
Porto Velho, RO - Prefeito – No processo político-eleitoral brasileiro não há como participar e conseguir sucesso, sem estar antenado com as redes sociais. A Plataforma MonitoraBR em parceria com Zeeng Social Media Benchmarking, realizou pesquisa sobre o assunto, com mais parceiros paranaenses, realizaram um palanque eleitoral online. O resultado apontou na liderança o deputado federal Nicolas Ferreira (PL-MG), que ficou à frente de políticos como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente Lula da Silva (PT). Mas é importante destacar, que o prefeito de Porto Velho, Leo Moraes, presidente regional do Podemos está na lista dos 100 políticos brasileiros mais influentes no Instagram em 92º lugar. Leo é o único político de Rondônia citado na lista divulgada pelos responsáveis pela pesquisa.
Mulheres – A iniciativa de o prefeito de porto Velho, Leo Moraes (Podemos), de realizar eleições diretas para os administradores distritais, além de democrática, vem de encontro à necessidade de maior participação da mulher no processo político-partidário. Os eleitores de Porto Velho elegeram, via voto direto 13 administradores. Antes somente uma mulher comandava, politicamente um distrito, a partir de agora são cinco, o que demonstra a importância de incentivar o público feminino a marcar presença na política. A posse na sexta-feira (1º) no Teatro Banzeiros. “Fico muito feliz em ver mulheres batalhadoras, guerreiras e comprometidas com suas comunidades se destacando e participando ativamente do nosso cotidiano político. As expectativas são as melhores para que possamos, juntos, levar as melhorias tão necessárias aos nossos distritos”, disse Leo Moraes.
Assembleia – Hoje (6), a partir das 18h ocorre o lançamento do livro “40 Anos de História do Parlamento Rondoniense”, do advogado Carlos Manvailer, secretário Legislativo da Assembleia Legislativa (Ale), no auditório do legislativo estadual com a Noite de Autógrafos. Manvailer, advogado e profundo conhecer das atividades legislativas durante as décadas prestando serviços técnicos na Ale-RO optou pela elaboração de um livro contando um pouco do muito da parte técnica-burocrática do Poder Legislativo. A data de hoje é comemorativa e marca a promulgação da Constituição Estadual, em 1983. Os 40 anos de o Parlamento Estadual são contados em detalhes, de forma simples e objetiva pelo experiente e dedicado Manvailer, ou o “Carlão”, como nos acostumamos a chama-lo, que, além de orientado e, chefe de uma área sensível e da maior importância do Poder Legislativo, traz no seu livro um espelho do importante segmento político do Estado.
Minérios – Recentemente o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes fez um alerta da maior importância, que muito tem a ver com a Amazônia. Segundo ele, 50% das riquezas minerais do Brasil saem do País de forma ilegal, via contrabando. Nardes fez o alerta quando participava de uma missão na África, em Zâmbia, próxima a Angola, sobre governança na mineração. “Poderíamos ter uma renda muito maior se houvesse governança na área da mineração. Mas, infelizmente, o contrabando leva boa parte da nossa riqueza”, afirmou. Prisão de Bruno Mendes pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Boa Vista (RR), pela BR 401 com 103 quilos de ouro avaliados em cerca de R$ 60 milhões. É o fim da rosca...
MDB – O partido, a exemplo do PT vem perdendo espações a cada eleição em Rondônia e na maioria de os estados. Na atual legislatura o MDB tem somente dois deputados estaduais, Luiz Schincagli, o Dr. Luís do Hospital (Jaru) e Jean Oliveira, com base eleitoral em Porto Velho. Nas eleições de 2022, Luís somou 18.248 votos, o oitavo mais bem votado, e Jean 17,125 votos, décimo colocado. Caso ambos permaneçam no mesmo partido, Jean terá condições de se eleger para mais um mandato, que seria o quarto consecutivo, porque Luís, que exerce o primeiro, está sendo avaliado como um dos parlamentares, que disputarão a reeleição, com chances de estar entre os três mais bem votados. Tem uma base eleitoral expressiva, apoio de grupo empresarial forte e certamente não terá dificuldades para se reeleger. Se Oliveira se manter no MDB, também poderá conseguir mais um mandato, graças a expectativa de votação significativa de Luís do Hospital. Quem viver verá...
Respigo
Na sexta-feira (8) o presidente Lula da Silva (PT) e ministros estarão em Rondônia, quando serão anunciadas ações do Governo Federal voltadas para o desenvolvimento do Estado em áreas como educação, transportes e energia. A construção da ponte em Guajará-Mirim sobre o Rio Mamoré ligando o Brasil e Guayaramerin, na Bolívia deverá ser anunciada +++ A cerimônia principal será no Teatro Estadual Palácio das Artes (15h30), em Porto Velho. Desde o início da semana, que o pessoal ligado a segurança e organização do Governo Federal está trabalhando na Capital +++ Comenta-se nos bastidores da política, que no mínimo dois deputados trocarão de partidos até as convenções municipais de abril do próximo ano. Ambos com bases eleitorais em municípios localizados nos dois extremos do Estado +++ O PL tem na atual legislatura dois deputados na Ale-RO. Jean Mendonça, de Pimenta Bueno e Eyder Brasil, de Porto Velho +++ Eyder era suplente e assumiu o cargo com a renúncia de Affonso Cândido (PL), que se elegeu prefeito de Ji-Paraná e tomou posse em janeiro deste ano. Jean e Eyder trabalham a reeleição.
+ Na hora de comemorar com os amigos, festas de aniversários, casamentos, datas importantes, não pode faltar o Chopp Corona, o melhor do Brasil.
+ Faça sua reserva pelo Disk Chopp: (69) 99.231.2322 e 99.231.5970.
Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
0 Comentários