Cadê a lista, governador? População quer saber quem está mamando na propaganda de Marcos Rocha

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Cadê a lista, governador? População quer saber quem está mamando na propaganda de Marcos Rocha


Marcos Rocha (União Brasil) está com os microfones abertos para pavimentar sua possível eleição ao Senado. Sua mulher, Luana Rocha, e o irmão, Sandro Rocha, também sonham com a Câmara e a Assembleia, respectivamente. Dinheiro para irrigar a mídia amestrada é que não falta. Na foto, o governador e a mulher, que se dizem evangélicos, fazem arminha


Porto Velho (RO) – Quase R$ 26 milhões em publicidade institucional. Isso mesmo: vinte e seis milhões de reais do seu, do meu, do nosso dinheiro, sendo despejados em rádios, TVs, jornais e sites do Estado de Rondônia. E o cidadão, coitado, sem nem saber para onde vai cada centavo dessa bolada. Mas calma, o Ministério Público de Rondônia está de olho – e a gente também.

A recomendação do MP-RO à Secretaria de Comunicação (Secom) é clara como água mineral: divulgar, em portal de transparência, a relação completa dos veículos de comunicação contratados, os valores pagos, os critérios usados para seleção e, pasme, até os resultados alcançados com as campanhas. É pedir muito? Pelo visto, para o Governo Marcos Rocha (União Brasil), sim.

Afinal, transparência nessa área parece ser mais escondida que o final de Vale Tudo.

É até possível que a lista esteja lá, mas, se estiver, só alguns iluminados conseguem encontrar. Até agora, nada de lista, nada de valores, nada de critérios. Só silêncio – e, curiosamente, muitos microfones abertos para o governador falar livremente nas rádios de sempre.

Propaganda oficial ou microfone amigo?

Nos últimos dias, a Secom – que acaba de mudar de comando – liberou uma enxurrada de recursos públicos para a imprensa local. Dinheiro público, repita-se.

Se formos medir pelo número de escândalos denunciados pela mídia sobre o governo Marcos Rocha, o resultado é praticamente zero. Coincidência? Ou seria a velha e conhecida tática da mídia amestrada e amordaçada com dinheiro público?

Claro que propaganda oficial tem sua função – informar atos de governo, campanhas de saúde, segurança, educação... Mas não sejamos ingênuos: ela também serve, historicamente, para calar críticas, premiar aliados e barrar adversários.

E por falar em adversários, alguém mais achou curiosa a súbita simpatia de certos donos de rádio e TV pelo governador? Na véspera da eleição, os microfones se abriram como mágica, mas só para ele. Os outros pré-candidatos que se virem com a internet.

Família Rocha em campanha full time

E não é por acaso: Marcos Rocha quer ser senador. Sua esposa, Luana Rocha, quer ir pra Brasília como deputada federal. E o irmão, Sandro Rocha (com “ch” ou com “$”?), quer ser deputado estadual. É o projeto de poder da família. E, como se sabe, nenhum projeto político vai longe sem uma imprensa bem nutrida e satisfeita.

Por isso, a recomendação do Ministério Público é mais que justa – é essencial. Se há critério técnico na distribuição dos recursos, que seja publicado para todo mundo ver. Se há justiça na divisão, que fique evidente. E se há favorecimento ou direcionamento, que o povo saiba também.

Porque do jeito que está, a coisa mais transparente nesse governo é o sumiço da transparência.

Fonte: Redação Tudorondonia

Postar um comentário

0 Comentários