Contag Só agora AGU processa Contag, ligada ao PT, 8 meses do escândalo do INSS

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
NASA RO

Contag Só agora AGU processa Contag, ligada ao PT, 8 meses do escândalo do INSS


Presidente Lula com o secretário de finanças da Contag, Aristides Veras, investigado em inquérito da PF sobre descontos criminosos contra aposentados do INSS. (Foto: Reprodução)

Porto Velho, RO - A Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizou ações judiciais contra oito entidades suspeitas de realizar descontos ilegais em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS, com pedido de bloqueio de até R$ 6,6 bilhões para ressarcimento aos lesados. A principal alvo é a Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares), historicamente ligada ao PT, que recebeu cerca de R$ 2 bilhões em descontos indevidos entre 2019 e 2024, representando 48% do total irregular identificado. Outras entidades processadas incluem o Sinab, FITF/CNTT/CUT, Contraf, ASTRE, SindaPB, Unidos e Sintapi-CUT.

As ações fazem parte de uma série de 37 processos cautelares movidos pela AGU desde o início do escândalo, revelado pela Operação Sem Desconto da Polícia Federal em abril de 2025. As investigações apontam para descontos sem autorização dos beneficiários, com explosão de filiações e repasses suspeitos. A AGU destacou atrasos na inclusão da Contag e outras entidades em lotes anteriores, atribuídos à gestão do advogado-geral Jorge Messias.

O caso expõe irregularidades em mensalidades associativas descontadas diretamente na folha de pagamento do INSS, afetando milhões de aposentados. A AGU afirma agir de forma técnica, sem proteção a nenhuma entidade, visando exclusivamente a defesa do patrimônio público e a reparação às vítimas.

Fonte: Por Rodrigo Vilela

Postar um comentário

0 Comentários