
Por Lúcio Albuquerque
RONDÔNIA
1912 – O governo de Mato Grosso instala a comarca do município de Santo Antônio do Madeira.
1946 – Inaugurado o sistema de Rádio Comunicação do Governo do Território.
1948 – O Jornal “Alto Madeira” promove a eleição da “Miss Guaporé”, através de votação popular com a colocação dos votos numa urna na redação do jornal.
1957 – Abertas inscrições para formação do quadro o Corpo de Bombeiros Voluntários, sob responsabilidade do capitão Esron Penha de Menezes.
1981 – A prefeitura já entregou documentos de terras a mais de mil pessoas e a há previsão de despejar nenhuma família, conforme o prefeito Sebastião Valladares.
1983 - 1983 – Acontece a 1ª sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia e o primeiro orador foi o deputado Sadraque Muniz, de Ji-Paraná.
1987 – O líder da bancada do PMDB, deputado Genival Nunes pede ao governador Jerônimo Santana (PMDB) que renuncie o cargo para evitar desgaste maior do partido.
1988 – A coligação PMDB/PSDB para a prefeitura de Porto Velho, “explodiu”. PFL e PDS já definiram a chapa com Chiquilito Erse e Amizael Silva a prefeito e vice.
HOJE É
Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Dia Mundial do Pedestre. Dia do Pároco. Dia Nacional do Elos Internacional da Comunidade Lusíada. Dia Internacional do Gato.
Católicos celebram São Domingos de Gusmão, Santos Mártires Ciríaco, Largos e Esmeraldo,
BRASIL
1709 — O “padre voador”, o religioso brasileiro Bartolomeu de Gusmão (1685/1724) inventa o balão de ar quente. 1908 — Dois anos após o voo público de Santos Dumont, os irmãos Wilbur e Orville Wright fazem seu 1º voo na pista de corrida em Le Mans.
MUNDO
1863 – Fundado o Comitê Internacional para Ajuda aos Militares Feridos, a partir de 1876 Comitê Internacional da Cruz Vermelha. 1960, uma empresa farmacêutica (EUA) lança a 1ª pílula anticoncepcional.
FOTO DO DIA
O primeiro jornal estudantil em Porto Velho circulou em 1917, impresso em folha de papel A-4, frente e costas, e na capa “derramava” elogios ao professor de Português, por ser um “moço de muita competência”.
Em 1956 outro jornal, agora com redação no colégio “Carmela Dutra”, sendo diretores os estudantes José Bastos da Silva, Abnael Machado de Lima (*) e Cunegundes Queiroz.
Em sua 3ª edição, composta em máquinas de datilografia, impresso em A-4, a manchete principal era “Surgem Novos Pioneiros da Imprensa” cintando “O Martelo”, “O Berro” e “O Juvenil”.
Na capa “O Estudante” protestava contra coluna assinada pelo professor Enos Eduardo Lins, no jornal “O Guaporé” acusando Enos de ter agredido o aluno Osmar Pinheiro Maués, um dos redatores do jornal.
Há uma análise feita por Silveira Borges (não identificado se aluno, professor ou amigo dos redatores) sobre o poeta brasileiro Augusto dos Anjos, cognominado "poeta da morte" e uma coluna social assinada por Guilherme Luz com a reportagem sobre “Garotas em Desfile.
(*) Escritor, fundador da Academia de Letras de Rondônia
0 Comentários