Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Com apoio do Governo de RO, produtores de Machadinho do Oeste se destacam em concurso leiteiro no Vale do Jamari


A campeã superou as expectativas dos técnicos e produtores e produziu 73,1 litros de leite por dia


Porto Velho, RO - Concurso leiteiro regional do Vale do Jamari realizado na cidade de Ariquemes apresentou animais com produção diária que superou as expectativas, os primeiros lugares das categorias vaca e novilha foram para Machadinho do Oeste, confirmando a aptidão do município na atividade leiteira. A vaca novelinha da senhora Hosana Damasceno foi a campeã, com uma produção de 73,1 litros de leite por dia, e na categoria novilha a campeã foi Ousada, de Mateus Oliveira, que produziu 51,27 litros dia, ambos orientados pelo extensionista Fernando Arnês de Castro, da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO). O evento aconteceu entre os dias 28 a 30 julho.


Vacas de primeira cria ainda estão em desenvolvimento do seu potencial produtivo, e esta campeã produziu 51 litros/dia


Para atender os produtores de leite o governo do Estado criou o Programa Consultec que é executado pela Emater-RO, trata-se de uma consultoria técnica e de gestão das propriedades dedicadas à produção leiteira. O programa disponibiliza profissionais especializados para acompanhar de modo intensivo os produtores prestando assistência técnica e suporte na gestão da propriedade rural, para alcançar a máxima eficiência na produção leiteira.

O governador Marcos Rocha enfatiza o cuidado do governo com esta atividade. “A pecuária leiteira é fundamental para a geração de emprego e renda no campo, e é importante para a segurança alimentar da população”, disse o governador Marcos Rocha.

As altas produtividades alcançadas no concurso leiteiro da região do Vale do Jamari revelam a importância do serviço de assistência técnica público e gratuito, oferecido pelo governo de Rondônia, através da Emater-RO. Também confirma a aptidão de Machadinho do Oeste para a pecuária leiteira.

Os proprietários da vaca campeã do concurso deste ano, seguem todas as orientações técnicas da Emater-RO, inclusive já utilizam a avançada tecnologia para criação de vacas de leite conhecida como sistema Compost Barn, modelo técnico que prioriza o conforto e bem estar animal.

Fonte:Texto: Enoque de Oliveira Fotos: Alessandro Pedralli Secom - Governo de Rondônia

Postar um comentário

0 Comentários