TJ de Santa Catarina implanta Vara Estadual de Organizações Criminosas, mudança importante em cargo político, assinatura da concessão da BR 364 na sexta-feira

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

TJ de Santa Catarina implanta Vara Estadual de Organizações Criminosas, mudança importante em cargo político, assinatura da concessão da BR 364 na sexta-feira



Porto Velho, RO - Mudanças – O assunto ainda está concentrado nos bastidores da política, mas a fonte é segura. Peça importante na estrutura administrativa da Assembleia Legislativa (Ale) estaria de mudança para a Prefeitura de Porto Velho, ação que deverá ser concluída, antes do final do recesso parlamentar. O futuro integrante da equipe de o prefeito Leo Moraes, que preside o Podemos no Estado, esteve ao lado do Chefe do Executivo portovelhense, na passagem –positiva– de Moraes pela chefia do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), cargo que foi importante na sua caminhada rumo à prefeitura do município política, econômica e socialmente de Rondônia. A expectativa é para saber, quem terá a responsabilidade de ocupar o cargo do “futuro-ex” secretário de primeira linha da Ale-RO. O assunto domina os bastidores, o martelo já teria sido batido, mas por enquanto, ele está “fechado em copas” (silencioso, calado).

Anonimização – A princípio a palavra é meio estranha, mas existe. O Tribunal de Justiça (TJ) de Santa Catarina implantou a Vara Estadual de Organizações Criminosas (VEOC) com sede em Florianópolis (Capital do Estado). A Vara centralizará o processamento de crimes envolvendo organizações criminosas. Segundo a resolução, “todos os atos judiciais - decisões, despachos, registros em sistema - serão identificados apenas como oriundos da vara, sem qualquer referência nominal aos juízes ou servidores”, e “prevê condução de ações contra organizações criminosas por juízes e servidores anônimos”. As audiências serão online com distorção facial e vocal dos magistrados e contará com apoio tecnológico da 456Microsoft, para garantir o anonimato, mesma situação que poderá ocorrer com as testemunhas. A unidade nasce com acervo inicial de 2.087 processos - sendo 1.841 em andamento e 246 suspensos. O TJ do Rio de Janeiro também estuada a implantação de sistema semelhante.

BR 364 – Na sexta-feira (18) estará sendo assinado (após mais de 4 meses da realização do leilão), em Brasília, o primeiro contrato de concessão do trecho da BR 364, que liga Porto Velho a Vilhena com cerca de 700 quilômetros entre a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e o consórcio vencedor 4UM/Oportunitye (único participante), que terá 30 dias para assumir a administração da rodovia e dar início às atividades previstas no contrato de recuperação, conservação, manutenção e implementação de melhorias com previsão de R$ 10 bilhões em investimentos. O trecho batizado de Rota Norte terá sete praças de cobrança de pedágios e, apesar da intervenção, tardia, da Bancada Federal (senador, deputado) pois só ocorreu, após o leilão, contestando uma série de possíveis irregularidades, inclusive de a possibilidade de o custo de ida e volta de uma carreta em torno de R$ 700, o contrato será homologado esta semana.

Segurança – Julho é o mês de férias e a Polícia Militar (PM) de Rondônia reforçou o policiamento em áreas estratégicas intensificando o patrulhamento contínuo devido as férias escolares e viagens de famílias, que reduz o fluxo nas ruas e ampliam os furtos e roubos em residências desocupadas durante o período. “A campanha de conscientização e prevenção é continua. Nesse período de férias escolares há um reforço no policiamento, principalmente nas áreas residenciais, sempre com foco na preservação da segurança da comunidade”, disse o comandante regional de policiamento Wilton Amorim. Também é realizada uma campanha de conscientização recomendando ao sair de casa comunicar sempre alguém próximo para cuidar da residência na sua ausência, não deixar a luz da residência apagada de forma contínua; redobrar a atenção ao sair de casa e sempre verificar as portas e janelas para não deixá-las abertas. Em caso de emergência ligar para o 190, pelo app Cidadão RO ou pelas redes da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) – Telegram, Facebook e Instagram.

Trânsito – Um dos inúmeros problemas de Porto Velho é o trânsito desorganizado, violento e pouco fiscalizado. A Capital de Rondônia tem aproximadamente 100 mil motocicletas, e representa mais de 40% da frota de veículos automotores. Nos semáforos existem até uma faixa para os veículos de duas rodas, antes das faixas de segurança, para facilitar a parada e deslocamento. As motos lideram o índice de acidentes com cerca de 70% deles envolvendo elas. Ultrapassagens pela direita, “furo” em semáforos, velocidade excessiva, são algumas imprudências rotineiras no trânsito de Porto Velho, “exclusividade” dos motoqueiros. E o mais agravante é a falta de orientação, de fiscalização, de sinalização e, se necessário, punição. Os Agentes de Trânsito, desapareceram apesar da inoperância, mas as vezes, a presença física inibia os excessos. Hoje nem isso. Porto Velho precisa urgentemente de organização e rigidez no trânsito, para se evitar o excesso de acidentes, quase sempre envolvendo motocicletas.

Respigo
O governador Marcos Rocha e o vice, Sérgio Gonçalves, ambos do União Brasil, parece que deram uma trégua no bate-boca da última semana. Sérgio, que ocupava a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico-Sedec foi demitido por Rocha, após criticar a nomeação do chefe da Casa Civil, Elias Rezende, pela mídia regional e afirmar, que é candidato a governador em 2026 +++ Durante cinco dias a 44ª Expojipa (9 a 13/7) movimentou a Região Central com rodeios, shows artísticos com artistas consagrados e enorme movimentação de público. Os números, ainda, não foram divulgados, mas a previsão é de público recorde, acime de 100 mil pessoas nos dias de mostra +++ Sem chuva, porque estamos no Verão Amazônico (seca durante meses) Porto Velho tem temperaturas mínima de 29 graus e máxima de 35 graus. A previsão para os próximos dias não é diferente, por isso, o ar-condicionado é imprescindível em casa, no carro e no trabalho.
* Pensamento: “A natureza nos deu uma única boca e dois ouvidos para que possamos ouvir o dobro do que falamos”. Zenão de Cítio, fundador do estoicismo.
+ Aniversários, casamentos, reuniões com os amigos não pode faltar o Chopp Corona, o melhor do Brasil.
+ + Disk Chopp: (69) 99.231.2322 e 99.231.5970.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Postar um comentário

0 Comentários