
Marcos Rocha (União Brasil) está com os microfones abertos para pavimentar sua possível eleição ao Senado. Sua mulher, Luana Rocha, e o irmão, Sandro Rocha, também sonham com a Câmara e a Assembleia, respectivamente. Dinheiro para irrigar a mídia amestrada é que não falta. Na foto, o governador e a mulher, que se dizem evangélicos, fazem arminha
Porto Velho (RO) – Quase R$ 26 milhões em publicidade institucional. Isso mesmo: vinte e seis milhões de reais do seu, do meu, do nosso dinheiro, sendo despejados em rádios, TVs, jornais e sites do Estado de Rondônia. E o cidadão, coitado, sem nem saber para onde vai cada centavo dessa bolada. Mas calma, o Ministério Público de Rondônia está de olho – e a gente também.
A recomendação do MP-RO à Secretaria de Comunicação (Secom) é clara como água mineral: divulgar, em portal de transparência, a relação completa dos veículos de comunicação contratados, os valores pagos, os critérios usados para seleção e, pasme, até os resultados alcançados com as campanhas. É pedir muito? Pelo visto, para o Governo Marcos Rocha (União Brasil), sim.
Afinal, transparência nessa área parece ser mais escondida que o final de Vale Tudo.
É até possível que a lista esteja lá, mas, se estiver, só alguns iluminados conseguem encontrar. Até agora, nada de lista, nada de valores, nada de critérios. Só silêncio – e, curiosamente, muitos microfones abertos para o governador falar livremente nas rádios de sempre.
Propaganda oficial ou microfone amigo?
Nos últimos dias, a Secom – que acaba de mudar de comando – liberou uma enxurrada de recursos públicos para a imprensa local. Dinheiro público, repita-se.
Se formos medir pelo número de escândalos denunciados pela mídia sobre o governo Marcos Rocha, o resultado é praticamente zero. Coincidência? Ou seria a velha e conhecida tática da mídia amestrada e amordaçada com dinheiro público?
Claro que propaganda oficial tem sua função – informar atos de governo, campanhas de saúde, segurança, educação... Mas não sejamos ingênuos: ela também serve, historicamente, para calar críticas, premiar aliados e barrar adversários.
E por falar em adversários, alguém mais achou curiosa a súbita simpatia de certos donos de rádio e TV pelo governador? Na véspera da eleição, os microfones se abriram como mágica, mas só para ele. Os outros pré-candidatos que se virem com a internet.
Família Rocha em campanha full time
E não é por acaso: Marcos Rocha quer ser senador. Sua esposa, Luana Rocha, quer ir pra Brasília como deputada federal. E o irmão, Sandro Rocha (com “ch” ou com “$”?), quer ser deputado estadual. É o projeto de poder da família. E, como se sabe, nenhum projeto político vai longe sem uma imprensa bem nutrida e satisfeita.
Por isso, a recomendação do Ministério Público é mais que justa – é essencial. Se há critério técnico na distribuição dos recursos, que seja publicado para todo mundo ver. Se há justiça na divisão, que fique evidente. E se há favorecimento ou direcionamento, que o povo saiba também.
Porque do jeito que está, a coisa mais transparente nesse governo é o sumiço da transparência.


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