônio (PVh), devido à inércia da prefeitura em agir contra invasão de área prevista para ser uma praça, reagem e derrubam a cerca colocada no local pelos invasores.
1981 – O Banco do Brasil anuncia mais 6 agências em Rondônia: Ouro Preto, Médici, Colorado, Costa Marques, Espigão, Pimenta Bueno ou Jaru.
1982 – O presidente João Figueiredo assina, no museu da Madeira-Mamoré, a Lei nº 7011, que cria a Universidade Federal de Rondônia – UNIR.
1982 – Dirigentes do PDS, PMDB e PT, inscritos na 1ª eleição estadual, temem que a obrigação de votar 7 vezes, em 11 municípios (dos 13, Porto Velho e Guajará-Mirim não elegerão prefeitos) confunda o eleitor. Ver FOTO DO DIA.
HOJE É
Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. Dia Mundial da Alergia. Dia Nacional do Padeiro.
Católicos celebram Santos Áquila e Priscila (Mártires), Santo Eugênio III, Beato João Schiavo
BRASIL
1698 – Fundação da cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto – MG). 1820 – O rei de Portugal, D. João VI, torna independente da Bahia a capitania de Sergipe. 2014 – Vergonha no Mineirão: Alemanha 7×1 Brasil.
MUNDO
1621 – Nasce Jean de La Fontaine (m. 1695), escritor (fábulas “Cigarra e a Formiga”, “O Lobo e o Cordeiro” etc.
O VOTO “CAMARÃO” EM RO
Pelo Art 5º da LC 41/1981 o governador de Rondônia seria eleito só em 1986, por isso a eleição de 1982 passou a ser chamada “eleição camarão”: não tinha “cabeça” e, ainda, depois de três anos à frente do Território, para o governador Jorge Teixeira o resultado diria se o eleitor aprovava ou não o seu governo.
Além do PDS, de Teixeira, disputavam o PMDB, liderado pelo deputado federal Jerônimo Santana e o PT que foi para dar visibilidade ao partido. O governo entendia que: ganhando o PDS, a vitória seria de Teixeira. Se perdesse, ele seria o grande derrotado.
Em 1981 Teixeira cooptara o líder do PMDB na BR-364, o médico Claudionor Roriz, e deu a ele a presidência do PDS/RO.
Na época a lei eleitoral permitia campanha aberta na mídia. No domingo, 14 de novembro, véspera da eleição, Teixeira fala nas TVs e rádio e pede votos para os candidatos do PDS.
A resposta? O PDS ganhou todas 11 prefeituras, fez maioria nas câmaras municipais, na Assembleia Legislativa, 5 dos 8 deputados federais, e os 3 senadores.
Foto: Recorte jornal Alto Madeira, 16.11.82
0 Comentários